sábado, 2 de maio de 2020

A falta de coerência no levantamento do estado de emergência

Medidas de proteção passarão a ter mais importância a partir de dia 4
Quando Marcelo Rebelo de Sousa anunciou ao país que ia decretar estado de emergência, a 15 de março, registavam-se ainda 245 casos confirmados de covid-19 e nenhuma morte em Portugal. Nessa altura, Alentejo e Madeira ainda não tinham quaisquer casos e já se falava da importância do distanciamento social, da higienização das mãos e da etiqueta respiratória.

Dias depois, quando o estado de emergência entrou em vigor às 0.00 de dia 19, Portugal tinha 642 casos confirmados – um aumento de 194 face às 24 horas anteriores - e uma morte. Por essa altura, ainda era possível identificar as cadeias de transmissão e os lares ainda não se tinham tornado na situação problemática que são hoje.


Este sábado, 2 de maio, foi levantado o estado de emergência e entrou em vigor o estado de calamidade. Porém, os números sugerem uma enorme falta de coerência para a escolha do timing para o levantamento de restrições. No dia em que o estado de emergência deixa de estar ativo, conhecem-se 25 351 casos confirmados em Portugal. Destes, 1007 resultaram em óbitos e, por outro lado, 1647 pessoas recuperaram. Feitas as contas, há 22 697 casos ativos em Portugal, ou seja, 35 vezes mais do que aqueles que existiam quando o estado de emergência entrou em vigor. Onde está a coerência?

No dia 18 de março, último dia em que Portugal viveu sem restrições, foram anunciados 194 novos casos confirmados. Ontem, dia 1 de maio, último dia de estado de emergência, foram 306 – e a média dos últimos cinco dias foi de 297,4. Onde está a coerência?

A 18 de março, 89 pessoas estavam internadas, 20 das quais em unidades de cuidados intensivos (UCI). Ontem, dez vezes mais pessoas estavam internadas (892) e quase oito vezes em UCI (154). Onde está a coerência?

O próprio primeiro-ministro, António Costa, já admitiu que, estando cerca de 0,2% da população contaminada, na melhor das hipóteses apenas 2% dos cidadãos em Portugal estarão imunes ao novo coronavírus, um “nível de imunização natural muitíssimo baixo”. Um nível tão baixo que o líder do governo considerou prematuro a disseminação de testes serológicos.

Embora o nível de imunização seja muitíssimo baixo, mas todos os outros números sejam bastante mais altos do que quando foi decretado e entrou em vigor o estado de emergência, lojas até 200m² e com porta aberta para a rua, cabeleireiros, salões de estética, livrarias, comércio automóvel, bibliotecas e arquivos poderão reabrir na segunda-feira. E para o próximo mês está previsto o regresso do futebol da I Liga, ainda que à porta fechada, entre outras atividades e serviços. Onde está a coerência?

Terão sido precipitadas tantas restrições a partir de 19 de março em vez de aplicarem apenas algumas condições? Ou será agora precoce o levantamento do estado de emergência? Os números mostram que algo não bate certo.  


















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...