segunda-feira, 25 de junho de 2018

N'Golo Kanté. A formiguinha que enche o campo

Kanté está a ser uma das figuras de França no Mundial

Explodiu no Leicester campeão inglês (2015/16), agarrou o lugar num Chelsea que também viria a vencer a Premier League (2016/17) e é peça fulcral na seleção francesa. N'Golo Kanté, 27 anos, é uma autêntica formiguinha, um recuperador de bolas incansável e por excelência.

Um jogador da sua altura (1,68 m), para atuar à frente da defesa em equipas e seleções de topo, tem de ser mesmo muito bom. E este médio natural de Paris, que no seu país passou pelos modestos JS Suresnes, US Boulogne e Caen, é mesmo muito bom.


Com dois enormes pulmões – desconfio que sejam mais... - e um grande sentido posicional, consegue estar constantemente a pressionar os adversários, a condicionar as ações deles e a tapar linhas de passe.

Contudo, no futebol moderno, jamais um mero jogador de trabalho teria a confiança de tantos treinadores e ganharia a admiração de tantos adeptos. E Kanté é muito mais do que um mero jogador de trabalho. Conduz e passa exemplarmente a bola, decide quase sempre bem, imprime um ritmo elevado ao jogo ofensivo da equipa e está constantemente no sítio certo, a oferecer linhas de passe aos companheiros.


Essa qualidade ofensiva será, talvez, a diferença para com o antigo futebolista Claude Makélélé, com quem é muitas vezes comparado – chamam-lhe Kantélélé -, até pela nacionalidade e a baixa estatura.

A versatilidade no desempenho de várias tarefas e o andamento adquirido na liga inglesa dão-lhe uma competitividade tremenda e transformam-o num dos melhores médios da atualidade. Está a brilhar no Campeonato do Mundo pela forma como joga e pela liberdade que dá a Pogba para exprimir o seu talento.












Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...