quarta-feira, 4 de setembro de 2019

A minha primeira memória de… Jesé Rodríguez

Jesé Rodríguez esteve na rota do Benfica em 2011 e 2012
Tem-se falado pouco disso, mas há muito que um dos mais recentes reforços do Sporting, Jesé Rodríguez, é falado em Portugal. Entre o final de 2011 e o verão de 2012, o avançado espanhol foi por diversas vezes apontado ao Benfica de Jorge Jesus. Foi nessa altura que ouvi falar pela primeira vez nele.


A 31 de outubro de 2011, quando o jogador tinha ainda 18 anos, foi colocado na órbita das águias pela primeira vez. “Jesé apontado ao Benfica”, noticiava A Bola, dando conta dos relatos da comunicação social espanhola, numa altura em que o atacante jogava ainda no Real Madrid Castilla, equipa B dos merengues.

No dia seguinte, o empresário do jogador abordou o alegado interesse. “O Benfica é um dos grandes clubes da Europa, qualquer jogador gostaria de jogar no Benfica. Seria uma boa opção”, garantiu Ginés Carvajal, citado pelo zerozero, descrevendo o seu cliente como um futebol “muito atrevido e com imaginação”.

Depois de alguns meses sem se tocar no assunto, o nome de Jesé voltou à baila no final de abril de 2012, quando o espanhol continuava sem ser opção para José Mourinho na equipa principal do Real Madrid e as águias já só pensavam no mercado de transferências depois de terem perdido a corrida pelo título para o FC Porto.

Foi então que o jornal Record decidiu ouvir o antigo guarda-redes merengue Paco Buyo sobre o então jovem jogador, com a lenda do emblema da capital espanhola a introduzir na conversa o nome do… Sporting. “O melhor que ele tem a fazer é sair episodicamente do Real Madrid para dispor de mais minutos de competição, algo que se afigura complicado na principal equipa blanca. Assim sendo, não tenho quaisquer dúvidas de que ir para o Benfica ou Sporting será um passo intermédio magnífico para Jesé. Julgo que permitir-lhe-á progredir muito a nível futebolístico”, referiu ao jornal desportivo português.

Alguns dias depois, a 3 de maio, o mesmo Record deu conta de um “acordo de carvalheiros” entre Benfica e Real Madrid num negócio que levaria o Axel Witsel para o Santiago Bernabéu e Jesé Rodríguez para a Luz.

A novela foi-se arrastando pelo verão de 2012, quando tiver a oportunidade de vê-lo jogar pela primeira vez num encontro entre Portugal e Espanha no Campeonato da Europa de sub-19. O jogo terminou empatado a três golos. E adivinhem quem marcou os de la roja? Sim. Ele mesmo, Jesé Rodríguez. O primeiro a passe de Óliver Torres (8 minutos), o segundo na sequência de uma jogada individual (28’) e o terceiro com assistência de Gerard Deulofeu (48’). A título de curiosidade, para a seleção portuguesa faturaram Bruma, André Gomes e João Mário (grande penalidade).








Como se pode entender, a seleção espanhola conquistou o título europeu. Além de Jesé, melhor marcador do Europeu com cinco golos, faziam parte dessa equipa jogadores como Kepa, Grimaldo, Suso, Paco Alcácer, Óliver Torres, Gerard Deulofeu, Bernat e Denis Suárez.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...