sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Lendas do Atlético rendidas a João Félix. "Adeptos estão encantados e com muitas expectativas"

João Félix marcou ao Real Madrid e às estrelas da MLS
Grande protagonista deste defeso por se tratar da transferência mais cara do verão - custou 126 milhões de euros ao Atlético Madrid -, João Félix já vai dando que falar pela qualidade do seu futebol ao serviço dos colchoneros. Depois de ter dado boas indicações antes de sair lesionado aos 27 minutos no jogo de estreia, um particular diante do Numancia, o internacional português deu um show no dérbi com o Real Madrid, ao marcar um golo e fazer duas assistências na goleada por 7-3. E na madrugada desta quinta-feira frente à equipa de estrelas do campeonato norte-americano, voltou a estar em grande plano, ao marcar um golo e dar a marcar mais uma vez.


A imprensa espanhola está rendida ao jovem internacional português de 19 anos e, entre as muitas perguntas que se fazem a Diego Simeone sobre o ex-jogador do Benfica, já questionaram o treinador argentino se acha Félix e Cristiano Ronaldo jogadores parecidos. El cholo disse que não, mas a verdade é que o ex-avançado benfiquista já vai vencendo alguma da desconfiança gerada em torno da sua contratação.

De acordo com o lendário guarda-redes do emblema da capital espanhola, Abel Resino, "toda a gente do Atlético está contente com a chegada deste rapaz, que tem estado bem, sobretudo na partida com o Real Madrid". Em declarações ao DN, o guardião que defendeu a baliza colchonera entre 1986 e 1995 diz que "os adeptos do Atlético Madrid estão encantados e com muitas expectativas". "Toda a gente achava que tinha custado muito dinheiro, mas é um jovem e creio que tem um grande futuro", acrescentou o agora treinador, que entre fevereiro e outubro de 2009 orientou a equipa principal do Atlético.

Em relação à desconfiança, sobretudo pelo valor que o Atlético pagou pela sua contratação, "há quem continue a falar", mas, para Resino, João Félix "é um jogador de presente e de futuro", mas pode precisar de algum tempo de adaptação quando começarem os jogos a doer. "A liga espanhola é uma liga dura e quando começar a competição é que se vai ver melhor. Depende da continuidade que tiver na equipa. Não sabemos se Simeone lhe vai dar logo a titularidade ou se o vai encaixar na equipa pouco a pouco. É uma decisão do treinador, mas as expectativas são boas", considera aquele que ainda hoje é o recordista de minutos consecutivos sem sofrer qualquer golo no campeonato espanhol: 1275 minutos em 1990-91.


"Rodear-se de bons jogadores é importante"

Além do valor que custou, João Félix tem a pressão adicional de substituir Antoine Griezmann, que rumou neste verão ao Barcelona depois de ter sido a principal estrela do Atlético Madrid nas últimas cinco temporadas, com 133 golos em 257 jogos. Para Abel Resino, o novo dono da camisola 7 dos rojiblancos "pode" fazer esquecer o francês, mas para tal vai necessitar de estar bem acompanhado.

"O Atlético Madrid tem uma coisa muito boa para João Félix, que é uma boa equipa. E reforçou-se muito bem. Rodear-se de bons jogadores é importante, porque se o Atlético não o rodear de bons futebolistas, seguramente haverá ainda mais pressão sobre ele. Penso que o Atlético Madrid vai retirar-lhe a pressão para que ele pouco a pouco possa mostrar o seu valor e para que toda a responsabilidade não recaia sobre ele", frisou o antigo guarda-redes, 59 anos, vencedor de duas Taças do Rei (1990-91 e 1991-92) e uma Supertaça de Espanha (1985) pelo emblema da capital espanhola.

Mas mesmo rodeado de bons jogadores, haverá sempre pressão para o ex-Benfica, até pelo muito que a imprensa espanhola fala dele. "Foi um jogador pelo qual o Atlético Madrid pagou muito dinheiro. O Atlético nunca tinha dado tanto dinheiro por um jogador e a imprensa espanhola tem de falar dele, porque foi um jogador a quem o Atlético deu prioridade e que terá um futuro importante no clube. É normal que se fale dele. Certamente que haverá mais pressão quando começar o campeonato, mas ele terá de conviver com isso porque os futebolistas têm de saber conviver com pressão", acrescentou o antigo internacional espanhol por duas vezes, que coincidiu com Paulo Futre no Vicente Calderón.

Lendas do Atlético rendidas ao português

Abel Resino não é a única lenda do Atlético Madrid que já se rendeu a João Félix. Paulo Futre também lhe tem tecido rasgados elogios, os últimos no domingo através do Instagram. "Conto-vos uma história: cheguei em julho de 1987 ao Atlético Madrid após vencer a Champions com o FC Porto e nessa altura a transferência também se fez por uma verba histórica. Até novembro faziam-me sempre a mesma p*ta de pergunta: não achas que custaste demasiado dinheiro? Vales o dinheiro que custaste? Praticamente o mesmo que perguntam diariamente a João Félix durante a sua apresentação. Massacraram-me com isso até à 12.ª jornada, que foi a do Real Madrid-Atlético, um dérbi no Bernabéu que ganhámos por 4-0: marquei um golo e dei duas assistências. Nunca mais ouvi aquelas perguntas. A partir daquele momento o meu preço começou a parecer muito barato. A diferença entre João Félix e eu é que eu demorei cinco meses e ele duas semanas. Terminou com as dúvidas. A única coisa que mudaria é o tempo verbal dos títulos da imprensa: trocar o "João Félix vai ser um craque mundial" por "João Félix é um craque mundial", escreveu o antigo extremo, que jogou no Atlético entre 1987 e 1993 e em 1997-98.


Se Futre ousa dizer que Félix vai ultrapassá-lo, o antigo lateral esquerdo Antonio López compara-o com o avançado argentino Kun Aguero, que também jogou no clube de Madrid. "Gostei muito da exibição do João Félix frente ao Real Madrid pela sua personalidade. Creio que é um jogador diferente do que era Aguero, mas há algo que os une: se eles quiserem podem marcar uma era no Atlético. El Kun foi-se embora antes de o fazer e João tem pinta de que o vai fazer", afirmou o defesa formado no Atlético Madrid e que esteve na equipa principal entre 2000 e 2012, citado pelo As .

O antigo avançado português Jorge Mendonça, que esteve no Atlético Madrid entre 1958 e 1967, diz que o compatriota "tem de ser um bom jogador para estar no Atlético e custar o que custou". Mas pede tempo ao jovem craque. Também cauteloso é Pedraza (1980 a 1988), que destacou a forma como o avançado "tem encantado muitíssimo os adeptos", o que "é muito importante", mas pede muita cautela em relação às expectativas que o viseense está a gerar.

Também Diego Forlán, um dos maiores avançados da história do Atlético Madrid, se desfez em elogios ao atual número 7 dos colchoneros: "Está a jogar a um nível muito alto e mostrado pormenores de grande jogador. Teve um bom começo pelo Atlético, logo com um grande jogo frente ao Real Madrid, em que marcou um golo e esteve muito bem. É um rapaz humilde. Claro que ainda está a crescer e a aprender. Mas estou certo de que o Atlético contratou um futebolista para desfrutar durante muitos anos."


Link originalhttps://www.dn.pt/edicao-do-dia/02-ago-2019/interior/lendas-do-atletico-rendidas-a-joao-felix-adeptos-estao-encantados-e-com-muitas-expectativas-11172285.html













Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...