quarta-feira, 10 de julho de 2019

Krovinovic no West Brom para voltar ao nível exibido antes da lesão

Krovinovic emprestado por uma temporada ao West Bromwich
Só um jogador com muito valor consegue chegar a um clube grande e obrigar o treinador a abdicar de um sistema tático há muito enraizado na equipa para o fazer coabitar no onze com outras peças importantes. Foi assim com Filip Krovinovic, que chegou à Luz como alternativa a Pizzi num 4x1x3x2 que remontava aos tempos de Jorge Jesus, mas cuja qualidade trocou as voltas a Rui Vitória, que implementou um 4x3x3 (ou 4x1x4x1) que há muito tempo não era visto para aqueles lados.


Ao lado do internacional português e à frente do sérvio Fejsa, o médio croata exibiu um transporte de bola e uma chegada à área que faziam lembrar os bons tempos de Renato Sanches e ofereceu uma qualidade técnica aos últimos 30 metros encarnados similar à de Pizzi. Demorou um pouco a impor-se e nem sequer foi inscrito na Liga dos Campeões, mas agarrou um lugar no onze que só perdeu quando sofreu uma rutura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, em janeiro do ano passado.

Quando regressou, 10 meses depois, foi incapaz de exibir o mesmo nível futebolístico que tinha apresentado antes da grave lesão. No entanto, na retina ficaram exibições da época 2017-18 como a de um dérbi diante do Sporting no início de janeiro em que se agigantou. Com aquela irreverência típica dos balcânicos – que também foi transportada para a zona de entrevistas rápidas ao falar em “massacre” para descrever o domínio sobre o rival durante a partida -, assumiu a batuta, foi para cima dos adversários e assumiu decisões importantes com a bola nos pés. E foi precisamente pelos seus pés que passou muito do que foi o consensualmente considerado o grande desempenho das águias. Nem sempre a definição das jogadas foi a melhor e terá faltado alguma calma num ou outro momento, algo natural para um jovem jogador, que tem apenas 23 anos.

É precisamente com essa idade, ainda com muitos anos de futebol pela frente, que Krovinovic vai procurar relançar a carreira no West Bromwich Albion, clube que milita na II liga inglesa, um campeonato que em nada fica a dever a muitas primeiras ligas europeias. No emblema de Birmingham será orientado pelo compatriota Slaven Bilic e terá a oportunidade de lutar por um objetivo ambicioso, o da subida à Premier League. Na época passada os baggies terminaram a fase regular em quarto lugar e foram afastados nas meias-finais do playoff apenas nas grandes penalidades pelo Aston Villa, precisamente a equipa que viria a ser promovida. Este ano vão certamente querer fazer melhor: regressar à elite do futebol inglês, de onde caíram em 2018.


Sinónimo de passe certeiro

As estatísticas do GoalPoint comprovam que o internacional sub-21 pela Croácia se revelou uma peça fundamental na circulação de bola, nomeadamente nas fases de construção e definição dos ataques durante a primeira época na Luz. Em 13 jogos disputados na I Liga em 2017-18, nove dos quais - precisamente os nove últimos, cumprindo os 90 minutos - a titular, o médio balcânico revelou uma eficácia de passe de 88,6%. Contudo, para se ter uma ideia mais concreta, foi o jogador do Benfica com mais eficácia de passe no meio-campo adversário (86,6%) - e também de toda a I Liga - e no último terço do terreno (84,7%) à data da grave lesão que sofreu.

Entre o plantel encarnado - contabilizando apenas os jogadores com pelo menos 855 minutos disputados no campeonato até essa data -, era também o que tinha mais dribles eficazes (58,8%) e ações defensivas completas por 90 minutos (2,7), o que demonstra a sua utilidade no momento de recuperar a bola.











Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...