segunda-feira, 4 de março de 2019

Vinicius Jr. já faz mossa no Real Madrid mas ainda está muito verde

Vinicius Jr. deixou o Flamengo rumo a Madrid o no verão de 2018
Vinicius Júnior tem apenas 18 anos mas já é titular do Real Madrid. Desde que Santiago Solari assumiu o comando técnico dos merengues que o extremo brasileiro tem relegado Gareth Bale, Isco e Marco Asensio para o banco de suplentes.

Tendo em conta a tenra idade, o contexto futebolístico de origem e a escassa utilização nos primeiros meses da temporada, surpreende não só a forma como pegou de estaca no onze do tricampeão europeu como a rapidez com que se adaptou a um ritmo competitivo elevadíssimo, conseguindo frequentemente descobrir espaços e criar oportunidades de golo.


Encostado à linha, no lado esquerdo, gosta de fletir para zonas interiores em velocidade, com a bola no pé direito, e ultrapassar os adversários através das suas mudanças de velocidade e arrancadas supersónicas. Mesmo não tendo um grande reportório de fintas, é sempre uma dor de cabeça para os laterais que tem pela frente. Nélson Semedo que o diga.

Porém, Vinicius Jr. ainda tem muito para crescer e muitas arestas para limar. É um diamante praticamente em estado bruto, sobretudo na tomada de decisão. Precisa de entender que de nada vale ultrapassar quem está pela frente se depois não conseguir dar sequência às jogadas. Necessita perceber que o passe é o gesto técnico que permite avançar com mais rapidez e segurança no terreno de jogo e não uma solução de recurso quando não se sabe o que fazer com a bola. Terá de aprender que as suas ações não poderão ser as mesmas independentemente do resultado e do momento da sua equipa no jogo.


Para atingir um nível mais elevado e passar de promessa a certeza, terá de interpretar muito melhor tempo, espaço e ambiente. Ter o turbo constantemente ligado não chega. E também terá de definir bem melhor na área contrária, estar mais frio na hora de assistir ou rematar a baliza, conseguir ler em milésimos de segundo o posicionamento e a movimentação do guarda-redes para decidir para onde atirar. E terá ainda de ser mais solidário na hora de defender, ajudando o lateral do seu lado.

Se conseguir ganhar todas estas noções, deixará de ser um mero agitador para, aí sim, passar a ser um jogador que faz realmente a diferença.













Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...