terça-feira, 8 de janeiro de 2019

FC Porto, da direita para o golo, iguala recorde e fica mais tranquilo no topo

Brahimi abriu e fechou a contagem em mais uma vitória portista
Cada vez mais confortável na liderança da I Liga, o FC Porto saiu da jornada 16 na condição de única equipa a depender apenas de si mesma para ser campeã e com uma almofada de seis pontos para o segundo classificado, beneficiando da derrota em Tondela do Sporting, precisamente o próximo adversário dos dragões. São já oito os pontos de vantagem sobre os leões, mantendo os sete sobre o Benfica e os seus sobre o Sp. Braga.

Mesmo sem um início de jogo afirmativo ou uma exibição deslumbrante, a equipa de Sérgio Conceição voltou a fazer o necessário: marcar pelo menos mais um golo do que o adversário. E quando já são 18 vitórias consecutivas e se iguala o recorde de uma equipa da I Liga - Benfica de Jorge Jesus em 2010/11 -, é difícil questionar seja o que for.

Nacional tentou esconder a bola

Desta feita, os portistas tiveram pela frente um Nacional com um plano de jogo que passava por esconder a bola do campeão nacional e pressionar alto, criando dificuldades durante a meia hora. Depois surgiram os dois primeiros golos dos azuis e brancos no espaço de seis minutos: o primeiro por Brahimi aos 32', após diagonal da direita para o meio e assistência de Maxi; o segundo por Soares aos 38', de cabeça na resposta a grande trabalho individual e cruzamento de Corona a partir da direita. Pelo meio, o guarda-redes visitante Daniel Guimarães foi substituído devido a lesão.

Rosic retirado de ambulância

Aos golos do FC Porto seguiu-se o do Nacional, da autoria de Róchez (40'), fazendo antever uma segunda parte interessante. No entanto, o interesse rapidamente se esmoreceu, até porque o central Rosic caiu inanimado logo no início do segundo tempo, teve de ser retirado de campo de ambulância e deixou o jogo parado durante alguns minutos. E pouco depois do reatamento, Brahimi fez o 3-1 após mais uma assistência vinda do lado direito, novamente por parte Corona (57'), naquele que foi o 100.º encontro do extremo mexicano na I Liga.

O conforto da vantagem de dois golos deu ainda para promover a estreia do reforço de inverno Fernando Andrade, ex-Santa Clara, que teve direito a pouco mais de dez minutos para se mostrar ao público do Dragão e ainda foi a tempo de rematar com perigo aos 90+1'.


Figura: Yacine Brahimi

Algo limitado fisicamente devido a uma mialgia de esforço, o extremo argelino promoveu o próprio descanso ao marcar por duas vezes, convencendo Sérgio Conceição a tirá-lo de campo à passagem da hora de jogo, já com o resultado em 3-1. Desta vez Brahimi não brilhou nos slalom no corredor esquerdo, mas mostrou alta definição na cara do guarda-redes.

A atravessar uma fase de grande confiança, assinou o segundo bis de azul e branco, depois de o ter feito diante do Portimonense em setembro de 2017, e marcou pelo terceiro jogo consecutivo no Dragão, após ter faturado diante de Portimonense e Rio Ave.


Ficha de jogo

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

Árbitro: Rui Costa (AF Porto).

Assistência: 33.708 espetadores.

FC Porto: Casillas, Maxi Pereira, Mbemba, Éder Militão, Alex Telles, Corona, Danilo, Herrera, Brahimi (Ádrian López, 69), Marega (Fernando Andrade, 89) e Soares (Óliver Torres, 76).

Treinador: Sérgio Conceição.

Nacional: Daniel (Lucas França, 36), Kalindi, Júlio César, Rosic (Diogo Coelho, 55), Campos, Camacho, Jota (Riascos, 82), Palocevic, Witi, Vítor Gonçalves, Róchez.

Treinador: Costinha.

Marcadores: 1-0, Brahimi, 32 minutos; 2-0, Soares, 38; 2-1, Róchez, 40; 3-1, Brahimi, 57.

Disciplina: nada a assinalar.


Veja o resumo da partida










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...