sábado, 24 de novembro de 2018

Felipe Melo. O instável médio estabilizador

Felipe Melo é titular indiscutível do Palmeiras aos 35 anos

Felipe Melo, atualmente ao serviço do Palmeiras, é aquilo a que se pode chamar de médio estabilizador. De características essencialmente defensivas, raramente sai da sua posição no duplo pivot defensivo do verdão de Luiz Felipe Scolari, deixando essa missão a cargo do box-to-box Bruno Henrique.  

Além de dar equilíbrio defensivo à equipa ao procurar criar superioridade numérica na zona da bola e ao não conceder liberdade ao principal criativo da equipa adversária, é forte no jogo aéreo embora não seja propriamente uma viga (1,83 m) e é agressivo na disputa de bola, ajudando à recuperação da posse.


No entanto, esse espírito guerreiro que lhe vale a alcunha de pitbull também tem trazido alguns dissabores a ele e às equipas que representa. Por vezes, não se trata apenas de agressividade e virilidade, mas de impetuosidade e violência. De repente, aquele que é um médio estabilizador cria instabilidade ao coletivo, por o sujeitar a jogar com menos um homem, devido a uma eventual expulsão.

A 30 de agosto, uma entrada mal medida valeu a Felipe Melo um cartão vermelho logo aos cinco minutos da 2.ª mão dos oitavos de final da Taça Libertadores, diante do Cerro Porteño.  Os paraguaios aproveitaram essa vantagem numérica para vencer por 1-0 no Allianz Parque, mas o emblema paulista acabou por levar a melhor no agregado devido à vitória por 2-0 fora.


A juntar à impetuosidade que coloca na abordagem dos lances, um feitio quezilento, sempre preparado para o bate-boca, para o tête-à-tête. Ainda assim, não deixou de ser, aos 35 anos, uma peça fundamental num Palmeiras que, ao que tudo indica, conquistará o campeonato brasileiro em 2018.

Em final de carreira, o médio internacional brasileiro por 22 ocasiões (dois golos), permanece igual a si mesmo no culminar de um trajeto de quase duas décadas que começou no Flamengo e que passou por Cruzeiro, Grêmio, Maiorca, Racing Santander, Almería, Fiorentina, Juventus, Galatasaray e Inter de Milão.













1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...