sábado, 12 de abril de 2014

Liga ZON Sagres | Sporting 2-0 Gil Vicente

Leões a dois pontos de garantir 2º lugar


zerozero.pt
Esta noite, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, o Sporting derrotou o Gil Vicente por 2-0, na 27ª jornada da Liga ZON Sagres. Slimani e Heldon marcaram os golos.
               

Eis a constituição das equipas:


Sporting


Em caso de vitória, o Sporting completa um ciclo de cinco triunfos consecutivos, igualando a melhor série da temporada.
Os leões ocupam o 2º lugar do campeonato, e em caso de empate ou derrota, e de vitória do Benfica, os encarnados sagram-se já campeões nacionais. No entanto, caso os verde e brancos vencem e o FC Porto não ganhe ao Sp. Braga, garantem desde já o 2º posto.
Fredy Montero (13 golos) é um dos artilheiros da Liga ZON Sagres, mas neste encontro completa uma volta sem conseguir marcar.
Wilson Eduardo regressa aos convocados. Ricardo Esgaio e Shikabala ficam de fora.


Gil Vicente


O último triunfo dos gilistas em Alvalade para o campeonato remonta a novembro de 2002.
O conjunto orientado por João de Deus não vence há quatro jogos e ocupa atualmente o 12º lugar.
Bruno Moraes, Cláudio Pitbull, João Vilela, Caetano, César Peixoto e Luan estão lesionados.


Cronómetro:

1’ Na resposta a um cruzamento de Carrillo, Slimani cabeceou para o fundo das redes,


Sporting muito autoritário nos primeiros minutos.

O ritmo arrefeceu um pouco, embora os leões mantivessem a superioridade.

19’ Vítor Vinha atirou para fora.

25’ Vítor Vinha, lesionado, foi substituído por Luís Martins.

33’ William Carvalho viu o seu remate sair desviado e saiu por cima.

34’ Carlos Mané rematou ao lado.

36’ Hugo Vieira chutou para fora.

43’ Posse de bola: 59% Sporting, 41% Gil Vicente.

Intervalo.

60’ Carlos Mané foi rendido por André Martins.

Gil Vicente com mais bola na segunda parte.

63’ Rojo atirou forte do meio da rua, mas acertou no poste.

70’ Na resposta a um cruzamento de Cédric, Slimani atirou ao lado.

75’ Saiu Hugo Vieira, entrou Mosquera.

76’ Leonardo Jardim trocou Slimani por Montero.

78’ Adrien, de livre direto, obrigou Adriano a aplicar-se.

80’ Brito rendeu Avto.

88’ Diego Capel cedeu o seu lugar a Heldon.

89’ Posse de bola: 55% Sporting, 45% Gil Vicente.

90+2’ Num lance de ataque rápido, Montero desmarcou Carrillo pela direita, e este cruzou rasteiro para o segundo poste onde Heldon só teve de encostar.
Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo leonino.


Análise:

O Sporting entrou a todo o gás no encontro, e ainda não se tinha completado um minuto de jogo quando se colocou em vantagem. Num bom lance de envolvimento ofensivo, Cédric serviu Carrillo, que cruzou para o interior da área onde Slimani cabeceou para o fundo das redes.
O autoritarismo dos leões manteve-se durante alguns minutos, mas depois o ritmo do jogo arrefeceu e foi-se assistindo a um encontro por vezes pouco bem jogado e desinteressante.
No segundo tempo, o meio-campo do Gil Vicente apareceu transfigurado, dominando a zona intermédia, e só a entrada de André Martins reequilibrou a luta no miolo.
A partir daí os verde e brancos passaram por menos sobressaltos, até estiveram perto de marcar, especialmente quando Rojo acertou no poste, mas a vantagem curta não deixavam tranquilos os adeptos leoninos.
Essa tranquilidade só apareceu ao minuto 92, quando Heldon concluiu da melhor forma um lance de ataque rápido.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Sporting
Rui Patrício não efetuou nenhuma defesa de grau de dificuldade elevado;
Cédric ajudou a construir o golo inaugural, depois de uma subida pelo corredor; Maurício foi regular, conseguindo estar no sítio certo nos poucos sobressaltos por que passou; Rojo esteve em evidência ao enviar uma bomba ao poste da baliza de Adriano (63’); e Jefferson envolveu-se no ataque e foi das principais apostas para cobrar bolas paradas;
William Carvalho encheu o meio-campo com a sua presença física e capacidade para recuperar a bola, e participou na construção dos ataques com a sua simplicidade, embora tenha falhado muitos passes; Adrien, ao contrário do que é habitual, esteve menos intenso no capítulo defensivo e pouco interventivo na manobra ofensiva; e Carlos Mané apareceu pouco e foi substituído sem surpresa à passagem da hora de jogo;
Carrillo correspondeu da melhor forma à titularidade dada por Leonardo Jardim, fazendo o cruzamento para ambos os tentos, numa exibição inspirada; Capel causou poucos sobressaltos à defesa gilista, mas mostrou-se solidário a defender; e Slimani inaugurou o marcador;
André Martins foi lançado para ajudar a ganhar de novo a batalha do meio-campo; Montero trouxe mais envolvimento do ponta-de-lança no processo ofensivo, e ajudou construir o segundo golo; e Heldon refrescou as alas para os últimos minutos, e ainda foi a tempo de fazer o 2-0.


Quanto aos jogadores do Gil Vicente
Adriano, sem culpa no golo sofrido, esteve bem quando foi chamado a intervir;
Gabriel, muito aguerrido, fechou eficientemente o seu corredor; Pecks esteve em bom plano, embora tenha adornado em demasia por diversas ocasiões; Danielson ficou a olhar apenas para a bola, e esqueceu-se de Slimani no momento do 1-0, e viu Heldon aparecer-lhe nas costas para fazer o 2-0; e Vítor Vinha teve uma noite infeliz, ao sair lesionado a meio da primeira parte;
Keita, Luís Silva e Leandro Pimenta melhoraram o seu rendimento da primeira para a segunda parte, chegando mesmo a dominar a zona intermédia e a obrigar Leonardo Jardim a lançar André Martins;
Diogo Viana e Avto procuram progredir, sobretudo, através de movimentos diagonais dos respetivos flancos para a zona central; e Hugo Vieira deu mobilidade e profundidade à frente de ataque, mas faltou-lhe mais capacidade para lutar com os centrais adversários;
Luís Martins conseguiu acalmar o até então endiabrado Carrillo e foi mais participativo no ataque do que Vítor Vinha; Mosquera acrescentou presença física ao eixo do ataque, mas a bola chegou-lhe poucas vezes; e Brito refrescou o flanco esquerdo.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:

zerozero.pt




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...