sábado, 11 de maio de 2013

Reportagem | Combate à obesidade entre os jovens

Atividade desportiva é uma importante aliada nesta luta


http://porentreoluar.blogspot.pt/

Segundo o site oficial da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), em 2011, havia cento e cinquenta e cinco milhões de crianças em todo o mundo com excesso de peso, prevendo-se que este valor duplique até 2015. Em Portugal, estudos recentes da Organização Mundial de Saúde indicam que nesta faixa etária, um em cada três indivíduos tem este problema.

De acordo com as mesmas fontes, no nosso país, apenas 40% das crianças pratica desporto como atividade extracurricular. Nuno Silva, 33 anos, coordenador da Escola de Futebol do Grupo Desportivo Fabril, aponta para “as dificuldades logísticas dos encarregados de educação”, como uma das principais causas do sedentarismo. É complicado “articular o seu horário de trabalho com o horário da modalidade que os seus educandos escolhem praticar”, acrescenta.

Sabendo dessas complicações, tenta contornar esse aspeto na sua escola: “procuramos oferecer um horário com várias opções de escolha consoante a idade dos praticantes”. Ainda assim, admite que o futebol é uma modalidade privilegiada por “ser um desporto de massas e que todos os jovens querem praticar”.

Nuno Silva apresenta assim os objetivos do seu projeto: “atender ao perfil etário do desenvolvimento das crianças e dos jovens, não promover a aceleração do processo de maturação, fomentar o desportivismo e a boa educação entre os alunos. Fomentar as relações pessoais dos jovens – entre si, com os outros, com os treinadores e com todas as pessoas relacionadas com a sociedade desportiva. Criar nos jovens o sentimento de respeito: por si próprio, companheiros e técnicos, e proporcionar uma boa qualidade de ensino aos alunos”. E engane-se quem pensa que a EF GD Fabril se destina apenas a rapazes, pois abrange ambos os géneros, dos 4 aos 14 anos de idade.

Já Pedro Paulino, 21 anos, aluno da licenciatura em desporto, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, reconhece que quando era criança existiam mais crianças desportistas, mas avança com diferentes motivos. “O tempo que a escola lhes rouba, carência financeira e a pressão dos pais que querem que os filhos se dediquem aos estudos” são as justificações que o estudante dá para que os jovens deixem a atividade física para segundo plano.

Pedro, que seguiu as pisadas do pai e foi remador por vários anos, é apaixonado por desporto e também praticou futebol, basquetebol e voleibol, sendo atualmente treinador de futsal. Aos sedentários recomenda “uns simples joggings ou mesmo caminhar durante trinta minutos a uma hora por dia” para se iniciarem.

No seu curso, são várias as modalidades que são abordadas: “natação, atletismo, ginástica e desportos coletivos, nomeadamente o vólei, basquetebol, andebol e futsal. Temos uma vertente mais ligada aos desportos de aventura, aos náuticos e à atividade física adaptada.”

Uma das atividades da moda é o BTT (Bicicleta Todo-o-Terreno), uma vertente do ciclismo no qual o objetivo é percorrer percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Gustavo Gasopo, 20 anos, estudante de engenharia informática na Escola Superior de Tecnologias do Instituto Politécnico de Setúbal, é praticante há praticamente meia década. “Poder estar em contacto com a natureza, o companheirismo, a entreajuda entre praticantes e, acima de tudo, o facto de não haver a rivalidade desportiva excessiva que existe noutros desportos”, é o que o motiva a pedalar.

O “bichinho” pelo BTT nasceu, também, por influência do pai que já era praticante, começando a fazer passeios ao fim de semana. Com o desenrolar do tempo, passou a treinar regularmente e hoje em dia entra em RAID’s (passeios de longas distâncias) e maratonas de nível nacional. “O principal objetivo desta época é tentar participar no Douro Bike Race, de 11 a 14 de setembro”, acrescenta.

Segundo Gustavo, o distrito de Setúbal é rico em eventos desta modalidade. Existem provas de cross country, “curtas, mas mais exigentes em termos técnicos”, um campeonato regional para federados e não federados, maratonas, “mais longas, mas menos exigentes tecnicamente”, os RAID’s e os passeios de cicloturismo e de ciclismo de estrada. Apesar do aumento significativo de atletas que esta atividade tem, é no norte do país que isso se faz mais sentir. No distrito, existem nove clubes federados, distribuídos por seis concelhos: Almada, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

No entanto, há competências que se adquirem mais facilmente nas modalidades coletivas do que nas individuais: “Num desporto coletivo adquire-se espírito de equipa e camaradagem. É bastante positivo estar num jogo e olhar para o lado e ver companheiros a remar para o mesmo objetivo”, quem o diz é Ricardo Coelho, 21 anos, jogador de Andebol.

Este atleta do Centro Cultural e Recreativo Alto do Moinho pratica esse desporto desde tenra idade (escalão bambi), tendo abandonado a atividade quando chegou a infantil, mas retomou-a como júnior. Segundo o próprio, o que faz essa modalidade tão especial é ser “muito intensa e obriga a todos os jogadores a combinar a força com a inteligência”.

Embora o andebol não seja um espetáculo para massas, como é o futebol, existem vários clubes com alguma relevância no distrito. Ricardo destaca a coletividade que representa, o Almada Atlético Clube e Ginásio Clube do Sul como os mais importantes, pelo “grande histórico e palmarés”. Este andebolista vê o desporto como algo fundamental na sua vida, treina quatro vezes por semana e se não houvesse possibilidade de praticar a modalidade que atualmente pratica, não estaria parado. “Provavelmente, jogaria futebol ou basquetebol”, explica.

Mas a APCOI não justifica a obesidade infantil apenas pela falta da atividade física como um programa extracurricular, e apresenta mais dados. Em média, cada criança passa quatro horas em frente à TV, em dias úteis, e sete horas, ao fim de semana, e em 57% dos casos, vão para a escola de carro, mesmo que esta se situe a uma curta distância de casa. Mas há mais, uma impressionante percentagem de 90% de indivíduos dessa faixa etária consome fast food e bebe refrigerantes quatro vezes por semana, e apenas 2% consome fruta e 1% bebe água diariamente. Sedentarismo e alimentação desequilibrada são então as duas principais causas.

Ricardo Coelho dá a chave para esta crise: “promover a atividade física nas escolas e sensibilizar os pais a darem uma alimentação saudável aos filhos”. Pedro Paulino reforça a ideia, apontando para o programa do ensino básico e secundário: “acho que poderia haver mais uma hora semanal no bloco de Educação Física”. Já Gustavo Gasopo, dentro da mesma lógica, ainda propõe uma atenção para a atividade física das crianças numa fase menos avançada: “deve-se o mais cedo possível incutir o desporto nas vidas das crianças, e isto deve ser feito logo quando estas entram no ensino primário”.

Sobre os benefícios da atividade física, os quatro não se pouparam nas palavras. “Induz melhorias a nível da função respiratória e cardiovascular, redução de fatores de risco da doença das artérias coronárias, diminuição da mortalidade e morbilidade, da ansiedade e da depressão e melhoria da sensação de bem-estar”, indica Nuno Silva. “Promove a condição física, melhora os níveis de desempenho a nível físico, psicológico e tem um caráter social. Muitos jovens de hoje em dia fazem desporto por mero divertimento e por gosto de conviverem uns com os outros”, salienta Pedro Paulino. “Deixa-me em excelente forma fisicamente. Psicologicamente é excelente para aliviar o stress, aliviar a pressão da escola e da vida. Conhece-se muita gente nova e fazem-se amigos para a vida”, reforça Ricardo Coelho, dentro dos mesmos ideais. A opinião de Gustavo Gasopo também não é diferente, falando do desporto “numa vertente mais descontraída com o intuito de divertir, relaxar e descarregar o stress”.

1 comentário:

  1. It's appropriate time to make some plans for the future and it is time to be happy. I've read this post and
    if I could I wish to suggest you some interesting things or tips.
    Perhaps you could write next articles referring
    to this article. I wish to read even more things about it!


    Feel free to visit my website ... metric

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...