domingo, 27 de maio de 2012

Liga BBVA 2011/2012 | Onze Ideal


Terminada a temporada 2011/2012 da Liga BBVA, é altura de escolher o onze ideal da prova, que foi conquista pelo Real Madrid.



Guarda-redes:



Com 31 anos de idade e titular da baliza “merengue” há mais de dez, Iker Casillas é hoje considerado por muitos o melhor guarda-redes do mundo. Numa equipa em que os homens da frente não se desgastam a recuar no terreno e defender, estando o processo defensivo entregue aos defesas e aos médios-defensivos, a rapidez do guarda-redes espanhol nas saídas aos pés dos avançados é a sua principal qualidade.


Defesas-Centrais:



É popular no planeta do futebol pelo seu estilo violento na abordagem a alguns lances e pela facilidade com que perde a cabeça, no entanto, é impossível negar que Pepe é neste momento um dos melhores defesas-centrais do mundo, fruto da sua forte qualidade de corte e de recuperação, jogo aéreo e até de construir jogo a partir de trás.




Sergio Ramos entrou na história por ser o jogador que mais vezes viu o cartão vermelho com a camisola do Real Madrid, e de facto, esta época confirmou essa sua característica de atletas que comete muitas faltas, pois foi o futebolista dos “merengues” que mais vezes viu a cartolina amarela (13), no entanto, tal não é anormal dado o estilo de jogo da equipa, que coloca poucos homens a defender, sobrecarregando-os.


Defesas-Laterais:



No carrossel ofensivo do Barcelona, Daniel Alves atua praticamente como um extremo, sempre encostado à linha, do lado direito, bem perto do médios e avançados dos “blaugrana”, num processo de desdobramento tático em que os restantes três defesas fazem as compensações e os jogadores do meio-campo a trocarem constantemente de posições. A profundidade que dá ao flanco, a velocidade e o potente remate são as suas principais qualidades.




Atualmente, Jordi Alba é um dos laterais-esquerdos mais cobiçados em Espanha. Formado no Barcelona, onde poderá voltar segundo se fala, foi um dos 23 convocados por Del Bosque para o EURO 2012 e provavelmente será titular no seu posto. No Valência, é um dos melhores da sua equipa, dando juntamente com Mathieu uma profundidade incrível ao flanco esquerdo.


Médios:



Xabi Alonso é hoje um jogador diferente. Se anteriormente dava nas vistas pelo seu remate a longa distância ou capacidade de fazer o último passe, sobretudo nos tempos da Real Sociedad e do Liverpool, atualmente não aparece tanto em zona de tiro nem de passe decisivo, dedicando-se sobretudo aos aspetos defensivos e à construção de jogo, mas ainda assim, é uma unidade nuclear nos “merengues” pois torna o meio-campo mais completo.




Ao contrário da maioria dos jogadores, Xavi chegou ao apogeu das suas capacidades já como trintão, dando nas vistas sobretudo pela sua precisão de passe. Coloca a bola onde quer, como quer, com a força, velocidade e direção pretendidas, sendo provavelmente o homem mais influente do “tiki-taka” do Barcelona. Esta época, superou o seu recorde pessoal de golos na liga, faturou por dez ocasiões.




Não tem (ainda) a precisão de passe de Xavi, falha mais vezes, ainda que essa também seja uma das suas principais armas. No entanto, comparativamente ao seu companheiro de equipa, Iniesta tem a vantagem de ser mais rápido e forte no drible, fator que muitas vezes o levou para uma das alas, ainda que não para dar verticalidade, mas sim para fletir para o meio e reforçar o jogo interior.


Avançados:



Em 2010/2011, Cristiano Ronaldo apontou 40 golos na Liga BBVA e venceu o prémio “Pichichi” (melhor marcador em Espanha) e a Bota de Ouro (melhor artilheiro da Europa). Esta temporada, o prodígio madeirense ainda bateu o seu próprio recorde, marcando 46 tentos e conquistando até o campeonato pelo Real Madrid. Cada vez mais um jogador de equipa, CR7 tem como principais características o transporte de bola a alta velocidade, a técnica, a potência e colocação do remate, o jogo aéreo e a finalização. Nunca esteve tão bem posicionado para vencer a Bola de Ouro, desde que alcançou o prémio em 2008.




Se Ronaldo bateu o seu próprio recorde, Lionel Messi quebrou o seu e de todos os outros. Com 50 golos (!), foi o melhor marcador da Liga BBVA, constituiu um novo máximo histórico, vencerá a Bota de Ouro e no total de todas as competições, tornou-se no melhor artilheiro de sempre numa só temporada, com 73 tentos marcados! Curiosamente, numa temporada que marcou o fim da hegemonia interna do Barcelona.




Quando saiu do FC Porto, muitos duvidavam do seu sucesso em Espanha, mas Radamel Falcao rapidamente desfez as dúvidas. O colombiano, na época de estreia, e num clube que andou toda a temporada a meio da tabela, apontou 24 golos no campeonato, aos quais se somam 12 na Liga Europa, onde voltou a ser o melhor marcador. Na Liga BBVA, só Ronaldo e Messi fizeram melhor.
A forma como inventa golos a partir de lances que parecem perdidos e o seu poder de finalização seja com a cabeça, ou com os pés, mesmo quando não está assim tão bem posicionado para marcar, são as suas principais armas.


Treinador:



Muitos afirmam que o Barcelona de agora é a melhor equipa de sempre. Pois bem, o Real Madrid de José Mourinho conseguiu pôr fim ao ciclo de três campeonatos consecutivos dos “blaugrana”. Mas não se ficou só por aí: bateu o recorde de pontos e foi o primeiro a chegar aos três dígitos (100), o recorde de golos (121), esteve toda a segunda volta sem perder, venceu em Camp Nou e acabou a Liga com nove pontos de vantagem sobre os rivais.

4 comentários:

  1. Tens cá um olhinho para o futebol... Até arrepia as tuas observações... LOL

    ResponderEliminar
  2. pepe??? para isso metias o varane lol

    ResponderEliminar
  3. Hola :

    Me llamo Jimena San Martín soy administradora de un sitio web. Tengo que decir que me ha gustado su página y le felicito por hacer un buen trabajo. Por ello me encantaria contar con tu sitio en mi web, consiguiendo que mis visitantes entren tambien en su web.

    Si estas de acuerdo hazmelo saber enviando un mail a jimena.sanmartin@hotmail.com
    Jimena San Martín

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...