quinta-feira, 25 de abril de 2024

“Estou contente porque a minha cadelinha vai ter cães meus”. As melhores pérolas de Murci Rojas

"Murci" Rojas foi 25 vezes internacional pelo Chile
Todos os países têm uma figura desportiva que comete mais gaffes do que o habitual. Se em Portugal temos Jorge Jesus e no passado tivemos João Pinto, o Chile tem Francisco “Murci” Rojas. Além de um antigo lateral esquerdo 25 vezes internacional pela la roja, que esteve presente em duas Copas América (1997 e 1999) e num Mundial (1998), é também o autor de algumas das frases mais engraçadas do futebol chileno. Chamavam-lhe a Murcipédia.
 
O seu conhecimento geográfico, por exemplo, estava ao nível de um dos mais ignorantes participantes de reality show, o que até lhe valeu a entrada num programa desse género, o Mundos opostos.
 
Uma vez, este antigo defesa de Colo-Colo (Chile), Tenerife (Espanha) e Sturm Graz (Áustria) foi questionado sobre as negociações que decorriam para completar uma transferência. O jornalista perguntou-lhe de que país era o clube e a resposta foi desarmante: “Bom, do país não lhe posso dizer nada. Só posso adiantar que se trata de uma equipa brasileira.”
 
Depois, das duas uma: ou as negociações falharam ou Rojas confundiu a nacionalidade do clube, pois nunca viria a jogar por uma equipa brasileira. Caso se tratasse desta segunda hipótese, não seria a única vez em que se baralharia geograficamente. Noutra situação, antes de um jogo de preparação entre Chile e Honduras, perguntaram-lhe sobre a pertinência de medir forças com aquela seleção. E saiu mais uma resposta desarmante: “Acho bem. É sempre bom defrontar rivais europeus.”
 
Noutra situação, revelou alguma criatividade para anunciar que ia ser pai: “Saudações para a minha esposa que está grávida de mim.”
 
Nada de muito grave. Pior foi quando anunciou outra gravidez: “Estou muito contente porque a minha cadelinha vai ter cães meus.”
 
Mais tarde, com uma idade mais avançada, prometeu que estava diferente: “Às vezes quando somos novos damos algumas calinadas, mas agora estou melhor e mais maduro. Vão ver um Murci 2.0.”

 
Em julho de 2023 voltou a ver o seu nome nos meios de comunicação social chilenos, por um alegado roubo num supermercado, mas contestou e venceu o caso em tribunal.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...