quinta-feira, 4 de maio de 2023

Há 20 anos, Mourinho cumpriu a promessa e venceu o primeiro título da carreira

Mourinho guiou o FC Porto ao título nacional de 2002-03
 
E o técnico setubalense não podia estar mais certo. Os dragões dominaram a edição de 2002-03 da I Liga de início ao fim, confirmando a conquista do 19.º título nacional - e o 12.º da era Pinto da Costa - com uma goleada ao Santa Clara (5-0), um dia depois de o vice-líder Benfica ter sido derrotado pelo Sporting num dérbi disputado no Estádio Nacional.
 
 
O empate bastava aos azuis e brancos e Mourinho ficou na bancada a cumprir castigo, mas nem por isso os jogadores portistas tiraram o pé do acelerador, começando a construir desde cedo uma vitória confortável. Maniche deu o mote, logo aos seis minutos, a desviar ao segundo poste um cruzamento/remate de Hélder Postiga. Aos 10", Derlei apontou o 2-0, a passe de Capucho, e logo se percebeu que aquela seria a noite da consagração. Seguiram-se mais três golos na segunda parte, com as assinaturas de Derlei (48"), Deco (78") e Hélder Postiga (87"). Pelo meio, os capitães Jorge Costa e Vítor Baía foram substituídos, de forma a serem homenageados pelo eufórico público que enchia as bancadas das Antas.
 
 
Na tribuna presidencial, o então treinador de 40 anos começava a partilhar a alegria com a mulher e os filhos, que o acompanhavam. "Quando faltavam 20 minutos para o final comecei a explicar aos meus filhos que ia ser campeão, mas a verdade é que eles já estavam preparados, pois já lhes vinha explicando há algumas semanas", confessou após o jogo, numa conferência de imprensa em que revelou não sentir "aquela euforia que seria natural" pela conquista do primeiro título da carreira. "Como tive a sorte de ganhar quatro títulos como adjunto, se calhar não estou bem com o sentimento de primeira vez, mas apenas com um sentimento diferente. De facto, não estou com aquela euforia que seria natural, também porque ainda tenho muito para ganhar este ano. O balão não esvaziou por completo, porque ainda faltam duas finais", atirou, em alusão aos encontros decisivos da Taça UEFA e da Taça de Portugal, que viriam igualmente a ser vencidos, à custa do Celtic e da União de Leiria, respetivamente.
 
"Não gosto de dedicatórias, mas posso dizer que o segredo do nosso sucesso foi todos sermos competentes, pois, como já disse, um treinador competente, não é mais importante do que um roupeiro competente. Este título é nosso, é dos portistas e de todos os que gostam de nós. Mas é óbvio que há pessoas especiais de quem nos lembramos, ainda que alguns tenham estado perto e outros a 300 quilómetros, como é o caso dos meus pais. E depois há outras, especiais para mim e para a minha mulher, que devem estar a rir lá em cima", afirmou, tendo merecido os elogios do presidente Pinto da Costa.
 
"Tenho tido a felicidade de quase todos os treinadores que fui buscar terem sido campeões. É um motivo de enorme orgulho e satisfação para mim, já que lhes entrego uma grande responsabilidade e seria uma frustração que eles não fossem capazes de vencer. Certamente que Mourinho recordará este seu primeiro título como treinador principal para sempre, da mesma maneira que tenho a certeza de que irá ganhar muitos mais", disse o presidente portista, que acertou em cheio: Mourinho conquistou mais cinco troféus no FC Porto, com destaque para a Liga dos Campeões, e 25 na carreira, tendo continuado o ciclo vencedor no Chelsea (por duas vezes), Inter Milão, Real Madrid, Manchester United e AS Roma.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...