terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Carregado no Campeonato de Portugal

Carregado competiu no Campeonato de Portugal em 2013-14
Fundada a 6 de dezembro de 1950 por fusão do Clube de Caçadores com o Desportivo Juventude Carregadense, a Associação Desportiva do Carregado tem passado quase toda a sua existência nos campeonatos distritais da AF Lisboa, mas na primeira década do século XXI viveu uma ascensão meteórica que culminou na participação na II Liga em 2009-10.
 
Para se ter a noção, o emblema do concelho de Alenquer competiu pela primeira vez na III Divisão Nacional em 2001-02, subiu à II Divisão B em 2007 e demorou duas épocas a chegar às ligas profissionais. Na altura a formação do Oeste até ficou em quarto e último lugar no playoff de promoção, mas beneficiou das descidas administrativas do Estrela da Amadora e do Vizela à II Divisão B para conseguir o passaporte para a II Liga.
 
Entretanto o Carregado voltou à II Divisão B, participou na edição inaugural do Campeonato de Portugal (2013-14) e acabou por cair nos distritais lisboetas em 2014, competindo presentemente na Série 1 da III Divisão Distrital da AF Lisboa.
 
Nessa única presença no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, 28 futebolistas jogaram pelo Carregado na prova. Vale por isso a pena recordar os dez que o fizeram por mais vezes.
 

10. Fábio Arcanjo (22 jogos)

Fábio Arcanjo
Médio luso-cabo-verdiano nascido em Marvila, Lisboa, fez a maior parte da formação no Oriental, mas concluiu-a no Carregado, tendo transitado para a equipa principal em 2012-13.
Na época seguinte atuou em 22 jogos (19 a titular) pela formação do concelho de Alenquer no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Lisboa.
Após a descida de divisão mudou-se para o Alverca.
Em junho de 2018, numa altura em que representava o Pinhalnovense, tornou-se internacional A por Cabo Verde.
 
 
 

9. Tomás Meneses (22 jogos)

Tomás Meneses
Disputou o mesmo número de jogos de Fábio Arcanjo, mas amealhou mais 215 minutos em campo – 1881 contra 1666.
Defesa central/lateral direito natural de Lisboa que ingressou nos juvenis do Carregado em 2008-09, transitou para a equipa principal em 2012-13, mas acabou por se transferir para o Vilafranquense a meio dessa época.
Na temporada seguinte voltou ao emblema do concelho de Alenquer para atuar em 22 partidas (todas como titular) no Campeonato de Portugal, não conseguindo impedir a despromoção aos distritais da AF Lisboa.
Após a descida de divisão mudou-se para o Torreense.
 
 

8. João Leonardo (25 jogos)

João Leonardo
Avançado natural de Cabanas do Chão, concelho de Alenquer, começou a jogar futebol no Alenquer e Benfica, mas ingressou nos juvenis do Carregado em 2009-10, tendo transitado para a equipa principal em 2011-12, na altura para competir na II Divisão B.
Em 2013-14 atuou em 25 partidas (16 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou três golos, diante de Caldas (dois) e Atlético Riachense, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Lisboa.
Após a descida de divisão mudou-se para o Lourinhanense, tendo ainda passado por Associação Murteirense e pela equipa de futsal do Alenquer Real Club antes de voltar a representar o Carregado em 2021-22, mostrando-se impotente para impedir a despromoção à III Divisão dos distritais lisboetas.
 
 
 

7. Henrique Gomes (26 jogos)

Henrique Gomes
Atacante que jogou ao lado de jogadores como Cédric Soares, Mário Rui, William Carvalho, Pedro Mendes e André Martins na formação do Sporting, representou os seniores de Real SCMoura antes de ingressar no Carregado em 2012-13.
Na segunda época no emblema do concelho de Alenquer atuou em 26 partidas (20 a titular) no Campeonato de Portugal e faturou por nove vezes, frente a Portomosense (três), Fátima (quatro), Torreense e Alcanenense, suficientes para fazer dele o melhor marcador de sempre do clube na prova, mas insuficientes para impedir a despromoção aos distritais da AF Lisboa.
Após a descida de divisão mudou-se para o Oriental.
 
 
 

6. Cláudio Hervet (26 jogos)

Cláudio Hervet
Disputou o mesmo número de jogos de Henrique Gomes, mas amealhou mais 125 minutos em campo – 2064 contra 1939.
Médio natural de Vila Franca de Xira que dividiu a formação entre Juventude de Castanheira e Alverca, iniciou o percurso enquanto sénior nos alverquenses e foi de lá que saiu para o Carregado no verão de 2012.
Na segunda temporada na turma do concelho de Alenquer participou em 26 jogos (24 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou três golos, diante de Mafra, Atlético Riachense e Lourinhanense, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Lisboa.
No verão de 2014 transferiu-se para o Casa Pia.
 
 

5. Ganhão (26 jogos)

Ganhão
Disputou o mesmo número de jogos de Henrique Gomes e Cláudio Hervet, mas somou mais minutos em campo: 2187.
Médio de características defensivas natural de Samora Correia, concelho de Benavente, chegou a jogar ao lado de José Fonte e Quaresma nos iniciados do Sporting, mas foi no Vilafranquense que concluiu a formação e iniciou o trajeto como futebolista sénior.
Em 2004 trocou Vila Franca de Xira pelo Carregado, tendo ajudado a formação do concelho de Alenquer a subir à II Divisão B em 2007 e à II Liga dois anos depois. No entanto, mostrou-se impotente para evitar a despromoção à II Divisão B em 2010.
Após essa experiência nas ligas profissionais manteve-se no clube. Em 2013-14 disputou 26 encontros (24 a titular) e marcou um golo ao Atlético Riachense no Campeonato de Portugal, insuficiente para impotente para impedir a descida aos distritais da AF Lisboa.
No verão de 2014 mudou-se para o Casa Pia.
 
 

4. Chico (26 jogos)

Chico
Disputou o mesmo número de jogos de Henrique Gomes e Cláudio Hervet, mas somou mais minutos em campo: 2190.
Defesa central que dividiu a formação entre Oeiras e Belenenses, passou pelos seniores do Oeiras e do Linda-a-Velha antes de ingressar no Carregado no verão de 2013.
Na única temporada que passou no emblema do concelho de Alenquer atuou em 26 jogos (24 a titular) e marcou um golo ao Alcanenense no Campeonato de Portugal, insuficiente para evitar a despromoção aos distritais da AF Lisboa.
Após a descida de divisão pendurou as botas e dedicou-se à carreira de personal trainer, tendo já trabalhado com dezenas de internacionais portugueses.
 
 

3. João Costa (27 jogos)

João Costa
Guarda-redes que passou pelas escolinhas do Sporting e pelos infantis e iniciados do Belenenses, mas que fez a maior parte da formação no Casa Pia, passou pelos seniores dos gansos, do Alta de Lisboa e do Atlético Povoense antes de ingressar no Carregado no verão de 2013.
Na única época que passou no emblema de Alenquer atuou em 27 jogos e sofreu 41 golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Lisboa.
Após a descida de divisão voltou ao Atlético Povoense.
 
 

2. Bruno Rolo (28 jogos)

Bruno Rolo
Médio natural da zona oriental de Lisboa e formado maioritariamente no Oriental, transitou para os seniores do conjunto de Marvila em 2012-13, tendo na época seguinte ingressado no Carregado.
Nessa primeira passagem pelo emblema do concelho de Alenquer, de apenas uma temporada, atuou em 28 encontros (todos como titular) e marcou um golo ao Alcanenense no Campeonato de Portugal, insuficiente para evitar a despromoção aos distritais da AF Lisboa.
Após a descida de divisão mudou-se para o Aljustrelense, tendo ainda passado pelo Alcanenense antes de voltar ao Carregado em 2015-16 para jogar ao lado do irmão mais novo Nuno Rolo na Pró-Nacional lisboeta.
 
 

1. Rui Jacob (31 jogos)

Rui Jacob
Defesa natural de Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira, concluiu a formação e iniciou o percurso enquanto a sénior no Alverca em 2011-12, tendo ingressado no Carregado na época seguinte.
Depois de uma primeira temporada a competir na II Divisão B, em 2013-14 disputou 31 jogos (30 a titular) e marcou um golo ao Portomosense no Campeonato de Portugal, insuficiente para impedir a despromoção aos distritais da AF Lisboa.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Loures.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...