terça-feira, 19 de outubro de 2021

A minha primeira memória de… um jogo entre FC Porto e AC Milan

Rui Costa esteve em destaque no jogo da Supertaça Europeia
Apenas não era nascido em dois dos nove jogos já realizados entre FC Porto e AC Milan, mas ainda nem sequer tinha entrado no ensino primário aquando dos duelos de 1993, 1994 e 1996. A minha primeira memória de uma partida entre dragões e rossoneri remonta, pois, a 29 de agosto de 2003, quando ambos os conjuntos se defrontaram para a Supertaça Europeia.
 
Embora o jogo fosse apelativo, recordo-me do resultado, mas também que pouco ou nada vi da transmissão televisiva, uma vez que nesse dia o meu pai tinha chegado em casa com aquele que haveria de ser o meu primeiro computador – e o primeiro computador lá de casa –, numa altura em que eu já tinha 11 anos e meio de idade. E lembro-me também que, armado em jornalista, as primeiras coisas que escrevi na aplicação bloco de notas foi uma espécie de notícia do desfecho do jogo e também outra novidade desse dia desportivo, a contratação do avançado brasileiro Liedson por parte do Sporting.
 
Vencedor da Taça UEFA na época anterior, o FC Porto de José Mourinho tinha perdido duas peças com alguma importância no ataque, Capucho e Hélder Postiga, mas recebeu o regressado McCarthy e manteve grande parte do plantel. Também o campeão europeu AC Milan, com Carlo Ancelotti no comando técnico e jogadores como Dida, Nesta, Maldini, Pirlo, Gattuso, Rui Costa, Seedorf, Inzaghi e Shevchenko, apostava na continuidade.
 
Os milaneses acabaram por levar a melhor, vencendo por 1-0. O único golo do encontro foi apontado logo aos dez minutos, pelo avançado ucraniano Andriy Shevchenko, que se antecipou a Paulo Ferreira e cabeceou para o fundo das redes na sequência de um cruzamento de Rui Costa a partir da direita.
 
“Após uma primeira parte dominada pela equipa de Carlo Ancelotti, os azuis e brancos equilibraram a segunda metade do jogo, desperdiçando várias oportunidades de golo nos últimos minutos da partida. Depois de uma pré-época em que somou cinco derrotas consecutivas, a equipa milanesa conquistou desta forma a sua quarta Supertaça Europeia, que se vem juntar às conseguidas em 1989, 1990 e 1994. Com esta derrota, a equipa das Antas falhou o sonho de vencer todas as provas em que participou, depois de ter conquistado, na época passada, Superliga, da Taça UEFA, Taça de Portugal e, mais recentemente, a Supertaça portuguesa”, resumiu o jornal Público.
 
“Shevchenko foi a estrela maior num encontro em que ambas as equipas dispuseram de boas oportunidades para fazer mais golos. O avançado também brilhou nas assistências, proporcionando excelentes oportunidades a Filippo Inzaghi, Clarence Seedorf e Rui Costa. O FC Porto resistiu à pressão italiana e, liderado por Deco e Maniche, partiu em busca do empate. Mas a experiente defesa italiana anulou todos os ataques portistas e o resultado de 1-0 deu a Supertaça Europeia ao AC Milan”, pode ler-se no portal da UEFA a propósito do encontro.
 












1 comentário:

  1. A primeira grande memoria de um Milan FC Porto foi quando Duda gelou S. Siro em Outubro de 1979. https://www.youtube.com/watch?v=Le5_Kp3dfrQ

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...