quinta-feira, 22 de julho de 2021

A minha primeira memória de… uns Jogos Olímpicos

Obikwelu fez Portugal vibrar com a final dos 100 metros
Tenho uma muito vaga ideia dos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, mas os primeiros de que tenho verdadeiramente memória foram os de 2004, em Atenas, e nos quais Portugal arrecadou três medalhas.
 
Um dos principais motivos de interesses desses Jogos, para mim, foi a participação da equipa masculina de futebol. Afinal, eu tinha acompanhado o apuramento da seleção portuguesa, através do Campeonato da Europa de sub-21, e estava entusiasmado para ver um que um grupo de jogadores nos quais se incluíam Moreira, Raul Meireles, Bruno Alves, Ricardo Costa, Fernando Meira, Cristiano Ronaldo, Hugo Viana, Hugo Almeida, Carlos Martins, Jorge Ribeiro, Frechaut, Boa Morte, Bosingwa, Lourenço e Danny seria capaz de fazer. Ainda por cima, Portugal goleou o Paraguai por 5-0 no único encontro de preparação.
 
No entanto, a seleção comandada por José Romão desiludiu na Grécia, talvez devido ao cansaço, apesar de ter três adversários modestos na fase de grupo: Iraque, Costa Rica e Marrocos.
 
No encontro inaugural, a equipa das quinas até esteve a vencer os iraquianos por 1-0, mas foi surpreendentemente derrota por 2-4. Jabar na própria baliza (13 minutos) e Bosingwa (45’) marcaram para os portugueses nessa partida realizada na ilha de Creta.
 
 
No segundo jogo, Portugal redimiu-se diante de Marrocos, vencendo por 2-1, com golos de Cristiano Ronaldo (40’) e Ricardo Costa (73’), reacendendo a esperança relativamente ao apuramento para os quartos de final.
 
 
No terceiro e último desafio, frente à Costa Rica, nova derrota por 2-4. Portugal esteve a vencer por duas vezes, uma vez que Hugo Almeida inaugurou o marcador aos 29 minutos e Jorge Ribeiro fez o 2-1 aos 54’, mas os costa-riquenhos levaram a melhor e selaram a eliminação da equipa das quinas.
 
 
Mas se a equipa de futebol desiludiu, o ciclista Sérgio Paulinho superou todas as expetativas, ao arrecadar a medalha de prata na prova de estrada de 211,2 quilómetros logo no segundo dia dos Jogos. E o ouro esteve bastante próximo, uma vez que Paulinho perdeu no sprint com o italiano Paolo Bettini, após mais de cinco horas e 41 minutos de prova.
 
 
Um pouco menos surpreendente, mas igualmente assinalável, foram as outras duas medalhas de Portugal nesses Jogos. A 22 de agosto, oito dias depois da prova de ciclismo de estrada, Francis Obikwelu venceu a medalha de prata na prova de 100 metros e estabeleceu um novo recorde europeu (9.86). Apenas o norte-americano Justin Gatlin fez melhor (9.85).
 
 
Dois dias depois, mais uma medalha para Portugal, desta feita para Rui Silva, que arrecadou o bronze na prova de 1500 metros, prova que incluiu em 3:34.68. Apenas o marroquino Hicham El Guerrouj (3:34:19) e o queniano Bernard Lagat (3:34:30) fizeram melhor.
 
 
Destes Jogos de 2004 recordo-me ainda que Francis Obikwelu também tentou a sorte nos 200 metros, mas que concluiu a prova em 5.º lugar; e que dois atletas de quem se esperava muito, o judoca Nuno Delgado e a triatleta Vanessa Fernandes, não conseguiram chegar às medalhas. 



 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...