quinta-feira, 8 de abril de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Sp. Braga B na II Liga

Dez jogadores que evoluíram na equipa B do Sp. Braga
Já consagrada como vencedora da Série A do Campeonato de Portugal, a equipa B do Sporting Clube de Braga mostrou durante a fase regular que é uma das principais candidatas a vencer o playoff de promoção e alcançar a subida à II Liga.
 
Caso venham a regressar ao segundo escalão após dois anos de ausência, os bês bracarenses vão voltar a um patamar no qual competiram por sete vezes (consecutivas), tendo alcançado a melhor classificação em 2016-17, quando concluíram o campeonato em 7.º lugar, numa época em que o treinador em 38 das 42 jornadas foi Abel Ferreira.
 
No entanto, os arsenalistas acabaram por descer de divisão em 2019, quando terminaram a prova na 17.ª e penúltima posição.
 
Em 256 jogos na II Liga, o Sp. Braga B somou 88 vitórias, 80 empates, 122 derrotas e um saldo de 327-370 em golos.
 
Ao longo dessas sete presenças, 163 futebolistas jogaram pelos minhotos na prova. Vale por isso a pena recordar os dez que o fizeram mais vezes.
 
 

10. Núrio Fortuna (86 jogos)

Núrio Fortuna
Lateral esquerdo angolano, mas radicado em Portugal desde tenra idade, chegou ao Sp. Braga na transição de juvenil para júnior, em 2012, proveniente do Sporting.
Em 2013-14 não só se sagrou campeão nacional de juniores ao serviço dos bracarenses, como se estreou pela primeira equipa e ainda disputou 19 jogos (17 a titular) pelos bês na II Liga.
Na temporada seguinte foi uma vez utilizado por Sérgio Conceição na formação principal, enquanto pelos bês atuou em 32 encontros (31 a titular).
Já em 2015-16 participou em 35 partidas (34 a titular) e marcou um (fantástico) golo ao Farense no segundo escalão.
Depois foi emprestado aos cipriotas do AEL Limassol e posteriormente transferiu-se para os belgas do Charleroi.
 
 
 

9. Bruno Wilson (95 jogos)

Bruno Wilson
Defesa central internacional jovem português e neto do velho capitão Mário Wilson, chegou ao Sp. Braga para integrar diretamente a equipa B no verão de 2015, depois de ter feito praticamente toda a formação no Sporting.
No espaço de quatro temporadas amealhou um total de 95 jogos (93 a titular) e dois golos ao serviço dos bês bracarenses na II Liga, tendo desempenhado um papel importante para a obtenção do honroso 7.º lugar em 2016-17. Nessa mesma época estreou-se na equipa principal pela mão de José Peseiro.
No verão de 2019 transferiu-se para o Tondela, após a descida do Sp. Braga B ao Campeonato de Portugal, mas meia época depois foi resgatado pelos arsenalistas. “Como se costuma dizer, o bom filho a casa torna. Sinto-me muito feliz, era um objetivo que tinha. Nunca deixei de acreditar que fosse possível voltar a um clube da dimensão do Sp. Braga, onde já vivi muitos momentos felizes. Sabia que iam acompanhar o meu progresso e felizmente deu-se a oportunidade de voltar e, como se costuma dizer, assinei de olhos fechados”, afirmou, em declarações às plataformas digitais do emblema minhoto.
Em 2020-21 foi emprestado aos espanhóis do Tenerife.
 
 
 

8. Joca (97 jogos)

Joca
Médio ofensivo de baixa estatura (1,67 m) natural de Braga, ingressou nas escolinhas do Sp. Braga em tenra idade, tendo depois passado quatro anos no Sporting. Regressaria a casa em 2011, a tempo de se tornar internacional jovem português e de se sagrar campeão nacional de juniores em 2013-14.
Na temporada seguinte, quando ainda era júnior de segundo ano, estreou-se pela equipa B, tendo participado em 17 jogos (dois a titular) na II Liga.
Em 2015-16 afirmou-se nos bês bracarenses, ao atuar em 42 encontros (37 a titular) e apontar três golos, frente a Leixões, Portimonense e Freamunde. Paralelamente, foi convocado por Paulo Fonseca para os jogos da equipa principal frente ao Shakhtar Donetsk, dos quartos de final da Liga Europa.
Na época que se seguiu explodiu, ao apontar 12 golos em 38 partidas (31 a titular) no segundo escalão. Fafe, Benfica B (dois), União da Madeira, Cova da Piedade, Vizela (dois), Gil Vicente, Freamunde (dois), Vitória de Guimarães B e Sporting B foram as vítimas de Joca, que deu um enorme contributo para a obtenção do honroso 7.º lugar.
No verão de 2017 foi emprestado ao Tondela e, entretanto, assinou pelo Rio Ave a título definitivo.
 
 
 

7. Chidi (98 jogos)

Chidi
Médio defensivo internacional nigeriano, foi contratado pelo Sp. Braga depois de ter marcado presença no Campeonato do Mundo de sub-20 em 2013.
Na primeira época no Minho disputou 26 jogos (21 a titular) e apontou dois na II Liga, frente a Trofense e Beira-Mar, e foi lançado por Jorge Paixão na primeira equipa.
Nas duas temporadas que se seguiram foi sempre bastante utilizado, tendo amealhado um total de 63 jogos (54 a titular) e dois golos nesse período.
Em 2016-17 voltou a atuar pela formação principal, desta feita com José Peseiro no comando técnico, e disputou nove jogos (oito a titular) no segundo escalão antes de se transferir para os bielorrussos do Dínamo Brest.
 
 
 

6. Nuno Valente (106 jogos)

Nuno Valente
Médio natural de Adaúfe, no concelho de Braga, internacional sub-18 português e formado maioritariamente no Sp. Braga, foi pela primeira vez convocado para a equipa principal em janeiro de 2010, por Domingos Paciência.
Nas duas temporadas seguintes esteve emprestado a Sp. Covilhã e Vizela, mas chegou a ser convocado para jogos da Liga Europa por Leonardo Jardim no final de 2011, uma vez que os vizelenses eram na altura o clube satélite dos arsenalistas.
Em 2012-13 fixou-se no então recém-criado Sp. Braga B, formação pela qual amealhou um total de 106 jogos (96 a titular) e 17 jogos até ao final da época 2014-15. Pelo meio, somou dois jogos pela equipa principal: frente ao Olhanense em abril de 2014, para o campeonato, com Jorge Paixão no comando técnico; e diante do Rio Ave em fevereiro de 2015, para a Taça da Liga, com Sérgio Conceição a treinador.
No verão de 2015 transferiu-se para o Arouca.
 
 
 

5. Thales (114 jogos)

Thales
Lateral direito brasileiro proveniente do Paulista, chegou ao Sp. Braga no verão de 2013, na altura ainda por empréstimo do emblema canarinho. No entanto, um ano depois vinculou-se definitivamente aos minhotos, ainda que nunca tivesse conseguido estrear-se pela primeira equipa.
Em cinco temporadas ao serviço dos bês bracarenses disputou um total de 114 partidas (104 a titular) e marcou um golo ao Portimonense em março de 2014. Em outubro de 2017 chegou a ser convocado por Abel Ferreira para um jogo da Taça de Portugal da formação principal no terreno do São Martinho, mas não foi a jogo.
No verão de 2018 mudou-se para o Arouca, clube ao qual ainda está vinculado.
 
 
 

4. Tiago Sá (127 jogos)

Tiago Sá
Guarda-redes natural de Vila Verde e internacional jovem português, tem feito todo o seu trajeto futebolístico no Sp. Braga, desde as escolinhas à equipa principal. “Quando entrei para o Sp. Braga jogava na frente. Só que não havia guarda-redes, íamos todos à baliza à vez, até que chegou a minha e gostei. Não me arrependo. Comecei a aprender e, quando assim é, vamos gostando ainda mais”, contou ao Maisfutebol em maio de 2015.
Em 2013-14 viveu uma época de sonho, quando se sagrou campeão nacional de juniores, fez a estreia nas ligas profissionais ao serviço da equipa B e ainda marcou presença no Campeonato da Europa de sub-19 – um ano depois participou no Mundial sub-20.
Desde o verão de 2013 até aos últimos meses de 2017 amealhou um total de 127 jogos (126 a titular) e 153 golos sofridos pelos bês bracarenses na II Liga, tendo contribuído para a obtenção do honroso 7.º lugar em 2016-17.
Depois fixou-se na equipa principal, ajudando os arsenalistas a vencer a Taça da Liga em 2019-20. Ainda assim, foi na temporada anterior que conseguiu ser titular, sob a orientação de Abel Ferreira, que se estabeleceu como o dono da baliza.
De então para cá que tem sentido dificuldades em destronar o brasileiro Matheus.
 
 
 

3. Piqueti (130 jogos)

Piqueti
Extremo luso-guineense, ingressou nos juniores do Sp. Braga em 2011-12, tendo na época seguinte transitado para a recém-criada equipa B.
Nas primeiras duas épocas e meia nos bês bracarenses disputou um total de 73 jogos (51 a titular) e apontou oito golos. Pelo meio, estreou-se pela seleção portuguesa de sub-20 e atuou em cinco partidas pela equipa principal em março e abril de 2014, então às ordens de Jorge Paixão.
Nos primeiros meses de 2015 esteve cedido ao Gil Vicente, mas não vingou e voltou a jogar pela formação secundária nas duas épocas seguintes, nas quais amealhou 57 partidas (32 a titular) e sete golos na II Liga, contribuindo para a obtenção do honroso 7.º lugar em 2016-17. Paralelamente, estreou-se pela seleção da Guiné-Bissau, tendo inclusivamente marcado presença no CAN 2017.
No verão de 2017 transferiu-se para o Marítimo.
 
 
 

2. Didi (132 jogos)

Didi
Médio defensivo internacional jovem português natural de Guimarães e formado no Vitória, passou pelo Benfica B antes de ingressar na equipa B do Sp. Braga no verão de 2014.
Em quatro temporadas nos bês arsenalistas amealhou um total de 132 encontros (117 a titular) e apontou seis golos, ajudando os bracarenses a alcançar um honroso 7.º lugar em 2016-17. Paralelamente, chegou a ser convocado por Abel Ferreira para jogos da equipa principal em maio de 2017, mas não conseguiu a desejada estreia.
No verão de 2018 transferiu-se para o Arouca na companhia de Thales.
 
 
 

1. Simãozinho (134 jogos)

Simãozinho
Lateral/médio esquerdo natural da Trofa, internacional sub-21 português e formado e revelado pelo Trofense, trocou o clube de sempre pelo Sp. Braga no verão de 2014.
Em quatro temporadas nos bês bracarenses totalizou 134 encontros (114 a titular) e cinco golos na II Liga, tendo contribuído para a obtenção de um honroso 7.º lugar no segundo escalão. Pelo meio, realizou um jogo pela primeira equipa em janeiro de 2016, tendo sido lançado por Paulo Fonseca numa partida da fase de grupos da Taça da Liga frente ao Leixões.
Sem espaço no plantel principal, transferiu-se para o Estoril no verão de 2019, após a descida do Sp. Braga B ao Campeonato de Portugal.
 





 
 






2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...