quarta-feira, 11 de março de 2020

A minha primeira memória de... um jogo entre Liverpool e Atl. Madrid

Gerrard procura fugir a Ujfalusi no jogo do Vicente Calderón
Não vi os jogos, mas lembro-me bem deles. Na primeira edição da Liga Europa sob a nova designação, o Atlético Madrid eliminou o Sporting nos oitavos de final e o Liverpool afastou o Benfica nos quartos-de-final, com rojiblancos e reds a marcarem encontro para as meias-finais.

Recordo-me de ambas as equipas se terem defrontado e de o Atleti ter seguido em frente, à justa, mas confesso que já não me lembrava dos resultados. Felizmente que há Internet e várias bases de dados para me esclarecerem quanto a isso.


Na primeira-mão, disputada a 22 de abril de 2010 no Vicente Calderón, o Atlético de Quique Flores, que na época anterior tinha orientado o Benfica, venceu por 1-0, com um golo solitário de uma das principais estrelas da equipa, o avançado uruguaio Diego Forlán, logo aos nove minutos, após um cruzamento do médio ofensivo espanhol Jurado pela esquerda e alguma atrapalhação na hora da finalização.

“Num jogo em que o Liverpool sentiu muito a ausência de Torres e nunca pôs em perigo a defesa espanhola, Forlán apontou o único golo que vale preciosa vantagem à equipa de Quique Flores, antes da viagem a Anfield. O Atlético Madrid, mercê de um golo estranho apontado por Diego Forlán, deu um passo muito importante em direção a Hamburgo, cidade onde se vai disputar a final da Liga Europa, perante um Liverpool desgastado pelas quase 24 horas de viagem entre Liverpool e a capital espanhola mas, acima de tudo, sem ideias para fazer face à ausência de Fernando Torres, o abono de família dos reds”, escreveu o jornal O Jogo.

Nos colchoneros jogavam ainda o jovem guarda-redes de 19 anos David De Gea, o internacional português Simão Sabrosa, o antigo médio defensivo portista Paulo Assunção, o antigo extremo benfiquista José Antonio Reyes e vários futebolistas espanhóis de qualidade como os centrais Álvaro Domínguez e Juanito, o defesa esquerdo Antonio López e o médio ofensivo Raúl García. Havia também o irrequieto avançado argentino Kun Agüero, principal carrasco do Sporting nos quartos-de-final.

O Liverpool, campeão europeu cinco anos antes, tinha ainda no banco o obreiro dessa conquista, o treinador espanhol Rafael Benítez, assim como o defesa Jamie Carragher e o médio Steven Gerrard. O médio argentino Javier Mascherano e o extremo holandês Dirk Kuyt eram outras das figuras de uma equipa em curva descendente após um grande início de século XXI, ao ponto de nessa época ter terminado o campeonato inglês em 7.º lugar. No mercado de inverno, o emblema de Merseyside tinha perdido o goleador Fernando Torres para o Chelsea.


No jogo de Anfield, os reds adiantaram-se no marcador e empataram a eliminatória à beira do intervalo pelo médio italiano Alberto Aquilani, que chegou ao clube nessa temporada proveniente da AS Roma, através de um remate à meia volta à entrada da área. O resultado manteve-se até ao final dos 90 minutos, o que atirou a decisão para prolongamento.

No início do prolongamento, o extremo israelita Yossi Benayoun deu pela primeira vez vantagem ao Liverpool na eliminatória, num remate cruzado de pé esquerdo na resposta a um grande passe do médio brasileiro Lucas Leiva (95'). Porém, Forlán voltou a ser decisivo, fazendo o 2-1 e devolvendo a vantagem na eliminatória aos colchoneros, desviando ao segundo poste um cruzamento açucarado de Reyes (102').

“O Atlético Madrid garantiu a presença na final da Liga Europa, numa eliminatória com um denominador comum: Forlán. O avançado uruguaio fez os dois golos que colocam os colchoneros numa final europeia 24 anos depois – onde perdeu a já extinta Taça das Taças para o Dínamo de Kiev – e conquistou um lugar eterno nos corações dos adeptos do Atlético. Curiosamente, os colchoneros chegam à final depois de terem vencido apenas dois jogos em 14 possíveis, contando com os da fase de grupos da Liga dos Campeões – são a quarta equipa a conseguir tal feito, depois do Áustria Viena em 1977/78, Antuérpia em 1992/93 e Glasgow Rangers em 2007/08”, podia ler-se no jornal O Jogo.











Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...