segunda-feira, 15 de abril de 2019

A minha primeira memória de... um jogo entre Barcelona e Man. United

Cristiano Ronaldo e Xavi em rara discussão pela posse de bola
Falar das minhas primeiras memórias de jogos entre Manchester United e Barcelona é o mesmo do que falar das primeiras vezes em que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi partilharam um relvado. Já eram, a par de Kaká, os melhores do mundo, mas ainda não se imaginava que se tornassem em lendas do futebol mundial, ao nível dos melhores de todos os tempos.


Tanto em Camp Nou na 1.ª mão como em Old Trafford na 2.ª, nas meias-finais da Liga dos Campeões 2007/08, todos os olhos estavam postos no argentino e no português. Mas, ainda assim, até pela fase da prova em que se defrontavam, também estavam em confronto duas das melhores equipas da Europa, ainda que em diferentes estágios de desenvolvimento. Lembro-me de ter assistido a ambos os jogos, bem instalado no meu sofá, num momento da época em que o campeonato português já não suscitava grande curiosidade, com o FC Porto a dominar de início ao fim.

Os catalães viviam o fim de um ciclo vitorioso que culminou na conquista da Champions em 2005/06, com o treinador Frank Rijkaard e jogadores como Ronaldinho, Deco ou Edmílson de malas aviadas. Por outro lado, o Manchester United conciliava a presença de heróis da campanha de 1998/99 como Paul Scholes, Ryan Giggs ou Gary Neville com a irreverência de jovens como Wayne Rooney, Cristiano Ronaldo, Carlos Tevez, Nani ou Anderson.

No primeiro jogo, em Barcelona, houve um empate a zero que deixou tudo em aberto para o jogo de Manchester. "Teatro dos sonhos decide. Na noite em que Deco provou manter todas as suas qualidades, Cristiano Ronaldo falhou um penálti logo a abrir o jogo. O zero no final adia para Old Trafford a decisão, onde, por razões óbvias, o Manchester United apresenta-se como favorito", escreveu O Jogo, sobre a partida realizada a 23 de abril de 2008.


Tal como na primeira mão, o braço de ferro individual entre Ronaldo e Messi não teve vencedor na segunda, mas a formação orientada por Alex Ferguson venceu por 1-0 com grande golo de Scholes e carimbou o passaporte para Moscovo, palco da final. “Cristiano Ronaldo e Nani estão na final da Liga dos Campeões, depois de terem eliminado o Barcelona de Deco, o luso-brasileiro que reapareceu nos confrontos com o Manchester United e que foi, na equipa espanhola, uma das unidades de maior rendimento. Não chegou. Scholes, com um remate espetacular, quando estavam decorridos apenas 14 minutos de jogo, estendeu a passadeira vermelha para Cristiano e Nani participaram na final marcada para Moscovo”, podia ler-se no jornal O Jogo, acerca do encontro de 29 de abril de 2008.

















E para o caro leitor, qual é o primeiro jogo entre Manchester United e Barcelona de que tem memória? E quais foram as melhores e mais marcantes partidas entre as duas equipas?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...