quinta-feira, 28 de março de 2019

Juan Cazares. O híbrido 'meia' do Atlético Mineiro

Juan Cazares veste a camisola n.º 10 do Atlético Mineiro
Juan Cazares é daqueles jogadores que foge a estereótipos. Embora jogue na posição a que os brasileiros chamam de meia central e os portugueses de médio ofensivo ou n.º 10, não é propriamente um organizador ou um distribuidor de jogo. É repentista e aparece perto da área contrária para rematar, mas não é segundo avançado, e transporta bem a bola de trás para frente, mas também não é n.º 8 (ou segundo volante).


O internacional equatoriano é, pois, uma espécie de futebolista híbrido, que acumula valências que temos tendência a associar a várias posições, mas que não é fácil encaixar em apenas numa definição. O treinador do Atlético Mineiro, Levir Culpi, parece ser da mesma opinião, uma vez que já o tem colocado como falso ponta de lança ou no lado esquerdo do ataque no decorrer de algumas partidas da Libertadores neste início de temporada no Brasil.

Dinâmico, rotativo e com relativo baixo centro de gravidade (1,71 m), tanto recua até junto dos volantes para procurar a bola como espera por ela na zona central do espaço entre as linhas defensivas do adversário ou se encosta ao flanco esquerdo, de onde também gosta de partir com a bola dominada, conduzindo-a como tão bem faz. Seja onde for, sabe dar a resposta adequada em cada contexto: pode transportar, combinar com um companheiro, queimar linhas através de um drible mais curto ou de uma mudança de velocidade ou até rematar à baliza. Basicamente, aparece um pouco por todo o lado no meio-campo ofensivo e patenteia grande variedade de recursos técnicos.


Por falar em recursos técnicos, é igualmente um exímio executante de bolas paradas, seja a cruzar ou a rematar. É quase sempre ele quem avança para a cobrança de cantos e livres no Atlético Mineiro, o clube que representa desde 2016 e pelo qual soma já mais de 160 jogos.

Tem cara de menino, mas contabiliza 26 anos de idade e duas presenças em Copas América no currículo. Começou no Independiente del Valle, passou pelos argentinos do River Plate e do Banfield, com um regresso pelo meio ao Equador para representar o Barcelona de Guaiaquil, antes de aterrar em Belo Horizonte.



















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...