sexta-feira, 26 de julho de 2013

EURO 2013 (Sub-19) | Portugal 4-2 Lituânia

uefa.com
Esta noite, no Estádio Sir Darius ir Sir Girenas, em Kaunas, Portugal derrotou a Lituânia por 4-2, na 2ª jornada do Grupo A do EURO 2013 (Sub-19). Marcos Lopes, Petrauskas na própria baliza, Tobias Figueiredo (de grande penalidade) e Carlos Mané marcaram para os portugueses, e Sirgedas (2) para os lituanos.
                                      

Eis a constituição das equipas:


Portugal


O melhor que os lusos fizeram nesta competição nas suas cinco presenças até então foi alcançar a final em 2003.
Para seguir em frente, Portugal até pode perder ou empatar, dependendo do resultado obtido pela Holanda diante da Espanha, mas a vitória garante o apuramento.
Uma vitória (4-1, Holanda) e uma derrota (0-1, Espanha) é o saldo das seleção das quinas neste Europeu de Sub-19.
Alexandre Guedes (2), Ricardo Horta e Leandro Silva apontaram os golos na prova.


Lituânia


Nesta primeira participação dos lituanos num Europeu de Sub-19, somam duas derrotas em outros tantos jogos (2-3, Holanda e 0-2, Espanha).
Lukas Artimavicius e Gratas Sirgedas marcaram os golos.


Cronómetro:

6’ Kazlauskas rematou colocado, mas para fora.

8’ Marcos Lopes atirou forte de pé esquerdo para o fundo das redes.

14’ Carlos Mané rematou rasteiro mas ao lado.

14’ Alexandre Guedes cruzou tenso pela direita, no entanto, o desvio de Carlos Mané saiu por cima.

Mesmo a perder, a Lituânia apresentava-se atrás da linha da bola, sem exercer grande pressão.

Frente de ataque muito móvel da seleção lusa.

28’ Marcos Lopes serviu Leandro Silva, que atirou por cima.

Portugal fazia circular a bola entre os seus homens da defesa e do meio-campo.

43’ Leandro Silva chutou para defesa de Svedkauskas.

45+1’ Cruzamento pela direita por João Cancelo, cabeceamento de Alexandre Guedes e desvio de Petrauskas para a própria baliza.


Intervalo.

50’ Na sequência de um pontapé de canto, Spalvis cabeceou ao lado.

51’ O árbitro assinalou uma grande penalidade por mão na bola de Stankevicius na área lituana, e na sua conversão, Tobias Figueiredo não desperdiçou.


53’ Sirgedas marcou de livre direto.


62’ Cerkauskas rendeu Baravykas.

62’ Carlos Mané serviu Alexandre Guedes, mas Svedkauskas estava no caminho da bola.

65’ João Cancelo lançou Marcos Lopes em velocidade, que a meias com Svedkauskas colocou a bola em Carlos Mané, que apontou o 4-1.

68’ Emílio Peixe trocou Rafa por Rebocho.

70’ Na resposta a um cruzamento de Marcos Lopes, Tomás Podstawski, a meias com um defesa contrário, cabeceou por cima.

72’ Bernardo Silva foi substituído por Ricardo Horta.

78’ João Cancelo cedeu o seu lugar a Fábio Cardoso.

90+2’ Sirgedas, depois de um pequeno toque de Spalvis na cobrança de um livre, fez o segundo dos lituanos.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo português.


Análise:

Depois de uns minutos iniciais de alguma qualidade da Lituânia, com o extremo Kazlauskas em evidência no corredor esquerdo, Portugal adiantou-se no marcador aos 8’, por intermédio de Marcos Lopes, num forte remate.
Em desvantagem, os lituanos não revelaram grande ambição, atuando na expetativa atrás da linha da bola, enquanto que os defesas e os médios lusos faziam circular o esférico com bastante à-vontade.
Já muito perto do intervalo, na sequência de um cruzamento de Portugal, Alexandre Guedes cabeceou contra Petrauskas e fez-se o 2-0.
No segundo tempo, a equipa das quinas entrou muito bem e na conversão de uma grande penalidade, Tobias Figueiredo dilatou a vantagem.
Logo de seguida, um livre venenoso de Sirgedas deu o tento de honra à formação de Leste, o que ainda fez antever alguma discussão no que faltava da partida. Só que aos 65’, na sequência de um bom lance coletivo, Carlos Mané apontou o 4-1 e resolveu o encontro.
A Lituânia ainda reduziu nos descontos, naquele que foi o último lance da partida.
Destaque para a grande mobilidade e qualidade técnica dos portugueses, assim como o rigor tático exibido pelo duplo pivot do meio-campo e a linha defensiva.


Analisando os atletas em campo, começando pelos de Portugal
Bruno Varela (Benfica) esteve seguro nas suas intervenções e foi traído pelo efeito da bola no golo lituano;
João Cancelo (Benfica) fez o cruzamento que originou o segundo golo, participou na construção do quarto, mas concedeu demasiado espaço a Kazlauskas e mostrou-se bastante insatisfeito com o selecionador quando foi substituído; Tobias Figueiredo (Sporting) impôs-se no jogo aéreo e marcou de grande penalidade; Edgar Ié (Barcelona) raramente errou e terminou o encontro como lateral-direito; e Rafa (FC Porto), lateral de pendor ofensivo, mostrou a sua qualidade;
Leandro Silva (FC Porto) e Tomás Podstawski (FC Porto) são essencialmente dois médios de trabalho, pressionantes e disponíveis para as tarefas de cobertura, mas também serenos no momento da construção e certeiros no passe; e Bernardo Silva (Benfica) tem visão de jogo, qualidade técnica e de passe (um grande pé esquerdo!);
Carlos Mané (Sporting) apareceu nos três corredores, foi rematador e conseguiu adicionar o seu nome à lista de marcadores; Marcos Lopes (Man. City) inaugurou o marcador com um forte remate de pé esquerdo e fez a meias com o guardião lituano a assistência para o 4-1; e Alexandre Guedes (Sporting) é um avançado muito móvel, influente no alcance do 2-0;
Rebocho (Benfica) rendeu Rafa, que estava em perigo de exclusão, no lado esquerdo da defesa; e Ricardo Horta (Vit. Setúbal) e Fábio Cardoso (Benfica) tiveram direito a alguns minutos em campo, sem terem estado em grande evidência.


Quanto aos jogadores da Lituânia
Svedkauskas (Roma) pareceu mal batido no primeiro golo português;
Petrauskas (FK Tauras) esteve infeliz ao desviar para a própria baliza a bola, no 2-0; Janusevskis (?) e Aleksandravicius (?) viveram um final de tarde muito complicado perante tão móvel e aguerrido ataque português; e Baravykas (FK Atlantas) sentiu dificuldades para travar a velocidade e a mobilidade do corredor direito da seleção lusa;
Stankevicius (?) não pressionou minimamente a progressão de Marcos Lopes no lance do 1-0 e cometeu a grande penalidade que originou o 3-0; Jaskus (Kaunas) mostrou-se forte na disputa das primeiras bolas; e Spalvis (Aalborg BK) apareceu pouco, mas ainda assim foi dele o pequeno toque para Sirgedas no 4-2;
Narbutas (Ekranas) esteve discreto; Kazlauskas (FK Atlantas) é veloz e bom tecnicamente, tendo criado alguns desequilibrios; e Sirgedas (?) bisou, sendo ambos os golos obtidos na sequência de livres;
Cerkauskas (Ekranas) foi gato-sapato da dupla Cancelo/Lopes no lance do 4-1.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação do Grupo A do EURO 2013 (Sub-19):


zerozero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...