sábado, 19 de janeiro de 2013

Segunda Liga | União da Madeira 0-1 FC Porto B


Esta manhã, no Estádio Municipal de Machico, o FC Porto B derrotou a União da Madeira, num jogo a contar para a 23ª jornada da Segunda Liga. Tozé marcou o único golo do encontro.


Eis a constituição das equipas:

União da Madeira



Os madeirenses ocupam o 6º lugar da Segunda Liga, com 34 pontos, a quatro do Desp. Aves, equipa que está em zona de promoção.
A União já não perde há treze jogos para o campeonato, a última derrota foi no início de Outubro diante do Tondela.
Os comandados por Pedrag Jokanovic são, curiosamente, juntamente com o FC Porto B, a equipa que empatou mais vezes na prova (dez empates).


FC Porto B



A equipa B dos dragões está em 14º lugar, com 28 pontos, e empatou os últimos quatro jogos, ainda assim, perdeu apenas um nas últimas onze partidas.
M’Bola está ausente, ao serviço da Zâmbia, na CAN 2013.



Cronómetro:

2’ Tozé passou por Carlos Manuel e apareceu á entrada da área e rematou forte e colocado para o fundo das redes. Marcelo Valverde nem se mexeu.


O FC Porto B procurava sobretudo jogar em futebol apoiado, enquanto o União da Madeira recorria muitas vezes ao “pontapé para a frente”.

24’ Michaël Seri acertou no poste.

39’ Santiago Silva levou o braço à bola, viu o segundo amarelo e consequente vermelho.

Ao intervalo, Bruno e Jhon cederam os seus lugares a Gleibson e Ricardo Chíxaro.

51’ Ávalos rematou forte de fora da área, mas ao lado.

Os insulares estavam melhor no segundo tempo, apesar de se encontrarem em inferioridade numérica.

68’ Lucas derrubou Tozé na área da União, e na conversão da grande penalidade, Sérgio Oliveira permitiu a defesa de Marcelo Valverde, por duas ocasiões, contabilizando a recarga.

69’ Gleibson obrigou Stefanovic a aplicar-se.

73’ Rúben Andrade rendeu Hugo Morais.

75’ Dellatorre foi substituído por Vion.

85’ Tozé foi rendido por Fábio Martins.

87’ Stefanovic defendeu de forma incompleta um remate de Rúben Andrade, e na recarga Ricardo Chíxaro não conseguiu bater o guardião dos dragões.

90’ Rui Gomes trocou Sérgio Oliveira por Tiago Ferreira.


Análise:

O FC Porto B entrou praticamente a ganhar, logo aos 2’, por Tozé, mas mesmo em vantagem, praticou um futebol apoiado, tentando sobretudo utilizar o passe como principal forma de progredir no terreno, ao invés do “pontapé para a frente” e do futebol direto muito utilizado pela União, e diga-se de passagem, que essa forma de jogar não deu frutos aos insulares.
No final da primeira parte, Santiago Silva foi expulso, os madeirenses ficaram reduzidos a dez unidades, mas curiosamente, no segundo tempo, fruto da necessidade-extra de haver organização e também de correr atrás do prejuízo, estiveram melhores, mais ofensivos e mais próximos de chegar ao golo, sem que no entanto, tal se tenha verificado.
Curiosamente, foram os dragões, através de uma grande penalidade cobrada por Sérgio Oliveira, que mais perto estiveram de alterar o resultado, mas Marcelo Valverde manteve o 0-1.


Analisando os atletas em campo, começando pelos da União da Madeira
Marcelo Valverde ficou pregado ao solo no golo inaugural da partida, mas redimiu-se ao defender um “penalty” e consequente recarga;
Carlos Manuel foi batido pelo drible de Tozé no lance do 0-1; Kiko esteve muito sereno e nunca comprometeu; Lucas cometeu uma grande penalidade; e Alexsandro foi obrigado a defender numa posição mais central, fruto da ausência de flanqueadores no FC Porto B;
Ávalos, sem hesitações, despachava a bola sempre com “pontapé para a frente”; Tiago Costa não se conseguiu impor num meio-campo povoado por jogadores portistas; e Bruno teve poucas vezes o esférico nos pés, para fazer uso da sua capacidade de organização;
Silva foi expulso no final da primeira parte, por acumulação de amarelos; Hugo Morais; e Jhon apareceu pouco;
Gleibson e Rúben Andrade refrescaram e dinamizaram o meio-campo; Ricardo Chíxaro entrou para o ataque mas pouco conseguiu fazer.


Quanto aos jogadores do FC Porto B
Stefanovic não mostrou muita segurança em agarrar os remates dos adversários;
David Bruno fez uma exibição consiste, subindo com critério; Zé António e Anderson Santos formaram uma dupla de centrais sólida e praticamente intransponível; e Victor Luís teve uma prestação discreta, mas bem conseguida;
Pedro Moreira foi a unidade mais recuada de um meio-campo muito povoado; Edú possibilitou, com a sua capacidade de passe e visão de jogo, que os dragões praticassem um futebol apoiado; Sérgio Oliveira desperdiçou uma grande penalidade que poderia ter dado o 0-2; e Michaël Seri esteve perto de marcar a meio da primeira parte, tendo acertado no poste, e mostrou qualidade de passe e nos movimentos de ruptura;
Tozé inaugurou o marcador com um remate forte e colocado, ainda de fora da área, e no segundo tempo conquistou um “penalty”; e Dellatorre teve uma participação discreta no encontro;
Vion e Fábio Martins refrescaram o sector ofensivo da equipa, ainda que sem terem estado em evidência; e Tiago Ferreira reforçou o eixo defensivo, acrescentando-lhe centímetros.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Segunda Liga:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...