sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Liga Russa | Zenit 0-2 Terek Grozny


Esta tarde, no Estádio Petrovsky, em São Petersburgo, o Terek Grozny derrotou o Zenit por 2-0, num jogo a contar para a 8ª jornada da Liga Russa. Aílton e Lebedenko marcaram os golos.




Eis a constituição das equipas:



Zenit






O Zenit é o atual bicampeão russo, e sem grande surpresa, lidera a tabela classificativa ao cabo de sete jornadas.
Na Liga dos Campeões, estão no mesmo grupo que AC Milan, Málaga e Anderlecht.
Hulk (ex-FC Porto) e Witsel (ex-Benfica) poderão estrear-se.
Os portugueses Bruno Alves e Danny também fazem parte do plantel, no entanto, o ex-Marítimo e Sporting não foi convocado.




Terek Grozny






O Terek ficou em 11º lugar na temporada passada, no entanto, esta época, está a ser a grande surpresa da Russian Premier League, ocupando a 2ª posição com os mesmos 16 pontos que o líder Zenit, desempatados apenas pela diferença de golos.
A formação de Grozny nunca conseguiu vencer o Zenit na condição de visitante.




O Terek defendia praticamente com todos os homens atrás da linha da bola, ficando apenas N’Douassel livre de tarefas defensivas.



O jogo estava a ser muito mal jogado, com ambas as equipas a sentirem bastantes dificuldades para fazerem uma sequência de passes.



31’ Yanbayev subiu pelo flanco esquerdo e cruzou para o coração da área onde Shirokov apareceu para cabecear ao lado.



O Zenit estava a mostrar a sua superioridade, povoando o meio-campo contrário, adoptando uma postura mais ofensiva, fazendo também mais uso da posse de bola, sem no entanto traduzir isso em oportunidades de golo.



45+1’ Adilson atirou forte de longe, mas ao lado.



Ao intervalo, Luciano Spalleti trocou Fayzulin por Hulk.



55’ N’Douassel apareceu em boa posição e rematou ao lado.
Essa foi mesmo a sua última participação no encontro, já que foi substituído por Aílton.



61’ Hulk, na cobrança de um livre directo, esteve perto de marcar.



65’ Komorowski rendeu Jiránek.



70’ Zyryanov cedeu o seu lugar a Witsel.



75’ Na sequência de um canto cobrado por Georgiev, Ivanov cabeceou para grande defesa de Malafeev.



Na resposta, Kerzhakov cruzou para a área onde Shirokov, também de cabeça, obrigou Hodzyur a grande intervenção.



A partida estava na sua fase mais quente e aberta, com ambas as formações a exporem-se defensivamente e com os seus jogadores mais distantes.



78’ Semak substituiu Shirokov.



Hodzyur negou um golo a Hulk, na cobrança de um livre.



85’ Aílton progrediu pelo terreno da esquerda para o meio, e perante a passividade de Denisov, Lombaerts e Bruno Alves, conseguiu chegar até à pequena área do Zenit e deu vantagem ao Terek.



89’ Maurício foi substituído por Legear.



90+4’ Lebedenko fez o que quis de Bruno Alves, serviu Legear que permitiu a defesa de Malafeev, e na recarga o próprio Lebedenko fez o 2-0.






Sem mais ocorrências dignas de registo até final, confirmou-se a vitória dos visitantes, que assumem assim a liderança isolada da Liga Russa.
O Terek adoptou sempre uma postura mais defensiva, em 4x1x4x1, com Adilson como médio de cobertura de uma linha quatro homens que iam impedindo que o meio-campo do Zenit funcionasse, entre os quais dois médios-ala que fecharam bem os flancos, Maurício e Lebedenko. Só o avançado N’Douassel não estava atrás da linha da bola.
A formação de São Petersburgo, face a essa organização do adversário, foi tendo mais bolas, mas não fazendo muito com ela, e mesmo com os centrais a praticamente a sair a jogar até ao meio-campo adversária, todas as faixas estavam bastante bem preenchidas, os caminhos tapados, e devido a isso, os comandados por Luciano Spalleti foram mostrando alguma superioridade, tomavam a iniciativa, no entanto, sem conseguir uma grande sequência de passes e fazer o esférico chegar com frequência ao último terço do terreno.
A toada do jogo foi-se mantendo assim, até que a partir dos 75’ a partida se partiu um pouco, com várias ocasiões para ambos os lados num curto espaço de tempo, e já na recta final, nunca abdicando da segurança defensiva, o Terek Grozny chegou à vantagem por Aílton e ampliou-a já nos descontos por Lebedenko.



Analisando as equipas em campo, começando pelos do Zenit…
Malafeev fez uma grande defesa aos 75’ e não teve a maior das culpas nos golos, num jogo ingrato;
Anyukov e Yanbayev não conseguiram dar muita profundidade devido à forma muito rigorosa como o Terek fechou os flancos, no entanto, sempre que apareceram nos últimos trinta metros, cruzaram com alguma qualidade; Bruno Alves e Lombaerts, que estavam a realizar boas exibições, seguros a defender e com a responsabilidade de lançar os ataques, saindo com a bola dominada até ao meio-campo contrário, foram muito passivos em ambos os tentos sofridos;
Denisov apareceu com alguma frequência até perto da área contrária para um “6” e acabou por ser mal batido por Aílton na jogada do 0-1; Zyryanov esteve algo apagado, não contribuindo para um ritmo forte; e Shirokov foi o médio que mais se soltou e apareceu em zonas de finalização, registando dois cruzamentos perigosos;
Bystrov, rápido, começou por dar verticalidade na ala direita, mas na segunda parte, mudou-se para a esquerda, onde procurou diagonais; Fayzulin gosta de flectir da esquerda para o meio, até porque é destro, no entanto, tomou uma série de más opções e acabou substituído ao intervalo; e Kerzhakov, móvel, mostrou-se perigoso sobretudo nos livres directos;
Hulk esteve perto de marcar por duas ocasiões, ambas de livre directo, e como é habitual, perdeu muitas vezes a bola; Witsel mais dinâmica ao meio-campo; e Semak pouco acrescentou;



Quanto aos jogadores do Terek Grozny…
Hodzyur fez um par de grandes defesas já no último quarto de hora;
Yatchenko e Kudryashov fecharam bem os flancos; António Ferreira, muito seguro, ganhou a maioria dos lances que disputou e mostrou ser um central muito interessante; e Jiránek saiu com queixas físicas, sem nada a haver a apontar-lhe;
Adilson sempre no sítio certo, é forte fisicamente; Maurício mostrou alguma classe, jogando de cabeça levantada e evidenciando a sua capacidade de passe; Georgiev foi o homem das bolas paradas, sempre rotativo e a aparecer em várias zonas do terreno, é um dos melhores da equipa; Ivanov exibiu qualidade técnica; e Lebedenko fechou o resultado em 0-2;
N’Douassel, muito posicional, foi chato para os defesas, mostrou alguma capacidade física, mas acabou por ser inconsequente;
Aílton trouxe mais mobilidade à frente de ataque, e acabou por inventar praticamente sozinho o 0-1; Komorowski nos 25 minutos que esteve em campo não ficou nada a dever à prestação de Jiránek; e Legear participou no lance do segundo golo;




Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga Russa:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...