terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mundial 2014 (Q) | Portugal 3-0 Azerbaijão


Esta tarde, no Estádio AXA, em Braga, Portugal venceu o Azerbaijão por 3-0, num jogo a contar para a fase de apuramento para o Mundial 2014. Varela, Hélder Postiga e Bruno Alves apontaram os golos.




Eis a constituição das equipas:

Portugal






Os comandados por Paulo Bento ocupam o 4º lugar no Ranking FIFA.

Na 1ª jornada de qualificação para o Mundial 2014, Portugal sentiu algumas dificuldades mas conseguiu bater Luxemburgo por 2-1, com golos de Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga.
Pizzi, Nuno André Coelho, Éder e Ruben Amorim são as novidades na convocatória, ainda que os dois últimos só tenham sido chamados para substituírem os lesionados Carlos Martins e Manuel Fernandes.



Azerbaijão






O Azerbaijão está na 107ª posição do Ranking FIFA.

Na partida inaugural do Grupo F da zona europeia de apuramento para o próximo Campeonato do Mundo, registou um empate caseiro diante de Israel (1-1), com um tento apontado por Abisov.
Em quatro jogos disputados, os azeris nunca conseguiram vencer Portugal, tendo somado apenas um empate e três derrotas, entre as quais uma bastante pesada (0-7) em 1999.



9’ Shukurov, num livre lateral, acertou na malha superior.

12’ Raul Meireles, ainda de fora da área, obrigou Agayev a defesa apertada.

17’ João Pereira combinou com Nani e voltou a pôr à prova os reflexos do guardião azeri.

18’ Num bom lance colectivo, Cristiano Ronaldo serviu Hélder Postiga que atirou à barra.

23’ João Moutinho, de longe, rematou para uma grande intervenção do guarda-redes adversário.

Ainda no mesmo minuto, o médio do FC Porto viu o seu remate ser desviado por um atleta do Azerbaijão para a trave.

Portugal comandava a partida, era a equipa mais ofensiva, com mais posse de bola e já tinha acertado por duas ocasiões nos ferros.

Depois de um período de 25 minutos com um ritmo forte, a selecção portuguesa abrandou.

37’ Na sequência de um livre lateral cobrado por Miguel Veloso pela esquerda, Bruno Alves desviou a bola ao primeiro poste e Hélder Postiga à boca da baliza acabou por cabecear para fora.

45’ Raul Meireles, num cruzamento/remate, levou o esférico a passar acima do alvo.

45+1’ Hélder Postiga driblou dois adversários, conseguiu espaço mas voltou a acertar no ferro.

Intervalo.

47’ No seguimento de um canto marcado por João Moutinho, Bruno Alves de cabeça obrigou Agayev a nova defesa complicada.

51’ Ronaldo à meia-volta… acertou no poste.

Foi a quarta vez que a bola embateu nos ferros da baliza azeri.

54’ João Moutinho serviu CR7 que atirou à malha lateral.

Portugal continuava a comandar as operações e a criar bastante perigo, mas ainda assim sem conseguir marcar.

Apesar de ter nos seus extremos as principais armas, a equipa das quinas canalizava muito do seu jogo pela faixa central.

57’ Canto de Raul Meireles, cabeceamento de Cristiano ao segundo poste para fora.

59’ Ismailov rendeu Huseynov.

62’ Por esta altura, Portugal contabilizava 17 (!) cantos a seu favor.

63’ Paulo Bento trocou Miguel Veloso por Varela, recuando Raul Meireles e passando Nani para a posição “10”.

Acabadinho de entrar, Varela facturou, na recarga a um remate de Ronaldo que sofreu vários ressaltos.






72’ Postiga desmarcou o prodígio madeirense pela esquerda, que não foi egoísta e serviu Fábio Coentrão, mas Medvedev antecipou-se e tirou-lhe o pão da boca, levando a bola a embater ainda no poste.

73’ Ozkara cedeu o seu lugar a Subasic.

76’ Nani voltou a testar os reflexos do guarda-redes da selecção de Leste.

77’ O extremo do Manchester United foi substituído por Ruben Amorim.

79’ Ronaldo tentou marcar de bicicleta, mas Agayev negou-lhe o golo.

84’ João Pereira tentou o 2-0, mas o guardião azeri impediu-o.

85’ Raul Meireles cruzou pela direita para o segundo poste, onde Ronaldo amorteceu de cabeça para Hélder Postiga que alargou a vantagem portuguesa.






86’ O gráfico da posse de bola mostra clara superioridade lusa: 67%/33%.

87’ Éder entrou para o lugar de Postiga.

88’ Canto cobrado por Meireles pela direita, e Bruno Alves saltou mais alto que toda a gente e cabeceou para o 3-0.






89’ Chertoganov rendeu Gokdemir.



Sem mais ocorrências dignas de registo até final, Portugal confirmou uma vitória difícil de construir.

A equipa das quinas entrou com um ritmo forte, muito concentrada num jogo colectivo, com uma circulação rápida da bola, tabelinhas, movimentos de rotura, passes curtos e longos, cruzamentos, remates de fora da área e pouca concentração nas individualidades, nomeadamente de Ronaldo e Nani, os habituais desequilibradores.
No entanto, apesar de estar a jogar bem, a praticar um bom futebol, na primeira parte faltou o golo, que iria sendo adiado por algum azar (três bolas ao ferro nos primeiros 45 minutos), demérito da finalização e muito mérito para o guardião Agayev, que mostrou reflexos apuradíssimos, e claro, o autocarro que os azeri colocaram em frente à sua baliza também dificultou a vida aos portugueses.
No segundo tempo, chegou-se a temer o pior quando Ronaldo voltou a acertar no poste, no entanto, pouco depois, acabado de entrar, Varela deu vantagem aos portugueses, e face à pouca ambição do Azerbaijão, a toada do encontro foi-se mantendo sem grandes sobressaltos e já nos últimos dez minutos chegaram o 2-0 e o 3-0, com alguma naturalidade, dando alguma justiça ao que ambas as formações produziram.



Analisando os atletas em campo, começando pelos de Portugal…

Rui Patrício (Sporting) foi um mero espectador;
João Pereira (Valencia) e Fábio Coentrão (Real Madrid) envolveram-se muito no ataque, por vezes até em simultâneo, e estiveram ambos perto de marcar; Pepe (Real Madrid) e Bruno Alves (Zenit) tiveram uma noite descansada, com destaque para o segundo que ainda introduziu o seu nome na lista de marcadores;
Miguel Veloso (Dínamo Kiev) não estava a jogar mal mas saiu quando a equipa precisava de ter maior velocidade na circulação de bola; João Moutinho (FC Porto), muito rotativo, deu ritmo ao jogo, participou em tabelinhas, esteve bem nos passes e foi rematador; e Raul Meireles (Fenerbahçe) cobrou o canto que deu origem ao 3-0;
Nani (Manchester United), sem grandes rasgos individuais, começou como extremo, acabou a “10” e participou na dinâmica colectiva; Cristiano Ronaldo (Real Madrid), também sem entusiasmar no drible, foi também ele um jogador de equipa, nada egoísta, por vezes até exagerou desse seu princípio nesta partida, acertou no poste e fez a assistência para o 2-0; Hélder Postiga (Saragoça), depois de duas bolas ao ferro, conseguiu também ele facturar;
Varela (FC Porto) marcou assim que entrou; Ruben Amorim (Sp. Braga) reequilibrou o meio-campo; e Éder (Sp. Braga), sem estar em evidência, teve os seus primeiros minutos como internacional A.



Quanto aos jogadores do Azerbaijão…

Agayev (Khazar) fez uma exibição fantástica, mostrou reflexos apuradíssimos e evitou a goleada, no entanto, praticou muito anti-jogo ao demorar tempo nas reposições;
A defesa, de uma forma geral, foi ocupando espaços e tapando os caminhos para a baliza: Allahverdiev (Khazar), azarado, saiu de cabeça ligada; Sadygov (Karabakh) e Levin (Inter Baku) são dois centrais altos e maus tecnicamente; e Medvedev (Karabakh), que também pode actuar como lateral-direito, não subiu muito no terreno;
O meio-campo esteve bastante recuado: Shukurov (Neftchi) e Gokdemir (Hannover 96) foram dois laterais que jogaram como médios-ala para fecharem o flanco; Abishov (Khazar) é inteligente, jogou com critério na entrega da bola; e Amirguliyev (Khazar) foi mais um a ocupar espaço;
Huseynov (Adana Demirspor) foi um segundo avançado que sentiu bastantes dificuldades em ligar o meio-campo ao seu ponta-de-lança; e Ozkara (Kayseri Ercyesspor) esteve muito desapoiado;
Ismailov (Karabakh), Subasic (Khazar) e Chertoganov (FK Qäbälä) nada acrescentaram.




Com este resultado, fica assim disposta a classificação do Grupo F de qualificação europeia para o Mundial 2014:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...