quinta-feira, 19 de setembro de 2024

“Quando joguei pela 1.ª vez com Pirlo, questionei-me se eu podia ser considerado jogador de futebol”. Recorde Gattuso

Gattuso disputou 468 jogos pelo AC Milan e 73 pela seleção italiana
Gennaro Gattuso era uma espécie rara. Não era o médio mais recuado, mas era o médio mais defensivo de um grande AC Milan que conquistou, entre outros troféus, a Liga dos Campeões em 2002-03 e 2006-07. A sua energia, agressividade e virilidade complementavam o refinado e criativo estilo de Andrea Pirlo, que à frente da defesa pautava o jogo da sua equipa. A parceria entre os dois foi replicada com sucesso na seleção italiana, com a conquista do Mundial 2006.
 
Pouco ou nada do que Gattuso fazia em campo era artístico. Talvez hoje, em que a relação com bola é tão privilegiada em todas as posições em detrimento de outras características defensivas – até nos guarda-redes… –, não tivesse lugar na alta-roda. Mas naquela altura sobreviveu ao mais alto nível: disputou 468 jogos pelos rossoneri e 73 pela squadra azzurra.
 
Mas este médio transalpino que apenas apontou 18 golos na carreira estava ciente das suas limitações. Aliás, provavelmente até foi esse fator uma das chaves para o sucesso que veio a alcançar. “Se um dia fizessem um jogo de onze Gattusos contra onze Gattusos, acabava 0-0 pela certa”, gracejava.
 
 
“A primeira vez que joguei com o Pirlo, quando o vi com a bola nos pés, questionei-me se eu podia ser considerado verdadeiramente um jogador de futebol”, afirmou noutra ocasião.
 
E se o que Pirlo fazia em campo merecia a admiração de Gattuso, o que o fazia fora das quatro linhas provoca-lhe raiva: “Um dia estava a almoçar e deixei o meu telemóvel na mesa. Sem eu ver, o Pirlo enviou uma mensagem escrita ao presidente e ao diretor desportivo do AC Milan a oferecer-lhes a minha irmã.”
 
A agressividade que exibia em campo não era exclusiva do Gattuso futebolista. Fazia parte da sua personalidade. Era irascível, impulsivo e provocador. Desentendia-se com quem lhe aparecia à frente, fossem treinadores, adversários ou colegas de equipa. E não olhava a tamanhos, tendo chegado a pegar-se com Peter Crouch, que mede mais 25 centímetros – 2,02 m contra 1,77 m.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...