terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

A minha primeira memória de… um jogo entre Manchester United e Southampton

Em tronco nu não está um invasor de campo mas sim Diego Forlán
Há um episódio de um jogo de novembro de 2002 entre Manchester United e Southampton que nunca mais esqueci, até porque nunca tinha visto nada parecido e não voltei a ver. A poucos minutos do fim, o avançado uruguaio Diego Forlán marcou um (grande) golo que colocou os red devils em vantagem e despiu a camisola durante os eufóricos festejos. Até aqui, tudo normal.
 
O insólito é que Forlán demorou a reaver a camisola e, com a pressa dos saints em recomeçar rapidamente o encontro, acabou por disputar lances com o jersey… na mão. Curiosamente, o jogador sul-americano não viu qualquer cartão amarelo, porque naquela altura os jogadores que retirassem a camisola ou tapassem a cara durante os festejos não eram admoestados. Porém, o episódio ocorrido com o futebolista uruguaio em Old Trafford levou a FIFA a propor uma alteração à lei 12, punindo os strippers.
 
 
Mas voltemos atrás. À partida para o jogo, da 12.ª jornada da Premier League, o Manchester United era quarto classificado, a oito pontos do líder Liverpool, depois de na época anterior ter concluído o campeonato na 3.ª posição, a dez pontos do campeão Arsenal e a três do vice Liverpool. Alex Ferguson, imagine-se, estava a ser contestado, até porque a renovação da equipa campeão europeia em 1999 não estava a correr propriamente bem, numa altura em que se falava cada vez mais da saída de David Beckham e o caríssimo Juan Sebastián Verón - 42,6 milhões de euros, um recorde em Inglaterra à data - não estava a render o esperado.
 
O Southampton também era orientado por um escocês, Gordon Strachan, e ocupava o 10.º lugar. Nos saints atuavam alguns jogadores internacionais, como o guarda-redes finlandês Niemi, os suecos Michael (central) e Anders Svensson, o defesa norueguês Lundekvam, o lateral esquerdo inglês Wayne Bridge e o avançado inglês James Beattie.
 
O Manchester United abriu o ativo aos 15 minutos, através de um marcador improvável, Phil Neville, que apareceu isolado a passe de Paul Scholes.
 
No entanto, o Southampton empatou o encontro três minutos depois, por intermédio do médio Fabrice Fernandes, que, descaído para o lado direito, bateu o compatriota Fabien Barthez com um remate tenso e colocado.
 
A igualdade durou até aos 85’, quando o recém-entrado Diego Forlán encheu o pé do meio da rua e fez o seu segundo golo na Premier League, seguindo-se a eufórica comemoração.
 
“Um golo ao cair do pano do substituto Diego Forlán deu ao Manchester United uma vitória crucial sobre o Southampton num Old Trafford encharcado”, escreveu a BBC. “Diego Forlán foi o salvador do Manchester United pelo segundo jogo consecutivo na Premier League, mas o golo do uruguaio aos 85 minutos não vai fazer nada para silenciar aqueles que acreditam que a equipa de Sir Alex Ferguson está em declínio”, podia ler-se no The Guardian.
 
 

Ficha de jogo:

Manchester United: Barthez; Gary Neville, Ferdinand, Blanc, Silvestre (Solskjaer, 68), Beckham, Phil Neville (Forlán, 79), Véron, Giggs, Scholes e Van Nistelrooy (O'Shea, 87).

Southampton: Niemi; Dodd, Lundekvam, Michael Svensson, Bridge, Fernandes, Anders Svensson, Oakley, Marsden (Delgado, 88); Beattie e Ormerod (Delap, 75).

Árbitro: Uriah Rennie












1 comentário:

  1. Manchester United Football Club es un club de fútbol profesional con sede en Old Trafford, Greater Manchester, Inglaterra, que compite en la Premier League, la máxima categoría del fútbol inglés.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...