quinta-feira, 25 de junho de 2020

A minha primeira memória de… um jogo entre SC Braga e V. Guimarães

Vimaranense Bruno Alves tenta desarmar bracarense Henrique
Os dérbis do Minho são sempre quentinhos. Não só pela proximidade geográfica, mas todo um trajeto em paralelo e simultaneamente com vários pontos em comum as datas de fundação – Sp. Braga em 1921 e Vitória no ano seguinte -, os primórdios nos campeonatos regionais, as presenças assíduas na I Divisão, a afirmação no pós-25 de abril e a presença regular nas competições europeias a partir do final da década de 1990.

E se os bracarenses se têm assumido como quarta força do futebol português no que concerne a resultados desportivos, os vimaranenses ripostam com uma moldura humana de fazer inveja no D. Afonso Henriques independentemente da classificação da equipa.


As minhas primeiras memórias de dérbis do Minho remontam até ao verão de 2003. Chamou-me a atenção o facto de Sp. Braga e Vitória se terem defrontado por duas vezes na pré-temporada e de os resultados terem sido completamente antagónicos.

A 7 de agosto, no Estádio 1º de Maio, o Sp. Braga venceu por 2-0, com golos de Castanheira (6 minutos) e Narcisse (66’). “Anfitriões e mandões”, titulou o jornal O Jogo.

“O Braga foi anfitrião e mandão na receção ao vizinho Guimarães, no penúltimo compromisso de ambos da pré-época e que serviu para os arsenalistas se mostrarem à sua massa adepta. Com a vindima de pontos quase à porta, a equipa de Jesualdo Ferreira foi, verdade seja dita, a que deixou melhores e claras indicações do que poderá vir a fazer quando a bola começar a rolar a sério. A formação da casa quase monopolizou os 45’ iniciais, jogando a seu bel-prazer e criando situações de golo suficientes para sentenciar, desde logo, o amistoso”, podia ler-se no texto da crónica, que como se pode depreender colocou o Sp. Braga de Jesualdo Ferreira bastantes furos acima do Vitória de Guimarães de Augusto Inácio.

Porém, o anfitrião mandão tornou-se um visitante mansinho apenas seis dias depois, quando se deslocou ao Estádio D. Afonso Henriques e foi goleado por 5-1. Hugo Cunha (9’), Flávio Meireles (20’), Nuno Assis (29’ e 40’) e Fangueiro (73’) marcaram os vitorianos, Barroso (47’) para os bracarenses.

E como o que hoje é verdade, amanhã já é mentira, os vimaranenses que em Braga tinham sido monopolizados, a 13 de agosto já estavam “prontos para a vindima”, conforme titulava O Jogo, num texto assinado pelo mesmo Adriano Palhau que tinha redigido a crónica do encontro da semana anterior.

“A escassos dias do arranque da SuperLiga, a equipa do Guimarães deixou claro, diante do vizinho Braga, que está apta para a vindima de pontos. Em noite de inspiração, e sob a batuta de Nuno Assis, autor de dois golos e um autêntico quebra-cabeças para o último reduto arsenalista, os pupilos de Augusto Inácio desforraram-se, ainda, da derrota de há uma semana, então na apresentação do Braga. Se no 1º de Maio foi Augusto Inácio a ‘inventar’ do ponto de vista tático, querendo conciliar jogadores com as mesmas características e vocacionados para preencherem o mesmo espaço de jogo, ontem foi a vez de Jesualdo Ferreira dar um ar da sua graça nesta matéria, com reflexos evidentes e avantajados no marcador”, podia ler-se no texto.

A título de curiosidade, o Sp. Braga foi quinto classificado no campeonato que haveria de se seguir e garantiu o regresso às competições europeias após seis anos de ausência.  Já o Vitória de Guimarães, que na época anterior terminou numa honrosa quarta posição, lutou até à última jornada pela permanência, não indo além de um 14.º lugar. Nos dérbis da I Liga, o fator casa foi determinada: vitória dos bracarenses em Braga por 2-1 e dos vimaranenses em Guimarães por 1-0.

Curiosamente, não tenho grandes memórias de dérbis do Minho nos anos seguintes em jogos oficiais. O que mais recordo foi o de 2 de abril de 2010. Com o Sp. Braga a lutar pelo título com o Benfica, os arsenalistas foram beneficiados com três grandes penalidades e quatro expulsões da equipa adversária, tendo vencido na Pedreira por 3-2.

























Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...