segunda-feira, 29 de junho de 2020

Mário Silva: “Recebi abordagens de Paris SG, 1º de Agosto e Petro”

Mário Silva é uma das promessas do futebol angolano
Mário Chiwale Caluaco da Silva é um médio angolano de 19 anos, que representa a Escola Norberto De Castro de Luanda depois de ter passado três épocas ao serviço da a congénere do Huambo.

Natural de Luanda, Viana/Regedoria, o jovem centrocampista é internacional angolano sub-20 e esteve presente na última edição da Taça COSAFA sub-20, na qual os Palanquinhas terminaram em terceiro lugar.



ROMILSON TEIXEIRA - Que balanço faz da época 2019-20, tanto a nível individual como coletivo?
MÁRIO SILVA - Sobre o ano 2019-20 digo que foi uma boa época, mesmo não atingindo os objetivos coletivos, mas conseguimos dar o nosso melhor no campeonato. Individualmente digo que foi bom, fui convocado pela a seleção nacional de sub-20.

Como olha para decisão da FAF e das APF's em anular os campeonatos provinciais e nacionais respetivamente?
Foi a melhor decisão a FAF ter anulado os campeonatos provinciais e nacionais, devido à pandemia que estamos a enfrentar, mas estou triste com esta situação. Só devemos esperar.

O CD Escola de Futebol Norberto De Castro é uma das grandes academias de formação a nível nacional. O que o clube tem de especial que o torna diferente dos outros e o coloca no topo da lista dos principais emblemas formadores?
O que torna especial o CDENC é a forma de educar e ensinar os seus jogadores. Além de se importar só com o futebol, também dão ensino aos seus jogadores, o que nos tem ajudado muito na nossa formação como homens e jogadores de futebol.

No inicio desta temporada mudou-se do CD Escola Norberto De Castro do Huambo para o CD Escola Norberto De Castro de Luanda. Quais são as grandes diferenças entre as agremiações? Qual delas acha que tem melhores condições?
As duas escolas não têm muitas diferenças. Acho-as muitos iguais na forma de trabalhar e de ensinar.

Já foi abordado para representar um clube do Girabola e de campeonatos estrangeiros?
Já sim, do Girabola por 1º de Agosto e Petro de Luanda e no estrangeiro por PSG.

“Apoio Norberto de Castro por candidatar-se à FAF
Mário Silva joga na Escola Norberto de Castro
O que acha do protocolo assinado entre o CD Escola Norberto De Castro e o Sporting Clube de Portugal? E o que acha da candidatura de Norberto De Castro, fundador do clube, à presidência da FAF?
Acho que foi um bom acordo entre a nossa Academia e o Sporting. Sobre a candidatura tenho pouco a dizer. Mas apoio a decisão do Presidente Norberto de Castro.

As boas exibições renderam-lhe a chamada a seleção angolana sub-20 para disputar a COSAFA em dezembro de 2019. Como descreve esta experiência? Quais são as melhores memórias que guarda desta aventura em terras tanzanianas?
Foi uma boa experiência, gostei bastante e aprendi muito como jogador. Agradeço muito por essa oportunidade.

Conquistaram o terceiro lugar da prova. Sentiu que mereciam mais?
Nós merecíamos, mas o terceiro lugar foi o nosso destino: isso é o futebol.

Com qual dos seus colegas de seleção tem uma relação mais forte? Tem alguma história engraçada na seleção que queira partilhar?
Tenho relação mais forte com o Diogo, Balsa e o Zini. Ficávamos no corredor durante a tarde a falar com os trabalhadores do hotel em inglês sem intender o que eles diziam. É muito engraçado fingir que entendes um idioma.

Iniciou a sua carreira no Vianense com 13 anos de idade. Como descreve a sua passagem pelo clube de Viana?
Foi muito bom jogar no Vianense, porque foi a minha primeira experiência. Gostei de lá estar, fiz muitos amigos e aprendi muitas coisas.

Jogou três anos no Vianense. Como surgiu a oportunidade de se mudar do Vianense para a Escola Norberto De Castro?
Tive de sair do Vianense devido a motivos pessoais. Mas jogava no bairro, quando fui convidado para jogar num torneio. Ali fui visto e tive a oportunidade de receber um convite para fazer parte da Escola Norberto de Castro.

Quem é Mário Silva fora dos relvados? Como se define?
Fora dos relvados sou muito divertido, gosto de ouvir música e brincar bastante com os mais chegados.

Nasceu e cresceu em Viana. Como foi a sua infância? Quais as principais memórias que tem?
A minha infância em Viana foi muito boa, gosto desse lugar. É lá que estão todos os meus amigos.

Mário Silva é internacional sub-20 angolano

“Já fui assaltado em Luanda”

Luanda é uma província conhecida pelo índice alto de criminalidade. Já foi assaltado ou interpelado por marginais nas suas idas e vindas de treinos e jogos?
Há bandidos aqui, já fui assaltado sim. Mas habituo-me a lidar com isso, pois acontece em vários lugares.

Quais foram as maiores dificuldades que enfrentou no início da sua carreira? Sempre quis ser futebolista ou tinha outros sonhos em mente?
Sempre quis ser futebolista. Não tive muitas dificuldades, mas por vezes dava mais tempo à escola do que ao futebol.

“Assemelho-me a Marco Reus”

Quais são as suas maiores referências? Com que meio-campista acha que o seu jogo se assemelha?
As maiores referências que tenho são Iniesta, Lampard e De Jong, mas o meu ídolo é Marco Reus. Assemelho-me mais a ele.

Como analisa o estado atual do futebol angolano?
O futebol angolano nos últimos anos sofreu uma grande evolução em termos de formação. Estamos num bom caminho.

Qual é o seu maior sonho enquanto futebolista?
Jogar nas melhores liga do mundo, ser uns dos melhores jogadores do mundo e representar a seleção principal.























Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...