sexta-feira, 3 de maio de 2019

A minha primeira memória de… um jogo entre FC Porto e Desp. Aves

Ricardo Quaresma vigiado por um defesa do Desp. Aves
Embora tenha começado a acompanhar futebol em meados de 2000, não me recordo dos jogos entre FC Porto e Desportivo das Aves na I Liga em 2000/01. Nem depois de ver os vídeos. Os avenses voltaram ao primeiro escalão seis épocas depois, mas mesmo assim as minhas memórias do encontro entre ambas as equipas na primeira volta são muito enevoadas, embora ao ver os golos de Lucho González e de Quaresma na Vila das Aves me pareça que já os tinha visto antes.


Certo é que na última ronda do campeonato, os dois conjuntos nortenhos se defrontaram no Dragão, num encontro decisivo para os dois. O FC Porto liderava a prova, mas estava proibido de escorregar porque Sporting e Benfica ainda tinham hipóteses matemáticas de chegar ao título. O Desp. Aves entrava em jogo acima da linha de água, mas estava à mercê de Beira-Mar, que recebia o Paços de Ferreira, e do Vitória de Setúbal, que visitava a Naval.

“No que acredito é que vamos fazer os 68 pontos que temos como objetivo. Teoricamente o FC Porto é favorito para ganhar o seu jogo. É evidente. Mas já se viu acontecer muitas coisas no futebol. O Sporting vai ganhar o seu jogo e vai entrar na Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo, algo que nunca se fez. O resto já sabemos o que tem de acontecer”, tinha afirmado o treinador leonino Paulo Bento antes da jornada.


Numa tarde de 20 de maio de 2007 em que os jogos começavam todos à mesma hora, Sporting e Benfica inauguraram o marcador nas receções a Belenenses e Académica praticamente no mesmo minuto, deixando os leões na frente do campeonato. Entretanto, ainda havia um nulo no Dragão e já o Sporting vencia por 2-0. Beira-Mar e Vitória de Setúbal entraram a perder, o que eram boas notícias para o Desp. Aves.

Aos 26 minutos, Adriano deu vantagem aos azuis e brancos, mas Moreira empatou aos 35', num golo mais festejado em Alvalade e na Luz do que propriamente pelos adeptos avenses no Dragão. Porém, os sadinos deram a volta na Figueira da Foz, um resultado que atirava o Desp. Aves para a II Liga.

Ao intervalo da derradeira jornada, o Sporting era o virtual campeão. No entanto, o FC Porto não esteve para brincadeiras durante a segunda parte e arrumou o assunto com mais três golos, da autoria de Lisandro López (52 e 89 minutos) e Jorge Ribeiro na própria baliza (59’). Até deu para Vítor Baía jogar os últimos minutos e retirar-se em beleza, naquele que foi o seu último jogo como profissional.


“O FC Porto é bicampeão nacional. O 22º título da história dos portistas, o 15.º de Pinto da Costa e o primeiro de Jesualdo Ferreira adivinhava-se há mais de 15 jornadas, mas só foi confirmado ontem, num jogo que terminou com um triunfo tão claro como gordo, mas que, mesmo assim, não poupou os adeptos do FC Porto aos calafrios do costume. O Aves chegou a abafar as bancadas do Dragão e a acender as de Alvalade quando Moreira empatou o jogo, mas não resistiu à maré ofensiva dos portistas na segunda parte e acabou abaixo da linha de água, despromovido”, podia ler-se na crónica do jornal O Jogo no dia seguinte.


















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...