sábado, 22 de dezembro de 2018

As minhas primeiras memórias de… jogos entre Sporting e V. Guimarães

Acosta brilhou nos duelos de Guimarães e Alvalade
As minhas primeiras memórias de jogos entre Sporting e Vitória de Guimarães remontam à temporada 2000/01, para a qual os leões partiram na pele de campeões nacionais mas encerraram em terceiro lugar e na qual os vimaranenses não foram além da 15.ª posição, apenas uma acima da zona de despromoção.

Os dois confrontos entre os dois clubes nessa época ficaram marcados por hat-tricks de Beto Acosta, então veterano avançado argentino de 34 anos que no que a campeonato diz respeito marcou quase tantos golos aos minhotos (seis) como às outras 16 equipas (oito).

O primeiro, num Estádio D. Afonso Henriques que ainda não tinha sofrido a remodelação para receber o Euro 2004, foi transmitido na Sport TV e, como na altura não tinha esse canal em casa, apenas soube do resultado no final. 1-4 a favor do Sporting em partida da 2.ª jornada, com três golos de El Matador ainda na primeira parte, aos 11, 24 (de grande penalidade) e 44 minutos e outro de Beto já perto do apito final (88’), enquanto o avançado brasileiro Sérgio Júnior marcou o golo de honra dos vimaranenses quando o resultado estava 0-3 (77’).


Do encontro da segunda volta, em Alvalade, recordo-me melhor, pois acompanhei a transmissão da RTP 1, a 27 de janeiro de 2001 e a contar para a 19.ª jornada. Lembro-me de Acosta ter apontado um hat-trick, depois de ter atravessado um período de seca de golos, e de ter sido um jogo com muitos foras de jogo. Ao consultar o resumo, confirmei não só essas memórias como recordei que se tratava da estreia de Rodrigo Tello como jogador do Sporting e de Manuel Fernandes no comando técnico dos leões, depois das saídas de Augusto Inácio e Fernando Mendes. No banco do outro lado estava Álvaro Magalhães, que substituiu Paulo Autuori em novembro e acabou rendido no final de fevereiro por… Augusto Inácio.

Depois dos dois primeiros golos de Acosta (13 e 47 minutos) e antes do terceiro (69’), o central brasileiro William reduziu para os vimaranenses (49’), dando sequência a um grande trabalho no corredor direito por parte de Abel, que viria a jogar de leão ao peito entre 2006 e 2011.


Na época seguinte, o Sporting goleou o Vitória de Guimarães por 5-0 em Alvalade no jogo da primeira volta, que ficou marcado pela estreia de Hugo Viana pelos verde e brancos na I Liga. No jogo do D. Afonso Henriques, os leões venceram por 1-0 com um grande golo de cabeça de João Pinto, que, parafraseando o meu pai, “pôs a cabeça onde nem todos se atrevem a pôr os pés”.


















E para o caro leitor, qual foi o primeiro jogo entre Sporting e Vitória de Guimarães de que tem memória? E quais foram os melhores e mais marcantes jogos entre as duas equipas?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...