terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Conceição já foi expulso dez vezes. "O controlo emocional trabalha-se", diz psicólogo

Sérgio Conceição soma duas mãos cheias de expulsões
Ao festejar efusivamente o golo fora de horas de Hernâni virado para o banco do Boavista no dérbi da Invicta deste domingo, no Bessa, Sérgio Conceição recebeu do árbitro Hugo Miguel ordem de expulsão pela terceira vez na época, pela quarta vez desde que orienta o FC Porto e pela décima ocasião na carreira de treinador.

No calor do jogo, as emoções estão à flor da pele, mas as do técnico portista fazem-se com maior intensidade ou... então são apenas mais castigadas pelos árbitros. "Um jogo é propício a emoções e essas emoções provocam reações diferentes em função da personalidade e da experiência das pessoas, neste caso de um treinador mas também ex-jogador", começou por explicar ao DN o especialista em Psicologia Desportiva, Jorge Silvério.


No entanto, de acordo com o mestre português em Psicologia do Desporto, "é importante para quem julga ter cuidado e não se deixar afetar" pelos rótulos ou fama que "a partir de determinado momento as pessoas ganham por se controlarem de determinada maneira". Sérgio Conceição ficou alterado com a ordem de expulsão e teve mesmo de ser agarrado por vários elementos da própria equipa técnica, saindo em direção do túnel a apontar o dedo a Ricardo Santos, o mesmo árbitro assistente que já o tinha expulsado no jogo da Supertaça no início da época, diante do Desportivo das Aves (3-1), em Aveiro. Mas para Jorge Silvério, não é mais fácil expulsá-lo devido à sua personalidade temperamental: "Penso que quem julga deve ter apenas em conta o comportamento da altura e não o histórico que possa estar associado. O Sérgio Conceição não deve ser prejudicado por isso."

O psicólogo do desporto diz que "o controlo emocional trabalha-se, percebendo o que é que o causa", e revela que "existem estratégias para modificar isso caso se entenda necessário". "Primeiro é preciso identificar a causa do descontrolo emocional. Depois há um conjunto de estratégias mais fisiológicas, como fazer algum tipo de respiração, ou mais cognitivas. Percebendo o que está na causa, pode-se desenvolver estratégias", acrescentou.

Porém, Jorge Silvério admite a possibilidade de a postura do treinador portista, de 44 anos, ser intencional. "Temos tendência em dizer que é sempre uma coisa negativa, mas às vezes pode ser intencional em função do momento da equipa e do momento do jogo. Pode ser estratégico, como forma de espicaçar a equipa e fazer que os adeptos tenham determinada reação", salientou.


O próprio Sérgio Conceição já falou algumas vezes sobre o seu temperamento. Mas recusa ser uma pessoa conflituosa. "Com base em três ou quatro episódios passaram a imagem de uma pessoa conflituosa que perdia facilmente as estribeiras. Isso não corresponde à verdade. A verdade é que vivo de forma muito apaixonada a profissão, sou muito exigente comigo e com os outros, tenho uma grande vontade de ganhar mas isso não tem de passar o limite. Quem lida comigo sabe a pessoa que sou. Colocaram rótulos enganadores. Houve situações muito difíceis e estivemos todos muito equilibrados", disse em maio deste ano.

Também Carlos Secretário, antigo colega de equipa de Sérgio Conceição no FC Porto, falou ao DN sobre a personalidade do agora técnico quando Conceição assinou pelo FC Porto. "Os próprios árbitros e dirigentes já sabem que ele é assim. Não o faz para atingir quem quer que seja, mas vai com os jogadores e com a sua equipa até ao fim do mundo. A liderança é muito importante e ele tem uma voz ativa, daquelas que mexem com o plantel", referiu em junho de 2017.

As dez expulsões de Conceição

Sérgio Conceição apontou o dedo a Hélder Malheiro
Olhanense 0-2 Rio Ave (12.02.2012): Sérgio Conceição tinha pouco mais de um mês como treinador principal quando recebeu pela primeira vez ordem de expulsão na carreira, no final do jogo perdido em casa na I Liga 2011-12. "O jogo aqueceu durante um certo período porque o árbitro não o soube controlar. Houve muitos erros e foi isso que lhe fui dizer no final da partida. Depois, disse-me que eu estava expulso. Já ando no futebol há muitos anos e já apanhei muitos artistas", afirmou o então técnico dos algarvios em conferência de imprensa, confessando que pediu aos seus jogadores "para não cumprimentarem" o árbitro Hélder Malheiro porque "não tinha feito um jogo de acordo com as leis de jogo".

Marítimo 3-1 Académica (19.04.2014): Num dos seus últimos jogos à frente da Académica, foi expulso pelo árbitro Jorge Ferreira durante o jogo com o Marítimo, da I Liga 2013-14, por palavras que terão levado à "lesão da honra e da reputação" do juiz, de acordo com a justificação do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. O treinador foi suspenso por 20 dias e multado em 1530 euros.

Sp. Braga 0-1 Sporting (11.01.2015): Já ao serviço do Sp. Braga foi expulso no decorrer da segunda parte de um jogo, ainda com o resultado a zero, por palavras dirigidas ao árbitro... Hugo Miguel. "Qualquer dia o treinador tem de estar no banco com um adesivo na boca. O futebol não é isso. O futebol não é isso, o futebol é gesto, é emoção e desde que não haja ofensa não leva a nada. Todos os treinadores do mundo fazem isso", defendeu o adjunto Jorge Rosário, na conferência de imprensa que se seguiu ao encontro referente à I Liga 2014-15.

Sp. Braga 0-0 Académica (20.03.2015): ​​​​​​No reencontro com a antiga equipa, Conceição foi expulso no final do jogo, a contar para o campeonato, por linguagem injuriosa para com a equipa de arbitragem liderada por Bruno Paixão. "Isto é uma vergonha, filhos da p..." foram alegadamente as palavras dirigidas, de acordo com o relatório, que deu igualmente conta de insultos ao presidente da Académica: "Paga-me o que deves seu filho da p..." "Posso garantir-vos que não dirigi a palavra ao senhor Bruno Paixão no final do jogo. Os relatórios do árbitro e dos delegados da Liga são completamente diferentes", disse depois.

Tondela 1-1 V. Guimarães (06.02.2016): Pouco tempo depois de ter saído de Braga, Sérgio Conceição continuou no Minho mas ao leme do rival V. Guimarães. Já com o resultado empatado a um golo, em tempo de compensação, foi expulso por Artur Soares Dias alegadamente por palavras dirigidas ao árbitro, também em jogo da I Liga. "Eu presumo que o árbitro se tenha enganado. Muito sinceramente. Quando ele me expulsou eu estava a mandar sentar os jogadores, porque estava toda a gente de pé. Presumo que ele se enganou porque eu não disse absolutamente nada", afirmou em conferência de imprensa, dias antes de saber que tinha sido castigado apenas com uma multa de 153 euros.


V. Guimarães 2-2 V. Setúbal (13.02.2016): Uma semana depois da expulsão em Tondela, Sérgio Conceição repetiu a dose em casa, na receção ao Vitória de Setúbal, igualmente para o campeonato. Ao intervalo, desentendeu-se com o homólogo Quim Machado no túnel, numa fase em que a partida estava empatada a um golo, e recebeu ordem de expulsão por parte do árbitro Nuno Almeida, tendo sido punido com 288 euros de multa.

Benfica 1-0 V. Guimarães (29.04.2016): Aos 35 minutos da partida, o árbitro Bruno Paixão deu ordem de expulsão a Sérgio Conceição, que não gostou do cartão amarelo mostrado a Licá e protestou. O treinador não se conformou com a decisão e o jogo esteve parado mais de um minuto até este decidir abandonar o relvado. "Sou trabalhador, sou honesto. O futebol português é isto. Existe muita hipocrisia e jogo fora de campo", afirmou em conferência de imprensa, tendo recebido depois 1722 euros de multa e 25 dias de suspensão. "Agora o treinador é expulso quando fala com o adjunto. Ele apenas falou comigo e foi expulso", defendeu mais uma vez o adjunto Jorge Rosário, após mais um jogo da I Liga.


FC Porto 3-2 Portimonense (17.11.2017): Já a dirigir o FC Porto, numa fase em que os portistas perdiam por 1-2 no Dragão em partida da quarta eliminatória da Taça de Portugal, Conceição foi expulso por Artur Soares Dias por indicação do árbitro assistente, devido a protestos de uma grande penalidade não assinalada. Ainda assim, os dragões haveriam de operar a reviravolta no pouco tempo que restava jogar.

FC Porto 3-1 Desp. Aves (04.08.2018): A primeira expulsão desta época, logo no primeiro jogo da temporada, que valia a Supertaça. Aos 60 minutos, quando havia 1-1 no marcador, Sérgio Conceição ficou irritado pela ausência de sanção a Jorge Fellipe, que atingiu Herrera na cara e deixou o mexicano a sangrar, e protestou veemente com um dos árbitros assistentes e o juiz principal Luís Godinho, que lhe deu ordem de expulsão. "Isto é uma vergonha! Vão para o c... Vão mas é para o c...", terá exclamado o treinador portista, que recebeu uma multa de 536 euros.

FC Porto 1-1 Desp. Chaves (14.09.2018): Depois de I Liga, Taça de Portugal e Supertaça, a estreia em expulsões na Taça da Liga. Aborrecido pela falta de tempo útil de jogo, não poupou nas críticas ao árbitro Vítor Ferreira no túnel de acesso aos balneários, durante o intervalo: "Só houve 15 minutos de tempo útil de jogo, que é isto, puto? Estás a brincar com o nosso trabalho? Expulsa-me, expulsa-me, expulsa-me se quiseres." Antes de ficar a saber que teria de pagar uma multa de 765 euros, explicou a expulsão e criticou o árbitro após o jogo, em conferência de imprensa: "No túnel, o árbitro entrou e eu disse-lhe que o tempo útil de jogo era muito curto. Obviamente falei num tom mais exaltado e isto à frente de 10, 12, 15 pessoas. Um árbitro com pouca confiança, pouco carácter e até algum receio. Pareceu-me pouco seguro no que fazia. Essa expulsão teve que ver com isso, com essa forma de estar dele. Foi isso que se passou à frente de seguranças, GNR, pessoas que podem testemunhar o que disse."

Boavista 0-1 FC Porto (02.12.2018): O golo de Hernâni aos 95 minutos, a decidir o dérbi da Invicta, fez explodir Sérgio Conceição, que festejou efusivamente virando-se para o banco do Boavista, algo que desagradou ao capitão axadrezado Idris, que foi pedir explicações ao treinador portista. Quem também não gostou foi o árbitro Hugo Miguel, que lhe deu ordem de expulsão. "Ser expulso por festejar assim ao fim de 90+5 de massacre na batalha do Bessa? Futebol é emoção, e deixei-me contagiar. Não estava na missa, estou na caminhada para ganhar o campeonato", justificou no Twitter.



Link original: https://www.dn.pt/edicao-do-dia/04-dez-2018/interior/conceicao-ja-foi-expulso-dez-vezes-o-controlo-emocional-trabalha-se-diz-psicologo-10270452.html?target=conteudo_fechado










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...