segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Keizer a tirar notas no regresso aos golos de Bas Dost em Alvalade

O momento em que Bas Dost cabeceia para o 1-0
A conturbação parece não ter fim à vista no Sporting, que este domingo viu serem detidos o ex-presidente, Bruno de Carvalho, e o líder da Juventude Leonina, Mustafá. No entanto, em pezinhos de lã, enquanto o interino Tiago Fernandes assegura a transição de José Peseiro para Marcel Keizer no comando técnico, os leões somam a quinta vitória em outras tantas jornadas da I Liga disputadas em casa e já sabem que vão entrar em dezembro na vice-liderança do campeonato, a dois pontos do FC Porto.

Diante de um Desp. Chaves que se apresentou em Lisboa a segurar a lanterna vermelha mas ainda assim a procurar guardar a bola, os verde e brancos demoraram a impor o seu jogo e, embora dominado o encontro na maior parte do tempo, nunca o chegaram a ter completamente sob controlo.


Na melhor fase do Sporting, entre os 10 e os 30 minutos da primeira parte, chegou o golo, pelo inevitável Bas Dost, que já não marcava em Alvalade desde 22 de abril. Bem ao seu estilo, a voar entre os centrais e a cabecear certeiro, deu a melhor resposta a um grande cruzamento de Acuña, que voltou a ser lateral e foi uma autêntica locomotiva no corredor esquerdo. Um bom cartão-de-visita de ambos para Keizer.

Numa partida em que o Sporting se superiorizava, as duas equipas conseguiam chegar ao último terço com alguma facilidade mas não criavam ocasiões de golo, dando a ideia de que a qualquer momento poderia haver um golo para qualquer um dos lados. Os leões, mais rematadores, não acertavam no alvo. Os flavienses, menos atiradores, iam ameaçando com cruzamentos venenosos.


Da falsa sensação de vitória ao susto

A expulsão de Bruno Gallo, aos 71 minutos, deu a falsa sensação de que a vitória já estava assegurada para o lado leonino. Nada mais errado, conforme comprovou o recém-entrado Niltinho, que silenciou os cerca de 20 mil sportinguistas presentes no estádio com um grande golo de fora da área, em que a bola ainda bate no poste antes de entrar (81').

Com pouco tempo para reagir, temia-se que dois pontos voassem e fosse desperdiçada a oportunidade de ultrapassar o Sp. Braga e continuar à frente do Benfica, mas dois minutos depois o árbitro Tiago Martins assinalou uma grande penalidade, por puxão em Bas Dost na área flaviense, que vai fazer correr muita tinta durante os próximos dias. Dost não se incomodou com os protestos dos jogadores do Desp. Chaves e fez o 2-1 com a frieza habitual, naquele que foi o seu 66.º golo na I Liga em 66 jogos e o 12.º remate certeiro em seis duelos com os transmontanos.

Num dia em que o verão de São Martinho não passou de mito, o Sporting fez jus à tradição, prolongando a invencibilidade caseira no campeonato (23 jogos) e diante do adversário deste domingo (14 vitórias em três empates em 17 partidas em Alvalade).

Figura: Bas Dost

Ausência sentida na equipa do Sporting ao longo de mais de dois meses, Bas Dost mostrou que podem continuar a contar com a sua veia goleadora. De regresso aos golos em Alvalade, onde não marcava desde a receção de 22 de abril ao Boavista, o avançado holandês voltou a fazer valer o seu imponente jogo aéreo e a frieza na conversão de grandes penalidades, características que fizeram dele o maior goleador dos leões nas duas derradeiras temporadas. Já com cinco golos apontados na I Liga - apenas o bracarense Dyego Sousa tem mais -, promete ser novamente um sério candidato ao título de melhor marcador do campeonato.


Ficha de jogo

Jogo Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa).

Sporting: Renan, Bruno Gaspar, Coates, Mathieu, Acuña, Gudelj, Miguel Luís, Bruno Fernandes, Jovane (Diaby, 68), Nani (Misic, 90+1) e Bas Dost (Montero, 87).

Treinador: Tiago Fernandes.

Desp. Chaves: Ricardo, Paulinho, Maras, Marcão, Luís Martins, Bressan (William, 80), Eustáquio, Bruno Gallo, Perdigão (Niltinho, 69), Avto (João Teixeira, 80) e André Luís.

Treinador: Daniel Ramos.

Marcadores: 1-0, Bas Dost, 23 minutos; 1-1, Niltinho, 81; 2-1, Bas Dost, 86 (grande penalidade).

Disciplina: cartão amarelo para Gudelj (45), William (83) e Paulinho (90+4). Cartão vermelho direto para Bruno Gallo (71).


Veja o resumo da partida














Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...