terça-feira, 24 de junho de 2014

CR7 Os segredos da máquina, de Luis Miguel Pereira e Juan Ignacio Gallardo


Se pensa que sabe tudo sobre Cristiano Ronaldo, esqueça. Este livro apresenta, detalhadamente, os constituintes da personalidade do craque português.
              
Da coautoria de Luis Miguel Pereira e do espanhol Juan Ignacio Gallardo, a obra – de mais de 200 páginas - divide-se em cinco capítulos: Físico, Mental, Profissional, Técnico e Estético.

O primeiro revela os segredos da sua potência, resistência e velocidade, aborda os treinos específicos que efetua em Vadebebas – onde fica o centro de estágio do Real Madrid – e as lesões que tem tido ao longo da carreira, a justificação da sua causa e a forma como as evita. Já são famosas as histórias em que treinava com pesos a altas horas da madrugada, na Academia do Sporting, mas sabiam que CR7 já foi operado ao coração?

Mantendo também um cariz biográfico, algo transversal a todo o livro, o capítulo Mental revela pormenores da vida de Cristiano Ronaldo que sustentam a autoconfiança, resiliências, ultracompetitividade, ambição, liderança e equilíbrio que transparece. Quem diria que hoje é considerado por muitos como arrogante, mas que em tempos viveu dias difíceis por ser gozado com o seu sotaque?

Ainda que aflorado no capítulo Mental, o Profissional aprofunda como tudo tem feito para ser o melhor do mundo e os cuidados que tem, para se manter no topo da pirâmide do futebol mundial e como tenta progredir a cada dia que passa. Nem em casa, porto de abrigo que muitos utilizam para fugir ao stress do trabalho, descura a sua manutenção física. Piscina, ginásio e a máquina da NASA é algum do recheio da mansão do madeirense.

Na alínea que aborda a vertente técnica, é muito bem explorado os segredos por detrás da evolução de Ronaldo no drible, finalização, remate, cabeceamento e tática.

E por fim, a estética. Como não poderia deixar de ser? CR7 não se esgota na sua ambição de ser um dos melhores de sempre, e tem cuidado com o físico. Há muito que não é o miúdo «franzino, com esparguete no cabelo, borbulhas na cara e os dentes tortos», que há mais de dez anos despontou no Sporting.

Quando o livro me foi oferecido questionei que mais poderia saber sobre Cristiano Ronaldo, cuja vida pessoal e sobretudo profissional está sempre tão patente nos mais diversos noticiários. Depois de ter lido toda a obra, tive a resposta: tanto e tanto!

Um exemplo de dedicação e de persistência em busca de um sonho, o craque português esteve muitíssimo bem retratado por Luis Miguel Pereira e Juan Ignacio Gallardo, a quem congratulo e saúdo por um trabalho que supera tudo o que sobre CR7 já foi publicado.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...