domingo, 31 de março de 2013

Liga BBVA | Maiorca 2-3 Deportivo

marca.com
Esta tarde, no Estádio Iberostar, em Palma de Maiorca, o Deportivo venceu o Maiorca por 3-2, num jogo a contar para a 29ª jornada da Liga BBVA. Sílvio, Marchena e Riki marcaram para os galegos, e Víctor e Nsue para os maiorquinos.
                                      

Eis a constituição das equipas:


Maiorca


Os maiorquinos ocupam o 19º lugar na Liga BBVA, e em caso de vitória igualaram o Saragoça no 17º lugar, o primeiro acima da linha de água.
Apesar da desconfortável posição, conseguiram vencer dois dos últimos três jogos.


Deportivo


O Depor é a lanterna vermelha do campeonato espanhol, e na última jornada conseguiu a sua única vitória nos derradeiros dez encontros. Os galegos estão a sete pontos da primeira equipa acima da linha de água. Esta época, ainda não conseguiram triunfar fora de portas.
A última vez que o emblema da Corunha conseguiu vencer em Palma de Maiorca foi na temporada 2005/06.


Cronómetro:

Ambas as formações procuravam ser assertivas, no início do encontro.

17’ Remate de Giovani foi desviado em Marchena e acertou na malha superior.

19’ Víctor atirou de fora da área, a bola desviou em Sílvio e entrou na baliza galega.


27’ Sílvio progrediu da esquerda para o meio e rematou colocado para o fundo das redes.


30’ Aouate negou o golo a Pizzi.

45’ Giovani, de livre direto, levou a bola a passar perto do alvo.

Intervalo.

48’ Na sequência de um livre lateral favorável ao Depor cobrado por Pizzi, e de uma série de ressaltos na área maiorquina, a bola sobrou para Marchena, que colocou a sua formação em vantagem.


57’ Nsue e Hemed renderam Víctor e Martí.

60’ Na sequência de uma grande jogada individual de Pizzi, o português vê o Aouate negar-lhe o golo, mas ao defender a bola, o guardião israelita acaba por atirá-la contra a cabeça de Luna. Esse toque acabou por servir de assistência para Riki, que fez o 1-3.


74’ Fernando Vázquez trocou Bruno Gama por Diogo Salomão.

77’ Tissone foi substituído por Javi Marquez.

80’ Nélson Oliveira entrou para o lugar de Riki.

86’ Num lance confuso na área galega, Nunes cabeceou para defesa de Aranzubia, e na recarga, Alfaro rematou contra Nsue e entrou na baliza do Depor.

89’ Valerón foi rendido por Zé Castro.

90+4’ Hemed cabeceou para defesa de Aranzubia.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o trunfo dos galegos.


Análise:

O início de jogo mostrou duas equipas expectantes, a procurarem agir de forma assertiva e encaixarem uma na outra. Com o tempo, até foi o Maiorca que teve ligeiro ascendente, conseguindo ser mais forte a meio-campo, e até inaugurou o marcador, num remate de Víctor que ainda foi desviado por Sílvio.
A partir daí, o Depor cresceu no encontro, conseguiu empatar por intermédio do lateral português e equilibrou o encontro.
No segundo tempo, a boa fase dos galegos continuou, e logo após o recomeço colocaram-se em vantagem, por Marchena, na sequência de um livre cobrado por Pizzi e alguns ressaltos à mistura.
O técnico maiorquino mexeu na equipa, colocou dois homens de algum gabarito, Hemed e Nsue, mas foram os visitantes que voltaram a marcar, por Riki, num lance em que Pizzi voltou a ter um papel muito ativo.
No entanto, quando se pensava que o resultado já estava feito, aos 86’, num lance confuso, Nsue fez o 2-3 e lançou o jogo para uma reta final emocionante. Ainda assim, não houve mais golos, e os comandados por Fernando Vázquez conseguiram mesmo alcançar a vitória.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Maiorca
Aouate evitou males maiores;
Hutton foi sempre dos mais esclarecidos da sua formação; Nunes, experiente, apesar dos três golos sofridos, nunca comprometeu diretamente; Geromel fez vários cortes bonitos e decisivos; e Luna fez uma assistência involuntária para o terceiro golo do Depor;
Martí comandou o meio-campo maiorquino, que nos primeiros 20 minutos até conseguiu ser bastante pressionante, mas que a partir daí foi regredindo de produção; Pina soltou-se algumas vezes da sua posição, mas raramente foi influente no ataque; e Tissone deixou de pressionar Sílvio na jogada do 1-1 e atrapalhou o seu guarda-redes no lance que originou o 1-2;
Alfaro esteve apagado, mas participou na obtenção do segundo tento; Giovani mostrou ser tecnicamente evoluído, mas não conseguiu desequilibrar; e Víctor inaugurou o marcador, contando com um desvio em Sílvio;
Nsue e Hemed refrescaram, respetivamente, flanco esquerdo e eixo do ataque, tendo o guineense apontado o 2-3; e Javi Marquez entrou para as mesmas funções de Tissone, que já estava muito desgastado.


Quanto aos jogadores do Deportivo
Aranzubia foi decisivo, com intervenções complicadas e coragem a sair de entre os postes;
Manuel Pablo, muito experiente, assinou uma exibição regular; Aythami esteve sereno no capítulo defensivo; Marchena chegou tarde na abordagem ao lance que veio a originar o 1-0, no entanto, redimiu-se ao marcar o segundo golo dos galegos; e Sílvio desviou para a sua própria baliza o remate de Víctor que inaugurou o marcador, mas conseguiu marcar para a sua equipa oito minutos depois;
Abel Aguilar mostrou capacidade técnica para sair de situações complicadas com tranquilidade, sempre com a cabeça levantada, e ainda alguma qualidade na função de organizador; Juan Domínguez, muito franzino, foi quase sempre o médio mais recuado; e Valerón mesmo com um ritmo mais lento, continua com capacidade para organizar o jogo;
Bruno Gama foi consistente, mas sem a mesma facilidade em criar desequilibrios que Pizzi teve; Pizzi cobrou o livre que originou o 1-2 e teve um papel fundamental na génese do terceiro golo; e Riki apontou o 1-3, completamente à vontade;
Diogo Salomão e Nélson Oliveira entraram para melhorar a capacidade da equipa em sair para transições rápidas; e Zé Castro regressou à competição para dar mais pendor defensivo à sua formação.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga BBVA:

zerozero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...