domingo, 20 de janeiro de 2013

Liga BBVA | Osasuna 2-1 Deportivo


Esta manhã, no Estádio Reyno de Navarra, em Pamplona, o Osasuna venceu o Deportivo por 2-1, num jogo a contar para a 20ª jornada da Liga BBVA. Kike Sola e Nino marcaram para os de Pamplona, e Camuñas para os de Corunha.


Eis a constituição das equipas:

Osasuna



O Osasuna é a lanterna vermelha da Liga BBVA, com apenas 15 pontos, não somou qualquer vitória nas últimas cinco partidas, e tem o pior ataque do campeonato (apenas 14 golos marcados).


Deportivo



O Depor já não vence em Pamplona desde 2007/08.
Os galegos, agora orientados por Domingos Paciência (que ainda não perdeu), estão em 19º, venceram apenas um dos últimos nove jogos e ocupam o penúltimo lugar. Ainda não conseguiram triunfar fora de portas e têm a pior defesa do campeonato no geral (40 golos sofridos) e na condição de visitante (27).
Evaldo está castigado.



Cronómetro:

4’ Álvaro Cejudo, em grande jogada individual passou por Sílvio, progrediu da direita para o meio e depois rematou forte, mas para fora.

O Deportivo apostava sobretudo num futebol directo, através de bolas bombeadas diretamente dos centrais para os atacantes.

26’ Num lance de contra-ataque, Armenteros apareceu desmarcado pela direita e cruzou para o coração da área onde Kike Sola de forma acrobática, e com alguma sorte à mistura, inaugurou o marcador.

40’ Na sequência de um canto cobrado pela direita, André Santos a meias com Aranzubia negaram o golo a Kike Sola.

Os galegos revelavam grandes dificuldades em sair a jogar.

Intervalo.

54’ André Santos foi rendido por Nélson Oliveira.

57’ Na ressaca de um pontapé de canto, Álex Bergantiños atirou forte, mas ao lado.

59’ Álvaro Cejudo cedeu o seu lugar a Joseba Llorente.

61’ Na sequência de um livre cobrado rapidamente, Lolo serviu Nino, que fez o 2-0.

68’ Arribas desviou um cruzamento de Pizzi e quase marcava na própria baliza,

69’ Domingos Paciência trocou Bruno Gama por Camuñas.

O Depor acusou o segundo golo sofrido, e não conseguia reagir.

73’ Nélson Oliveira, completamente isolado, permitiu a defesa de Andrés Fernández.

74’ Miguel de las Cuevas rendeu Kike Sola.

78’ Nélson Oliveira, novamente isolado, permitiu outra vez a intervenção do guarda-redes da formação de Pamplona.

80’ Riki, lesionado, foi substituído por Valerón.

82’ Raoul Loé entrou para o lugar de Nino.

90+2’ Na sequência de um cruzamento de Pizzi, Camuñas antecipou-se a Lolo e fez o 2-1.

90+4’ Livre de Pizzi desviou na barreira e foi para fora.

Sem mais ocorrências, confirmou-se o triunfo do Osasuna.


Análise:

O Osasuna entrou mais pressionante e ofensivo, enquanto o Depor, com bastantes dificuldades para sair a jogar de forma apoiada, optou por um futebol direto, com bolas bombeadas diretamente dos centrais para os atacantes, só que esse estilo nunca deu certo, pois o espaço nas costas da defesa da equipa de Pamplona não era muito, e por isso muitos desses passes foram interceptados pelo guarda-redes Andrés Fernández ou então saiam para fora do terreno de jogo.
Apesar da superioridade dos visitados, o 1-0 nasceu num lance em que Armenteros apareceu desmarcado pela direita em fora-de-jogo, e daí cruzou para Kike Sola que no coração da área, de forma acrobático e com alguma sorte, visto que a bola tocou nos dois postes antes de entrar, inaugurou o marcador.
No segundo tempo, os galegos estavam a reagir à desvantagem e já se via algum perigo junto da baliza de Andrés Fernández, no entanto, foram os comandados por José Luís Mendilibar que marcaram novamente, num livre cobrado de forma rápida, no qual Lolo serviu Nino, que atirou para o fundo das redes.
A partir daí, o Deportivo, já com Nélson Oliveira em campo, até dispôs de duas soberanas oportunidades para reduzir a desvantagem pelo avançado português, mas este desperdiçou ambas, e só Camuñas, em tempo de descontos, conseguiu o 2-1, mas já era tarde.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Osasuna
Andrés Fernández até nem teve muito trabalho, mas quando foi chamado a intervir, fez duas grandes defesas a remates de Nélson Oliveira e segurou a vantagem de dois golos;
Marc Bertrán deu profundidade ao seu flanco; Arribas exibiu-se a bom nível; Rubén foi uma parede no eixo defensivo; e Damiá fechou bem o seu lado;
Puñal foi impressionante na pressão exercida a meio-campo; Lolo cobrou de forma rápida o livre que originou o 2-0 e deixou-se antecipar por Camuñas no lance que deu o 2-1 ao Depor; e Nino apontou o segundo tento da formação de Pamplona;
Álvaro Cejudo apareceu pouco e saiu com problemas físicos; Armenteros fez o cruzamento para o 1-0; e Kike Sola foi sempre um perigo à solta e inaugurou o marcador com um remate acrobático;
Joseba Llorente, Miguel de las Cuevas, e Raoul Loé foram substitutos de contenção, rendendo jogadores de características mais ofensivas, com o intuito de arrefecer o ritmo de jogo.


Quanto aos jogadores do Deportivo
Aranzubia, apesar de ter sofrido dois golos, não foi obrigado a muito trabalho;
Manuel Pablo, provavelmente derivado da sua já longa idade, chegou tarde a vários lances; Aythami foi sempre o mais esclarecido do quarteto defensivo; Zé Castro para além das tarefas defensivas, em que não acompanhou convenientemente Kike Sola no 1-0, teve a responsabilidade de bombear a bola diretamente para os atacantes; e Sílvio acusou alguma falta de ritmo, perdendo o esférico por diversas ocasiões perto da sua área;
Paulo Assunção foi importante na recuperação de bola e em deixá-la jogável para os companheiros; Álex Bergantiños foi o elemento do duplo “pivot” que se soltou mais, mas também foi relevante no capítulo defensivo; e André Santos falhou vários passes e não conseguiu construir e organizar;
Bruno Gama nunca conseguiu desequilibrar; Pizzi fez o cruzamento para o 2-1, e, fruto da sua velocidade, foi travado várias vezes em falta, conseguindo “arrancar” alguns cartões amarelos aos adversários, no entanto, também teve muitos comportamentos precipitados; e Riki lutou muito mas não teve a velocidade e a agilidade para conseguir aproveitar os passes para as costas da defesa que lhe eram dirigidos, e saiu lesionado a dez minutos do fim;
Nélson Oliveira desperdiçou duas ótimas oportunidades para fazer o 2-1; Camuñas conseguiu reduzir a desvantagem, já nos descontos; e Valerón acabou por não conseguir influenciar o resultado com a sua qualidade.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga BBVA:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...