segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Liga ZON Sagres | Sporting 1-3 Benfica


Esta noite, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, o Benfica derrotou o Sporting por 3-1, num jogo a contar para a 11ª jornada da Liga ZON Sagres. Wolfswinkel inaugurou o marcador para os leões, e Rojo na própria baliza e Cardozo (2) assinalaram a reviravolta das águias.


Eis a constituição das equipas:

Sporting



O Sporting está a realizar um péssimo campeonato, ocupando á entrada para este jogo o 11º lugar, a apenas dois pontos dos lugares de despromoção, e a dezoito do líder FC Porto. Juntamente com o Marítimo, tem o pior ataque da Liga ZON Sagres, com apenas nove golos apontados.
Na Europa, as coisas também têm corrido mal e já estão afastados das competições além-fronteiras.
Schaars e Jeffrén estão ausentes, ambos por lesão.


Benfica



Em caso de vitória, o Benfica poderá igualar o FC Porto no comando do campeonato, com 29 pontos. Os encarnados ainda não perderam nesta edição da Liga ZON Sagres, e fora de portas têm tanto o melhor ataque, como a melhor defesa.
Luisão, Carlos Martins, Pablo Aimar e Enzo Pérez estão lesionados.


Cronómetro:

10’ Na sequência de um livre, Pranjic tocou curto para Insúa, que obrigou Artur a aplicar-se.

Primeiros dez minutos com o equilíbrio como nota dominante.

O Sporting dispunha-se em 4x1x4x1 no seu processo defensivo, com Capel e Carrillo na mesma linha que Elias e Pranjic, com Wolfswinkel à frente deste quarteto, e Rinaudo mais atrás.

Os leões passavam por uma fase de maior ascendente, depois do tal início equilibrado.

A formação comandada por Franky Vercauteren apostava por diversas ocasiões no passe longo para tentar chegar perto da área adversária.

30’ Na resposta a um cruzamento de Diego Capel, Wolfswinkel antecipou-se a Garay e a meias com o argentino, atirou para o fundo das redes.


34’ Lima recebeu a bola no espaço entre linhas, à entrada da área contrária, e rematou para fora.

37’ Rui Patrício, a dois tempos, negou o golo a Cardozo.

43’ Salvio cruzou pela direita, e “Takuara” conseguiu saltar mais alto que Boulahrouz e cabeceou ao lado.

Intervalo.

52’ Lima recuperou a bola a Rinaudo em zona frontal, e chutou para fora.

54’ Carrillo serviu Elias, que na cara de Artur permitiu a defesa do guardião encarnado.

58’ No seguimento de um cruzamento de Ola John pela esquerda, Rojo, pressionado por Cardozo, introduziu o esférico na sua própria baliza.


A equipa leonina sentiu o golo sofrido e agora era o Benfica quem estava por cima.

65’ Salvio viu o seu remate ser desviado pelo compatriota Rojo e sair para fora, com perigo.

66’ Na sequência de um cruzamento de Ola John, Garay, de cabeça, acertou no poste.

69’ Carrillo viu o cartão amarelo após uma falta sobre Melgarejo, e como estava em risco de suspensão, ficará de fora do próximo jogo, no terreno do Nacional.

70’ Viola rendeu Carrillo.

Rui Patrício negou o golo a Ola John.

Os verde e brancos estavam claramente a sentir sinais de desgaste.

76’ Insúa conseguiu aparecer perto da área dos encarnados, e atirou ao poste.

80’ Boulahrouz evitou um golo de Salvio com o braço, foi expulso, e foi assinalada uma grande penalidade que Cardozo converteu em golo.


82’ Jorge Jesus trocou Ola John por Gaitán.

83’ Elias cedeu o seu lugar a Xandão.

84’ Rinaudo viu o cartão amarelo depois de uma falta sobre Gaitán, e estará assim de fora do próximo jogo.

86’ Na resposta a um cruzamento de Salvio, Cardozo cabeceou para o fundo das redes, contando ainda com um desvio de Insúa.



87’ Diego Capel foi substituído por Izmailov, e Salvio por André Almeida.

90+1’ Rodrigo entrou para o lugar de Cardozo.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se a vitória das águias.


Análise:

Depois de dez minutos iniciais bastante divididos, o Sporting conseguiu ter algum ascendente durante a restante primeira parte, através de uma atitude muito pressionante e agressiva na recuperação do esférico, e isso acabou por fazer a diferença nessa altura, até porque foi numa situação de bola dividida que Wolfswinkel conseguiu dar vantagem aos leões.
No segundo tempo, o desgaste dos atletas verde e brancos foi-se acusando nas pernas, o discernimento e a disponibilidade física já não eram as mesmas, e aí o Benfica foi superior, conseguindo empatar num lance confuso entre Cardozo e Rojo, e chegar à vantagem através de uma grande penalidade, que valeu também a expulsão a Boulahrouz, e por fim, o “Takuara” sentenciou o resultado em 1-3 com um cabeceamento na sequência de um livre lateral.
Com a vitória no bolso, os comandados por Jorge Jesus, juntamente com os seus adeptos, desfrutaram dos minutos finais.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Sporting
Rui Patrício pareceu ter ficado a meio caminho na saída entre os postes no lance do tento do empate, no entanto, não teve responsabilidades nos restantes e até efectuou várias intervenções complicadas;
Eric Dier teve algumas dificuldades em travar Ola John e não conseguiu fechar convenientemente o seu flanco no cruzamento que o holandês fez para o 1-1; Boulahrouz foi expulso ao adiar para a grande penalidade o 1-2, numa partida em que até se exibiu a bom nível; Rojo fez um auto-golo, não conseguindo resistir à pressão de Cardozo; e Insúa fez do seu remate a principal arma e por pouco que não marcou por duas ocasiões (10’ e 76’);
Rinaudo foi agressivo e empreendedor, e mas estará de fora da próxima partida por ter chegado ao limite de cartões amarelos; Elias posicionou-se numa linha intermédia a meio-campo, um autêntico “box-to-box”; e Pranjic foi o centro-campistas com mais responsabilidades nos capítulos da criatividade e da aproximação aos atacantes;
Carrillo apareceu pouco, viu o 1-1 nascer a partir de um mau passe seu em zona proibida, foi o primeiro a acusar o desgaste e a ser substituído, sem antes ter visto o quinto cartão amarelo na Liga, e por isso, estará de fora do próximo jogo; Capel fez o cruzamento para o 1-0; e Wolfswinkel foi agressivo na disputa pelas bolas divididas e inaugurou o marcador, a meias com Garay;
Viola não conseguiu gerar desequilibrios; Xandão repôs a defesa a quatro unidades; e Izmailov entrou tarde, e quando o fez, nada acrescentou.

Quanto aos jogadores do Benfica
Artur respondeu de forma concentrada quando foi chamado a intervir;
Maxi Pereira deu profundidade ao seu flanco, no entanto, mostrou algumas debilidades no aspecto defensivo, e o 1-0 nasceu pelo seu lado; Jardel esteve irrepreensível; Garay deixou-se antecipar por Wolfswinkel e acabou por “ajudar” a desviar a bola para a sua própria baliza, no lance do 1-0, e no segundo tempo, esteve perto de marcar, tendo acertado no poste; e Melgarejo teve a sorte de lidar com um desinspirado Carrillo e a equipa melhorou quando subiu no terreno para apoiar Ola John;
Matic recuou com frequência até entre os centrais para construir jogo; André Gomes fez a ponte entre o meio-campo defensivo e os avançados; Salvio viu o seu remate com selo de golo ser interceptado pelo braço de Boulahrouz, e ser assim assinalado o “penalty” que deu o segundo golo aos encarnados, e fez a assistência para o 1-3; e Ola John fez o cruzamento para o 1-1 com o seu pior pé, o esquerdo;
Lima jogou como uma espécie de segundo avançado, recuando para receber a bola, mas aparecendo também em zona de finalização para rematar; e Cardozo pressionou Rojo e foi muito influente na marcação do golo do empate, e fez o 1-2, de grande penalidade e o 1-3 de cabeça;
Gaitán refrescou as alas; e André Almeida e Rodrigo entraram apenas para participar na festa.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...