quarta-feira, 25 de julho de 2012

Troféu Pauleta | Santa Clara 0-3 FC Porto



Esta tarde, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, o FC Porto conquistou o Troféu Pauleta, ao derrotar o Santa Clara por 3-0 em mais um encontro de pré-temporada. Lucho González (de grande penalidade), Christian Atsu e Castro marcaram os golos.




Eis a constituição das equipas:



Santa Clara






Os açorianos ficaram em 12º lugar a época transacta na então denominada Liga Orangina, o segundo escalão do futebol português.
A formação orientada por Luis Miguel esteve pela última vez na 1ª Liga em 2002/2003, depois de presenças em 1999/2000 e 2001/2002.
Nesta pré-temporada, os açorianos somaram uma vitória (5-0, ao Sindicato de Jogadores) e três empates (0-0 com as reservas do Fulham, 0-0 com o Vitória de Guimarães B e 1-1 com o Braga B).




FC Porto






Este será o quarto teste dos dragões, depois das vitórias diante Valadares (7-0), Servette (2-0), Évian (1-0) e Celta de Vigo (3-0).
Pela primeira vez, Vítor Pereira poderá contar com os internacionais que estiveram no EURO 2012.




7’ Paulo Monteiro desviou de cabeça um canto cobrado por Serginho, mas por cima da trave.



10’ Maicon, de livre directo, obrigou Hélder Godinho a intervenção apertada.



11’ James Rodríguez cobrou um canto, no qual Jackson Martínez cabeceou para nova defesa do guarda-redes dos insulares.



Apesar de o Santa Clara se mostrar atrevido, o FC Porto comandava as operações da partida.



27’ Hugo Santos, lesionado, cedeu o sue lugar a Rafael Porcellis.



28’ Na sequência de um livre marcado por James Rodríguez, Jackson Martínez de cabeça permitiu nova defesa de Hélder Godinho.



37’ Lucho González cruzou contra o braço de Pedro Cervantes dentro da área do Santa Clara, e o argentino na marca de grande penalidade deu vantagem aos dragões.



Ao intervalo, Luís Miguel fez entrar Brice Niclos, Godinho e Luiz Carlos para os lugares de Hélder Godinho, Accioly e Pacheco.
Vítor Pereira trocou Fabiano, Mangala, Fernando, Lucho González, James Rodríguez e Jackson Martínez por Kadú, Sereno, Castro, Christian Atsu, Kelvin e Kléber.



Chovia muito no Estádio de São Miguel, o que prejudicou o estado do relvado.



60’ Reguila, Pedro Cervantes e Serginho foram substituídos por Pipo, Minhoca e Marco Lança.



63’ Miguel Lopes, João Moutinho, Varela, Rolando e Addy renderam Djalma, Maicon, Defour e Iturbe.



A segunda parte estava a ser tecnicamente pouco conseguida, mas com muita combatividade.



69’ Diogo Moniz e Hugo Rego substituíram Platini e André Simões.



71’ Kadú fez uma defesa fantástica travando um remate de fora da área da equipa açoriana.



79’ Após um cruzamento rasteiro de Kelvin pela esquerda, Kléber arrastou os defesas do Santa Clara e ao segundo poste apareceu Christian Atsu, que de trivela fez o 0-2.



85’ Hugo Viveiros, Vítor Hugo e João Ventura entraram para os lugares de Brice Niclos, Pipo e Tony.



90+2’ Christian Atsu serviu Kelvin para a entrada da área, onde este picou para Castro nas costas de Godinho, concluindo o português ao atirar para o fundo das redes.




Sem mais ocorrências até final, o FC Porto conquistou o Troféu Pauleta de forma algo tranquila, frente ao anfitrião Santa Clara.
A formação orientada por Luís Miguel entrou motivada e atrevida, mas ainda assim, os dragões controlavam as operações, eram superiores, e num lance algo duvidoso, foi assinalada uma grande penalidade algo duvidosa que Lucho González converteu em golo.
No segundo tempo, começou a chover de forma mais intensa, o que piorou o terreno de jogo, e logo, fez-se sentir menos a vertente técnica na partida e mais a combatividade, mas os azuis e brancos não perderam o rumo, e apesar de um susto (grande defesa de Kadú), construíram uma vantagem tranquila, conseguindo o 2-0 e o 3-0 até final.



Analisando os atletas em campo, começando pelos do Santa Clara…
Hélder Godinho mostrou reflexos apuradíssimos; A defesa, na primeira parte, na sua generalidade, não abriu buracos, e aqui é preciso referenciar também a apetência para a cobrança de bolas paradas que o lateral-esquerdo Serginho tem;
Tony, à frente da defesa, equilibra a equipa; Pacheco é tecnicista e experiente, contemporiza bem com a bola nos pés e liberta a bola no “timing” correcto; e Pedro Cervantes ficou ligado negativamente à história do jogo ao cometer a grande penalidade;
Hugo Santos lesionou-se e saiu precocemente da partida; Platini mostrou um bom pé esquerdo; e o veterano Reguila foi um ponta-de-lança muito móvel;
Quanto aos suplentes utilizados, não há muito para destacar, talvez Godinho, pela negativa, que não acompanhou o movimento de Castro no lance do 0-3.



Quanto aos jogadores do FC Porto…
Fabiano não teve muito trabalho; Djalma e Mangala, embora não apresentem ainda movimentos característicos de laterais, sobretudo o segundo, não comprometeram; e Maicon e Otamendi foram mais uma vez sólidos no eixo da defesa;
Fernando esteve ao seu nível; Defour ligou sectores; e Lucho González, marcou de grande penalidade e fez mais uma vez jus à sua alcunha de “El Comandante”;
James Rodríguez fez vários movimentos interiores; Iturbe desta vez não deu nas vistas; e Jackson Martínez mostrou capacidade no jogo aéreo;
Quanto aos suplentes utilizados, Kadú fez uma excelente intervenção, que foi um óptimo cartão de visita para este jovem guardião; os internacionais Rolando, Miguel Lopes, João Moutinho e Varela trouxeram mais maturidade à equipa numa altura em que esta precisava de gerir a vantagem; de resto, é preciso destacar a dupla Christian Atsu e Kelvin que construíram o segundo e até o terceiro golo, este último apontado por Castro, outro jogador que saiu do banco dos suplentes.

1 comentário:

  1. Bom dia,

    Foi mais um jogo típico de pré-época com rodagem de atletas, sem contudo se notar a falta de entrosamento, o que denota que está a ser efectuado um bom trabalho de preparação por VP.
    Os jovens estão empenhados e ontem, uma vez mais Kelvin e Atsu tiveram em plano de destaque, sendo que um deles agarrará a permanência no plantel.
    Atsu neste capitulo parte em vantagem, pois é da formação e isso conta na inscrição na Champions. Kadú teve a sua oportunidade na baliza e brilhou numa excelente defesa.

    Lucho, Atsu e Castro foram os marcadores dos golos da vitória, tendo Kelvin efectuado duas assistências para golo.

    Fabiano foi titular na baliza, é um excelente GR, com margem de progressão.
    Maicon e Otamendi estão seguros no centro da defesa, Djalma tem vindo a evoluir positivamente e poderá ser uma das surpresas deste plantel pela sua polivalência no corredor direito.
    Iturbe, Jackson Martínez e James Rodriguez parecem ser os preferidos para o tridente ofensivo, face às ausências de Hulk e de Varela, sendo que o português apesar de já estar integrado conta com poucos treinos.
    No meio campo se Moutinho sair, Defour poderá agarrar o lugar, juntando-se a Fernando e Lucho.
    Castro tem demasiada pressa na afirmação, precisa que lhe seja transmitida tranquilidade. É um jogador à Porto e espero que se mantenha no plantel.
    Jackson mostra bons pormenores, sabe jogar de costas para a baliza e ontem demonstrou bons apontamentos no jogo aéreo. É um avançado com escola, e que só necessita de uma tranquila adaptação à cidade e clube.

    Iturbe esteve um pouco individualista e por isso com uma exibição aquém da esperada.

    Maicon está de pé quente nos livres. Remata em potência e jeito e ontem esteve perto de marcar.

    Perante um adversário da Liga de Honra, o triunfo surgiu com naturalidade, sendo um óptimo teste de pré-época. Foi com uma boa moldura humana nas bancadas, que se fez uma bonita festa, dando oportunidade aos portistas da região ver o bicampeão nacional.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.pt

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...