sábado, 13 de janeiro de 2024

Recorde todos os jogos entre Moçambique e Egito

Moçambique e Egito vão defrontar-se na CAN 2023
De um lado, uma das mais poderosas seleções africanas, o Egito, uma seleção centenária (criada em 1920), recordista de títulos na Taça das Nações Africanas (sete), presente em três Campeonatos do Mundo, competição na qual foi a primeira representante de África e do mundo árabe; do outro Moçambique, uma seleção relativamente jovem (criada em 1975), que está a marcar presença na sua quinta CAN e que nunca conseguiu apurar-se para um Mundial.
 
Curiosamente, ambas têm o hábito de se defrontar em fases finais da Taça das Nações Africanas. Foi assim em 1986, 1998 e 2010. E vai ser assim em 2024 (embora a edição seja alusiva ao ano de 2023). Somente em 1996 os mambas escaparam aos faraós.
 
Para o Egito, encontrar Moçambique é como um amuleto da sorte, uma vez que se sagrou campeão africano precisamente em 1986, 1998 e 2010.
 
Além desses três jogos em fases finais da CAN, as duas seleções também se defrontaram na fase de qualificação para o Mundial 2014.
 
Vale por isso a pena recordar esses cinco jogos.
 
13 de março de 1986 – CAN 1986 (3.ª jornada da fase de grupos)
Em 1986 Moçambique estreou-se numa Taça das Nações Africanas, conseguindo um feito em várias dimensões, uma vez que foi a primeira seleção lusófona a consegui-lo e porque na altura a participação na prova estava restrita a apenas oito equipas.
Nas duas primeiras jornadas, os mambas foram derrotados por Costa do Marfim (0-3) e Senegal (0-2) ao passo que o anfitrião Egito tinha começado com uma derrota ante o Senegal (0-1) antes de bater a Costa do Marfim (2-0).
A necessitar de vencer para chegar às meias-finais, os faraós derrotaram a já praticamente eliminada seleção de Moçambique, no Cairo, por 2-0, graças a um bis de Taher Abou Zeid ainda no quarto de hora inicial (13 e 15 minutos).
 
 
 
10 de fevereiro de 1998 – CAN 1998 (3.ª jornada da fase de grupos)
Se em 1986 o jogo entre ambas as seleções fechou as contas do grupo, desta feita praticamente que as abriu, um dia após Zâmbia e Marrocos terem empatado a um golo no torneio que se realizou na Burquina Faso. No entanto, o resultado foi o mesmo e até houve um jogador a bisar, desta feita Hossam Hassan (14 e 44 minutos).
Ao contrário do confronto anterior, desta feita havia entre os faraós e os mambas jogadores a atuar na Europa. Destaque para os egípcios Hany Ramzy (Werder Bremen), Radwan Yasser (Hansa Rostock), Abdel Sabry (FC Tirol Innsbruck) e Hazem Emam (Udinese) e para os moçambicanos Jojó Fernandes (Belenenses), Mário Artur (União de Leiria), Chiquinho Conde (Vitória de Setúbal) e Dário (Académica).
 
 
 
16 de janeiro de 2010 – CAN 2010 (2.ª jornada da fase de grupos)
Como não há duas sem três, mais um 2-0 favorável ao Egito, desta vez na cidade angolana de Benguela e na 2.ª jornada da fase de grupos, depois de Moçambique ter empatado diante do Benim (2-2) e de os faraós terem batido a Nigéria (3-1) na ronda inaugural.
Um autogolo de Dário Khan deu vantagem aos egípcios no início do segundo tempo (47 minutos) e Gedo estabeleceu o resultado final já na reta final da partida (81’).
Por esta altura, a grande figura da seleção egípcia era Mohamed Zidan, do Borussia Dortmund, mas também havia um tal de Shikabala, que viria a reforçar o Sporting quatro anos depois. Na seleção moçambicana também havia alguns jogadores com pedigree europeu, tal como Simão Mate (Panathinaikos), Paíto (Sion), Mexer (Sporting) e Fumo (Olympiakos Nicosia).
 
 
 
1 de junho de 2012 – Fase de qualificação para o Mundial 2014 (1.ª jornada)
Depois de três duelos em fases finais da Taça das Nações Africanas, um jogo para a fase de apuramento para um Campeonato do Mundo, o de 2014, mas o resultado do costume manteve-se.
Na altura o Egito já contava com dois jovens de 19 anos chamados Mohamed Salah e Mohamed Elneny, ambos então ainda ao serviço dos egípcios do El Mokawloon, mas quem marcou os golos desta partida de arranque da qualificação foi Mahmoud Fathallah aos 56 minutos e Kapango na própria baliza aos 63’.
 
 
 
16 de junho de 2013 – Fase de qualificação para o Mundial 2014 (5.ª jornada)
O Egito chegou à quinta jornada com quatro vitórias em outros tantos jogos, já com o apuramento praticamente sentenciado, enquanto Moçambique somava apenas dois pontos, obtidos nos empates caseiros diante de Zimbabué e Guiné-Conacri (ambos 0-0).
No Estádio da Machava, em Maputo, os mambas obtiveram o seu melhor resultado de sempre diante dos faraós, uma derrota pela margem mínima. O autor do golo solitário foi Mohamed Salah, aos 40 minutos, numa altura em que o talentoso esquerdino já representava os suíços do Basileia.
 







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...