sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Salgueiros na II Liga

Salgueiros competiu na II Liga entre 2002 e 2004
Fundado a 8 de dezembro de 1911 por um grupo de operários e na altura com a denominação Sport Grupo Salgueiros, em referência à fábrica com o mesmo nome, onde trabalhavam quase todos os fundadores e atletas do clube, o entretanto denominado Sport Comércio e Salgueiros somou 24 presenças na I Divisão e uma participação na Taça UEFA.
 
Desde sempre um clube muito popular, ao contrário dos vizinhos FC Porto e Boavista que tiveram uma origem mais elitista, o clube de Paranhos mudou de nome para Sport Porto e Salgueiros porque era visto como um simples grupo de rua, também porque as suas cores eram o vermelho e o branco, como o Benfica.
 
A base social de apoio dos salgueiristas foi reforçada em 1920, quando se fundiu com o Sport Comércio. "Seria após esta fusão que o Sport Comércio e Salgueiros entraria no caminho do crescimento, obtendo melhores resultados desportivos e muito maior popularidade nas décadas de 1920 e 1930", afirmou o investigador João Nuno Coelho ao Diário de Notícias, sobre um clube que conquistou o seu primeiro título importante em 1918, o Campeonato Regional do Porto.
 
Embora os portuenses se tenham estreado na I Divisão na década de 1940 e passado pelo primeiro escalão também nas de 1950 e 1960, só se tornaram presença habitual no patamar maior do futebol português a partir de 1980, ganhando notoriedade com boas classificações no campeonato, como o 5.º lugar que valeu o apuramento para as competições europeias em 1991.
 
Em termos de Taça de Portugal, o melhor que os salgueiristas conseguiram foi chegar aos quartos de final em 1951-52, 1957-58, 1964-65 e 2001-02.
 
Depois de duas décadas entre os grandes, fazendo-lhes a vida negra em muitos jogos emocionantes no velhinho Campo Vidal Pinheiro, o clube passou pela II Liga entre 2002 e 2004 e foi afetado por uma gravíssima crise financeira que levou mesmo à extinção e ao renascimento com outro nome, o Salgueiros 1911.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Velho Salgueiral na II Liga.
 
 

10. Basílio Almeida (29 jogos)

Basílio Almeida
Disputou o mesmo número de jogos de Ricardo Fernandes, Djalmir e Chulapa, mas amealhou mais minutos em campo: 2425.
Avançado móvel natural de Vila Nova de Gaia, jogou ao lado de Brassard, Paulo Madeira, Paulo Sousa, Rui Costa, Rui Bento e Gil nos juniores do Benfica, mas quando transitou para o futebol sénior foi obrigado a procurar a sorte noutras paragens, tendo passado por Valadares e Lusitânia de Lourosa antes de ingressar pela primeira vez no Salgueiros no verão de 1994.
Depois de um empréstimo de meia época ao Feirense na segunda metade de 1994-95, afirmou-se em Paranhos na temporada seguinte, o que lhe permitiu dar o salto para o Vitória de Guimarães no verão de 1996.
Três anos depois regressou ao Velho Salgueiral, não conseguindo impedir a despromoção à II Liga em 2001-02.
Na temporada que se seguiu atuou em 29 partidas (27 a titular) no segundo escalão e apontou oito golos, diante de Felgueiras, Estrela da Amadora (dois), União da Madeira, Farense, Desp. Aves, Rio Ave e Leça.
No final dessa época transferiu-se para o Maia.
“Foi muito importante para mim estar num clube daquela dimensão familiar com muitos jovens. O Salgueiros marcou a minha carreira, foi onde cheguei à I Divisão, passei lá seis épocas. Onde fiz uma grande campanha, onde me dei a conhecer, através do qual saí para o Vitória de Guimarães. Vive um momento difícil, torço para que suba e volte ao patamar que nos habituou. Estou esperançado… Eu conheci o Salgueiros na sua essência, a forte união no balneário. Crescendo num clube daqueles, ficamos logo identificados com a alma salgueirista, que é única”, afirmou ao jornal A Bola em julho de 2020.
“O Salgueiros tinha algo especial, era uma família e era a amizade que transportávamos para o campo. Defrontei grandes equipas, fiz golos ao Benfica e ao Sporting, que seria campeão. Quando marquei ao Benfica, esse jogo ficou decidido por um golo em claro fora-de-jogo do Poborsky. Também me lembro de apanhar o FC Porto na Maia e de quase estragar um recorde de jogos sem sofrer do Vítor Baía”, rebobinou.
 
 
 

9. Ricardo Nascimento (31 jogos)

Ricardo Nascimento
Médio ofensivo internacional jovem português natural de Vila Nova de Gaia que jogou ao lado de Rui Jorge e Sá Pinto nas camadas jovens do FC Porto, concluiu a formação e iniciou o percurso enquanto sénior no Leixões, tendo ainda representado Boavista, Desp. Aves, Varzim, Gil Vicente, Sp. Braga e os franceses do Montpellier antes de assinar pelo Salgueiros no verão de 2002.
Na única temporada que passou em Paranhos atuou em 31 encontros (28 a titular) na II Liga e faturou por seis vezes, frente a Felgueiras, Naval, Sp. Covilhã, Rio Ave, Marco e Desp. Chaves.
“Acabei por ir e com muita honra para o grande Salgueiral. Infelizmente apanhei o Salgueiros numa altura em que venderam o Vidal Pinheiro, e pronto. Nós em 1.º lugar, com uma superequipa, com o mister Carlos Manuel, super dinâmica, muito fortes, virámos a volta em 1.º lugar. Venderam o Vidal Pinheiro, perdemos o nosso campo, acabámos depois por não subir”, recordou à Tribuna Expresso em junho de 2019.
No final dessa época mudou-se para o Maia.
 
 

8. Emanuel (32 jogos)

Emanuel
Médio natural de Vila do Conde, concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior no Rio Ave, tendo ainda passado pelo Boavista, regressado aos vila-condenses e vestido a camisola do Desp. Aves de representar o Salgueiros em 2002-03.
Na única temporada que passou no emblema de Paranhos disputou 32 jogos (todos como titular) na II Liga e apontou três golos, diante de União de Lamas, Estrela da Amadora e Leça.
No final dessa época regressou ao Desp. Aves.
 
 


7. Hamid Rhanem (33 jogos)

Hamid Rhanem
Extremo franco-marroquino que jogava nas divisões secundárias de França, entrou no futebol português pela porta do Desp. Aves em 2002-03.
Na temporada seguinte representou o Salgueiros, tendo participado em 33 encontros (30 a titular) na II Liga e apontado três golos, diante de Ovarense, Feirense e Marco.
No verão de 2004, após a despromoção administrativa do emblema de Paranhos à II Divisão B, mudou-se para a Naval.
 
 

6. Fábio (34 jogos)

Fábio
Avançado brasileiro desde muito jovem radicado em Portugal, concluiu a formação no Feirense e representou clubes como Caçadores das Taipas, Limianos, Esposende e Académico de Viseu antes de vestir a camisola do Salgueiros em 2003-04.
Nessa que foi a única temporada que passou no emblema de Paranhos foi utilizado nas 34 jornadas (31 como titular) da II Liga e apontou 25 golos, registo que fez dele não só o melhor marcador do campeonato como o melhor marcador de sempre dos salgueiristas no segundo escalão. Santa Clara, Felgueiras (dois), Portimonense, Penafiel (dois), Desp. Chaves, União da Madeira (três), Leixões (três), Ovarense (três), Marco, Vitória de Setúbal, Maia (três), Estoril, Sp. Covilhã, Naval e Desp. Aves foram as vítimas de Fábio, que marcou a 15 das outras 17 equipas da prova – apenas Varzim e Feirense saíram ilesos.
No verão de 2004, após a despromoção administrativa do emblema de Paranhos à II Divisão B, transferiu-se para o Estrela da Amadora.
 
 

5. Carlos Ferreira (42 jogos)

Carlos Ferreira
Polivalente futebolista natural de Sacavém, no concelho de Loures, capaz de desempenhar as funções de defesa lateral em ambos os corredores, assim como as de médio defensivo, passou por vários clubes do distrito de Lisboa, como SC Sanjoanense, Águias de Camarate e Oriental, assim como pelos madeirenses do Nacional, antes de assinar pelo Salgueiros no verão de 1998.
Depois de quatro épocas em que somou 86 jogos e cinco golos na I Liga, não conseguiu impedir a despromoção à II Liga em 2001-02.
Entre 2002 e 2004 amealhou 42 encontros (41 a titular) no segundo escalão.
No verão de 2004, após a despromoção administrativa do emblema de Paranhos à II Divisão B, mudou-se para os Dragões Sandinenses.
 
 

4. Beke (42 jogos)

Beke
Disputou o mesmo número de jogos de Carlos Ferreira, mas amealhou mais 130 minutos em camo – 3701 contra 3571.
Defesa central brasileiro que entrou no futebol português pela porta do Campomaiorense, trocou os alentejanos pelo Salgueiros no verão de 2002.
Ao longo de duas temporadas ao serviço dos salgueiristas totalizou 42 jogos (todos como titular) e três golos na II Liga.
No verão de 2004, após a despromoção administrativa do emblema de Paranhos à II Divisão B, transferiu-se para o Olivais e Moscavide.
 
 


3. Miguel Pedro (51 jogos)

Miguel Pedro
Médio ofensivo/extremo portuense que fez toda a formação no Salgueiros, transitou para a equipa principal em 2002-03.
Em duas épocas a competir na II Liga somou 51 partidas (23 a titular) e cinco golos. Valorizado pelas boas atuações, somou quatro internacionalizações pela seleção nacional de sub-20, todas entre fevereiro e março de 2003.
No verão de 2004, após a despromoção administrativa do emblema de Paranhos à II Divisão B, mudou-se para o Desp. Aves.
Entretanto representou Académica, Feirense, Vitória de Setúbal e Freamunde, assim como pelos cipriotas de Anorthosis e Ermis Aradippou e pelos gregos do Panachaiki, regressou ao Velho Salgueiral em janeiro de 2018, não conseguindo impedir a despromoção aos distritais da AF Porto em 2017-18.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no clube, a jogar nos distritais portuenses.
 
 
 

2. Paulo Lopes (61 jogos)

Paulo Lopes
Guarda-redes internacional jovem português nascido em Mirandela que concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior no Benfica, esteve emprestado a Gil Vicente e Barreirense antes de terminar a ligação às águias e assinar pelo Salgueiros no verão de 2002.
Em duas temporadas ao serviço do emblema de Paranhos totalizou 61 encontros e 77 golos sofridos na II Liga.
No verão de 2004, após a despromoção administrativa dos salgueiristas à II Divisão B, transferiu-se para o Estrela da Amadora.
 
 


1. Delson (63 jogos)

Delson
Médio brasileiro de características defensivas, entrou no futebol português precisamente pela porta do Salgueiros em 2001-02, proveniente do Grêmio Anápolis.
Depois de não ter conseguido impedir a despromoção à II Liga na primeira época ao serviço do emblema de Paranhos, nas duas que se seguiram amealhou 63 encontros (todos como titular) e um golo no segundo escalão.
No verão de 2004, após a despromoção administrativa dos salgueiristas à II Divisão B, mudou-se para o Rio Ave.










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...