terça-feira, 8 de agosto de 2023

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Oriental no Campeonato de Portugal

Oriental festejou a promoção à II Liga em 2013-14
Fundado a 8 de agosto de 1946, o Clube Oriental de Lisboa nasceu da fusão de três clubes da zona oriental da capital, o Chelas Futebol Clube, Marvilense Futebol Clube e Grupo Desportivo "Os Fósforos", com o objetivo de formar um novo e mais pujante emblema lisboeta.
 
Desportivamente os guerreiros de Marvila viveram o período áureo da sua história na década de 1950, quando somou cinco das sete presenças que tem na I Divisão (1950-51 e 1951-52, 1953-54, 1956-57 e 1957-58). Logo na estreia, em 1950-51, os lisboetas obtiveram a melhor classificação da sua história, o quinto lugar, tendo terminado o campeonato apenas atrás de SportingFC PortoBenfica e Atlético.
 
Após uma travessia de década e meia na II Divisão, o popular C.O.L. voltou à elite do futebol português na década de 1970, participando nos campeonatos de 1973-74 e 1974-75.
 
Desde então que os orientalistas têm estado afastado dos grandes palcos, embora tenham competido na II Liga entre 2014 e 2016.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Oriental no Campeonato de Portugal.
 
 

10. Tiago José Mota (53 jogos)

Tiago José Mota
Médio de características defensivas que jogou ao lado de Tiago Gomes, Miguel Veloso, Manuel Fernandes e Rúben Amorim nos infantis do Benfica e de Hélder Barbosa, Vieirinha e Paulo Machado na formação do FC Porto, passou pelos seniores de LouresOeiras e Atlético antes de ingressar no Oriental em 2009-10, proveniente dos cipriotas do Nea Salamis.
Depois de quatro épocas a competir na II Divisão B, os quadros competitivos foram reformulados e o então Campeonato Nacional de Seniores absorveu as antigas II B e III Divisão.
Em 2013-14 o centrocampista participou em 32 jogos (31 a titular) na nova competição e apontou quatro golos, diante de Casa Pia, O Elvas, Futebol Benfica e Sertanense, ajudando o conjunto de Marvila a alcançar a promoção à II Liga.
Seguiram-se duas épocas no segundo escalão, nas quais contribuiu também para a caminhada até aos oitavos de final da Taça de Portugal em 2014-15. Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no clube, tendo em 2016-17 atuado em 21 partidas (todas como titular) no Campeonato de Portugal e somado cinco remates certeiros, frente a Atlético (três), Loures e Sintrense.
No verão de 2017 mudou-se para o Malveira.
 
 
 

9. Luís Lucas (55 jogos)

Lateral direito de elevada estatura (1,88 m) que já tinha passado pelos infantis do Oriental em 2005-06, jogou ao lado de Bruno Varela, Rony Lopes, Bernardo Silva e Ricardo Horta nas camadas jovens do Benfica, prosseguiu a formação no Estrela da Amadora, no Sacavenense e no Santa Iria e passou pelos seniores do Vilafranquense, do Atlético do Cacém e do Tourizense antes de regressar ao Oriental pela porta da equipa principal em 2016-17.
Em quatro temporadas em Marvila amealhou 55 encontros (34 a titular) e dois golos no Campeonato de Portugal.
No verão de 2020 transferiu-se para o Pinhalnovense, mas regressou ao Estádio Engenheiro Carlos Salema em 2021-22 para competir na I Divisão Distrital da AF Lisboa.
 
 
 
 

8. Nélson Landim (56 jogos)

Nélson Landim
Possante ponta de lança guineense (1,90 m) há muito radicado em Portugal, representou Vilafranquense, 1º Dezembro, Pinhalnovense e Moncarapachense antes de ingressar no Oriental no verão de 2018.
Em dois anos em Marvila totalizou 56 encontros (46 a titular) e nove golos no Campeonato de Portugal.
Após essa passagem pelo emblema lisboeta transferiu-se para o Sp. Espinho.
 
 
 

7. Sebastião Nogueira (57 jogos)

Sebastião Nogueira
Extremo formado no Sporting ao lado de Rui Patrício, Daniel Carriço, Fábio Paim, Pereirinha e Marco Matias, rumou a Chipre quando subiu a sénior e voltou ao futebol português no verão de 2012 pela porta do Futebol Benfica, de onde saiu para o Oriental um ano depois.
Na primeira passagem por Marvila, de apenas uma época, atuou em 27 jogos (25 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou quatro golos, diante de O Elvas, Benfica Castelo Branco, Pinhalnovense e Sertanense, contribuindo assim para a promoção à II Liga.
Consumada a subida de divisão, mudou-se para o 1º Dezembro, tendo ainda passado por Loures e Cova da Piedade antes de regressar ao Estádio Engenheiro Carlos Salema em 2016-17, época em que participou em 30 partidas (21 a titular) e faturou por oito vezes, frente a Atlético (três), Barreirense, Aljustrelense, Sp. Viana e Fabril (dois).
Após essa temporada deixou de jogar futebol, aos 28 anos.
 
 
 
 

6. Victor Veloso (57 jogos)

Victor Veloso
Disputou o mesmo número de jogos de Sebastião Nogueira, mas amealhou mais 69 minutos em campo – 3963 contra 3894.
Atacante brasileiro proveniente do modesto Olaria, entrou no futebol português precisamente pela porta do Oriental no verão de 2016.
Em dois anos em Marvila amealhou 57 encontros (41 a titular) e 12 remates certeiros no Campeonato de Portugal.
Valorizado pelas boas campanhas no emblema lisboeta, deu o salto para o Vitória de Setúbal no verão de 2018.
 
 
 

5. Daniel Almeida (60 jogos)

Daniel Almeida
Defesa central lisboeta formado e revelado pelo Odivelas, passou ainda por União de Santiago, Sintrense, Real SC e Igreja Nova antes de ingressar no Oriental no verão de 2010.
Depois de quatro épocas a competir na II Divisão B, os quadros competitivos foram reformulados e o então Campeonato Nacional de Seniores absorveu as antigas II B e III Divisão.
Em 2013-14 participou em 31 partidas (todas como titular) na nova competição e apontou quatro golos, diante de Loures (três) e União de Leiria, ajudando o conjunto de Marvila a alcançar a promoção à II Liga.
Seguiram-se duas épocas no segundo escalão, nas quais contribuiu também para a caminhada até aos oitavos de final da Taça de Portugal em 2014-15. Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no clube, tendo em 2016-17 atuado em 29 encontros (todos a titular) no Campeonato de Portugal e somado mais quatro remates certeiros, frente a Malveira, Casa Pia (dois) e Fabril.
No verão de 2017 transferiu-se para o Cova da Piedade.
 
 
 

4. João Varudo (72 jogos)

João Varudo
Lateral esquerdo que despontou no Outurela, passou pelo Santo António Lisboa e pelo 1º Dezembro antes de chegar ao Oriental no verão de 2015-16, na altura para competir na II Liga, numa época marcada pela descida de divisão.
Na temporada seguinte atuou em 23 partidas (20 a titular) e marcou um golo ao Aljustrelense no Campeonato de Portugal.
No verão de 2017 mudou-se para os australianos de Kingston City, mas um ano depois regressou a Marvila. Entre 2018 e 2021 amealhou 49 encontros (43 a titular) e cinco remates certeiros no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Lisboa em 2020-21.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Amora.
 
 
 

3. Vítor Sanches (75 jogos)

Vítor Sanches
Lateral esquerdo lisboeta com raízes cabo-verdianas, passou por Atlético do Cacém, Vialonga, Casa Pia, Loures e Sintrense antes de assinar pela primeira vez pelo Oriental no verão de 2017.
Em três temporadas em Marvila totalizou 75 encontros (74 a titular) e dois golos no Campeonato de Portugal.
No verão de 2020 transferiu-se para o Real SC.
 
 
 
 

2. David Crespo (87 jogos)

David Crespo
Defesa central lisboeta que jogou ao lado de Carlos Mané, Iuri Medeiros, Eric Dier, Bruma, Rúben Semedo e Edgar Ié nas camadas jovens do Sporting e de Bruno Varela, José Sá, Fábio Cardoso, João Cancelo, Bernardo Silva, Ricardo Horta, Rony Lopes, Hélder Costa, André Gomes e Ivan Cavaleiro na formação do Benfica, passou pelos seniores de Nacional, Torreense, Sintrense, 1º Dezembro e Mafra antes de ingressar no Oriental no verão de 2017.
Nas quatro primeiras temporadas em Marvila totalizou 87 encontros (63 a titular) e dois golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Lisboa em 2020-21.
No entanto, permaneceu no clube após a descida de divisão e em 2022-23 festejou a conquista do título distrital lisboeta e o regresso aos patamares nacionais.
 
 
 

1. Henrique Gomes (88 jogos)

Henrique Gomes
Atacante que jogou ao lado de jogadores como Cédric Soares, Mário Rui, William Carvalho, Pedro Mendes e André Martins na formação do Sporting, representou os seniores de Real SCMoura e Carregado antes de ingressar no Oriental no verão de 2014.
Nas duas primeiras temporadas em Marvila jogou na II Liga, mostrando-se impotente para evitar a despromoção em 2016.
Após a descida de divisão permaneceu mais três anos no clube, tendo nesse período amealhado 88 encontros (69 a titular) e 15 golos no Campeonato de Portugal, registo que faz dele o melhor marcador de sempre do conjunto lisboeta na competição.
No verão de 2019 transferiu-se para o Sp. Ideal.
 
 





 





1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...