domingo, 6 de agosto de 2023

A minha primeira memória de… um jogo entre Manchester United e Athletic Bilbau

Ander Herrera e Giggs lutam pela bola em Old Trafford
Não é um duelo habitual, tendo apenas acontecido oficialmente por quatro vezes, que correspondem a dois duplos confrontos: um nos quartos de final da Taça dos Campeões Europeus em 1956-57, outro nos oitavos de final da Liga Europa em 2011-12. Como em 1957 nem sequer os meus pais eram nascidos, a minha primeira recordação só pode ser a de 2012.
 
Nesse ano, vi pela primeira vez o Manchester United na Taça UEFA/Liga Europa, prova em que já não participavam desde 1995-96, quando eu tinha apenas três anos. A equipa de Alex Ferguson havia sido eliminada na fase de grupos da Liga dos Campeões, após ter ficado atrás de Benfica e Basileia, tendo sido repescada para a competição secundária, onde começou por eliminar o Ajax nos 16 avos de final.
 
Na ronda seguinte os red devils apanharam pela frente o Athletic Bilbau de Marcelo Bielsa, que até estava a fazer um campeonato espanhol discreto, mas tinha vencido um grupo onde também constavam Salzburgo, Paris Saint-Germain e Slovan Bratislava, depois de ter afastado o Trabzonspor no playoff, e havia eliminado o Lokomotiv Moscovo nos 16 avos de final. Na equipa basca pontificavam alguns nomes que já tinham atingido ou ainda iriam atingir a seleção principal de Espanha, como o lateral direito Andoni Iraola, os centrais/médios defensivos Mikel San José e Javi Martínez, o médio defensivo Ander Iturraspe, o médio centro Ander Herrera, os extremos Markel Susaeta e Iker Muniain e o ponta de lança Fernando Llorente.
 
Na primeira-mão, em Old Trafford, aconteceu o que era hábito naquela altura na Liga Europa. As grandes equipas a revelarem alguma displicência e a promoverem rotatividade e os conjuntos espanhóis sempre a mostrarem-se muito competitivos, buscando a superação mesmo na competição secundária do continente. Rooney até inaugurou o marcador para os homens de casa, aos 22 minutos, na sequência de uma jogada de insistência, mas depois quase só deu Athletic: Llorente empatou aos 44’, de cabeça, após cruzamento de Susaeta; De Marcos deu a volta aos 72’, a passe de Herrera, na sequência de uma brilhante jogada coletiva; e Muniain fez o 1-3 aos 90’, na recarga a um remate defendido por De Gea, perante a passividade da defesa do United. Já em tempo de compensação, Rooney reduziu a diferença, na conversão de uma grande penalidade (90+2’).
 
“Foram três, mas podiam ter sido, sem exagero, oito. Não fosse a noite de tremenda inspiração de De Gea, que foi defendendo o possível e o impossível, e o Manchester United tinha sido vergado a uma goleada de contornos épicos. A grande exibição do guardião espanhol, e o penálti tardio de Rooney (tão injusto quanto indiscutível), acabou por manter os red devils na eliminatória. Uma vénia enorme para o irreverente Athletic Bilbau, que fez de Old Trafford o Teatro dos seus Sonhos”, escreveu o jornal O Jogo.
 
 
 
Daria o Manchester United uma prova da sua superioridade no País Basco? Nada disso! Mais um bailinho do Athletic, desta feita na velha catedral de San Mamés. Llorente, com uma excelente finalização após cruzamento de Amorebieta, inaugurou o marcador aos 23 minutos. A meio do segundo tempo, De Marcos elevou para 2-0 (65’). O melhor que o United conseguiu fazer, uma vez mais, foi reduzir a diferença, com Rooney a rematar certeiro através de um remate de fora da área (80’).
 
“Depois do banho de bola basco na primeira mão, ontem houve mais do mesmo em San Mamés. O Athletic Bilbau chegou ao 2-0 com tentos de Llorente e de De Marcos, mas falhou pelo menos mais três oportunidades flagrantes. Os ingleses só reduziram perto do fim, num tiro de fora da área do inevitável Rooney e, mais tarde, Alex Ferguson mostraria bom perder, ao dizer ‘que é uma maravilha ver jogar o Athletic Bilbau’, equipa que, no seu entender, ‘merece chegar à final’. As estatísticas ilustram bem o domínio do Athletic Bilbau: fez 18 remates, enquanto o adversário fez apenas... quatro”, resumiu o jornal O Jogo.
 
 




   
 
 

 



  

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...