domingo, 16 de janeiro de 2022

A minha primeira memória de… um jogo entre Sporting e Vizela

Liedson em disputada de bola com Rodrigo em Alvalade
Recordo-me bem do primeiro jogo de que tenho memória entre Sporting e Vizela. Foi a 11 de janeiro de 2006, para a 5.ª eliminatória da Taça de Portugal, e acompanhei-o através da rádio, uma vez que a Sport TV, que na altura só tinha um canal, ignorava na altura este tipo de jogos entre os grandes e equipas de divisões inferiores em eliminatória ainda não muito adiantadas da prova rainha do futebol português.
 
Curiosamente, no início dessa temporada tinha assistido a jogos destas duas equipas frente ao Barreirense no Campo Dom Manuel de Mello. Numa partida de pré-época, os leões foram ao Barreiro vencer por 2-1 a 16 de julho de 2005. Mais de um mês depois, a 28 de agosto, os minhotos saíram do reduto alvirrubro com um empate a um golo na 2.ª jornada da II Liga.
 
Na altura, Paulo Bento estava ainda há pouco tempo no Sporting e tinha dado continuidade ao 4x4x2 losango implementado por Fernando Santos e que José Peseiro também utilizou. Ricardo (que foi suplente de Tiago na receção aos vizelenses), Anderson Polga, Marco Caneira, Rodrigo Tello, João Moutinho, Nani, Sá Pinto e Liedson eram algumas das figuras da equipa.
 
Do outro lado, estava um Vizela orientado por Carlos Garcia, que tinha à sua disposição o ponta de lança Bock, um goleador com créditos firmados nas divisões secundárias, mas que nunca conseguiu exibir a sua veia goleadora na I Liga, mas também jogadores que haveriam de atingir o primeiro escalão, como o central brasileiro Cláudio e o médio defensivo Dani.



 
No Estádio José Alvalade, o então 10.º classificado da II Liga colocou-se em vantagem aos 36 minutos, com um golo de Dani, de cabeça, após livre lateral apontado na esquerda por Hélder Sousa.
 
Ao intervalo, Paulo Bento trocou Custódio por Sá Pinto e alteração teve repercussões imediatas. Aos 59 minutos, o avançado converteu em golo uma grande penalidade a castigar falta sobre o próprio.
 
Contudo, o empate perdurou até bem perto do apito final. Acabou por ser decisiva a ação do estreante médio ofensivo argentino Leandro Romagnoli. Ainda me lembro bem do relato do lance do 2-1: “Romagnoli… Romagnoli… Golo!” Acabado de entrar, o futebolista sul-americano protagonizou uma jogada individual, com a bola depois a sobrar para Sá Pinto, que bisou (84’).
 
“O Sporting conseguiu de forma muito sofrida a qualificação para a 6.ª eliminatória da Taça de Portugal. A equipa de Alvalade correu o sério risco de ficar pelo caminho e só operou a reviravolta mercê da raça de Sá Pinto e da inspiração do argentino Romagnoli, que, acabado de entrar, inventou a jogada do segundo golo, dando precioso auxílio para o consumar da reviravolta”, escreveu o Record.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...