sexta-feira, 14 de maio de 2021

“Há pouca vontade de mudar para um sistema que acelere o progresso do futebol nos EUA” – Aidan Chapman

Aidan Chapman escreveu livro sobre futebol norte-americano
Apaixonado pelo futebol desde criança, o jovem norte-americano Aidan Chapman cedo percebeu que não fazia parte de um grupo de pertença maioritário, num país onde o soccer está longe de reinar. 

Perseguiu e alimentou a sua paixão ao longo do tempo, não só pelo acompanhamento regular de grandes encontros e competições do futebol mundial, mas também na primeira pessoa, integrando os complexos meandros do futebol de formação norte-americano enquanto jogador no estado do Nebrasca. 

Como resultado da sua experiência pessoal, Aidan Chapman publicou American Football: The Future of Soccer in the United States (2020), um livro que pretende denunciar a falta de diversidade existente no futebol jovem dos Estados Unidos, e apontar caminhos para o futuro da modalidade no país. 

A partir desta leitura, o Soccer em Português decidiu entrevistar em exclusivo este jovem autor que apenas recentemente terminou o liceu, com o intuito de descobrir mais acerca da sua visão privilegiada sobre o futebol nos EUA.
 
ANTÓNIO RIBEIRO - O que leva um estudante do liceu de Omaha a escrever um livro sobre o presente e o futuro do futebol nos Estados Unidos? 
AIDAN CHAPMAN - Sempre me interessei por futebol. Esse amor começou simplesmente com o jogo, mas cresceu e tornou-se um amor não apenas pelo jogo, mas pelos aspetos sociais e culturais que o acompanham. A minha mudança intensificou-se quando desisti de jogar futebol de competição. Comecei a escrever principalmente por causa de um sentimento avassalador de frustração com o pouco que temos feito nos Estados Unidos para crescer e nos adaptar a essa parte da cultura mundial. Com essa frustração em mente, percebi que, como jovem, tenho uma perspetiva única que não está a ser considerada pela maioria das pessoas que tomam as decisões sobre o nosso desporto. 
 
Escreveu na Introdução que o seu livro era “um apelo a todos aqueles que ocupam uma posição de poder dentro da comunidade americana de futebol”. Um ano após a publicação, como foi o feedback? Recebeu alguma reação ou crítica importante? 
Infelizmente, não recebi nenhuma resposta substancial ao meu trabalho de ninguém com uma posição de poder na comunidade do futebol americano. Com base no feedback que recebi, ninguém ficou convencido de que o sistema de promoção/despromoção que defendo seja uma ideia positiva. Essa é a atitude geral dos líderes do futebol americano. Há pouca vontade de mudar para um sistema que acelere o progresso do futebol nos EUA, se isso fizer com que um pouco de dinheiro saia da indústria. É o oposto de muitos sentimentos expressos sobre a Superliga Europeia. 
 
Apesar do seu crescimento nos Estados Unidos desde a década de 1990, ainda existe uma diferença substancial de popularidade entre o futebol e os outros três principais desportos do país. O número de clubes profissionais em todo o país não chega à marca dos cem, e apesar de algumas cidades e comunidades carregarem uma verdadeira paixão e tradição pela modalidade, em muitos outros estados o futebol tem uma expressão mínima. Com este cenário em vigor, como evitar o sistema pay-to-play (pagar para jogar)? Como atrair e manter esses jovens jogadores de futebol num universo que tem poucos caminhos a percorrer à medida que envelhecem? 
Em primeiro lugar, existem quatro desportos principais: basquetebol, futebol americano, basebol e hóquei (que muitas vezes é esquecido). O maior problema com o desempenho abaixo da média do futebol entre essas modalidades desportivas é a falta de infraestrutura. Não existem recursos suficientes para que os jovens recebam o mesmo tipo de educação em futebol que poderiam receber em qualquer outra parte do mundo. Não existem campos e treinadores de qualidade suficiente para todos. Precisamos de democratizar o futebol neste país para garantir que qualquer pessoa que queira jogar o possa fazer num campo decente, com um treinador que saiba o que está a fazer. É muito mais fácil falar do que fazer, mas começa com o desenvolvimento do futebol no nível profissional e semiprofissional abaixo da MLS na pirâmide. 
 
Acredita que se Christian Pulisic e a Seleção dos Estados Unidos se superarem no próximo Campeonato do Mundo, isso poderá levar a um impulso substancial para o crescimento do futebol no país? 
Acho que seria necessário um desempenho muito impressionante para estimularem qualquer tipo de mudança duradoura. A seleção feminina dos Estados Unidos ganhou o Campeonato do Mundo algumas vezes e, embora isso tenha inspirado muitas mulheres jovens em todo o país a praticar o desporto, teve um impacto muito menor no crescimento da cultura do futebol. A seleção masculina precisaria de chegar muito longe no torneio para chamar a atenção de muitos americanos. 
 
Como vê o último fracasso da seleção dos Estados Unidos, ao falhar a participação nos Jogos Olímpicos pela terceira vez consecutiva? 
O fracasso consistente é frustrante. Como eu disse anteriormente, a frustração inspira muito da minha escrita. O meu primeiro livro foi inspirado em parte pelo fracasso da seleção masculina dos EUA em qualificar-se para o Campeonato do Mundo de 2018. Os Jogos Olímpicos definitivamente não são tão grandes quanto o Mundial, mas o fracasso e a má gestão são uma indicação de para onde o futebol está a caminhar no nosso país. Não tivemos uma grande liderança ao longo dos anos no futebol norte-americano. Muitas pessoas querem que o futebol norte-americano seja semelhante a outros desportos nacionais, mas isso simplesmente não vai funcionar. Não ganhamos nada ao monopolizar uma modalidade desportiva em que estamos muito aquém das melhores ligas. 
 
Tem interesse em trabalhar com futebol no futuro? Tem alguma ideia ou projeto relacionado com o desenvolvimento do futebol nos Estados Unidos? 
Na verdade, estou muito interessado em voltar ao que comecei. De momento, estou focado na transição do liceu para a faculdade, mas espero que, depois de me aclimatar, tenha a oportunidade de voltar a escrever. Espero que a maneira mais provável de me envolver no desporto nos próximos anos é escrevendo mais, seja na forma de outro livro ou como jornalista. Vou mudar-me para Chicago em agosto, o que me dará a chance de estar perto de uma das maiores e mais diversificadas comunidades dos Estados Unidos. A cidade também tem o Chicago Fire, que faz parte da MLS. Espero poder usar essa mudança de cenário como uma forma de construir uma perspetiva mais ampla. Uma coisa que gostaria de fazer é aprofundar-me mais em questões e soluções específicas. O meu livro ‘American Football’ adotou uma visão mais ampla do jogo. 
 
 

English Version

 
What drives a high-school student from Omaha to write a book about the present and the future of soccer in the US? 
I have been interested in soccer all my life. That love began with simply playing the game, but has grown into a love of not just the game but the social and cultural aspects that accompany it. My shift really intensified after I quit playing the game competitively. I primarily began to write because of an overwhelming feeling of frustration at how little we have been doing in the United States to grow and adapt to that part of the world culture. With that frustration in mind, I realized that as a young person, I have a unique perspective that is not being considered by most people making decisions about our sport.
 
You wrote in the ‘Introduction’ that your book was «a call to all those who hold a position of power within the American Soccer Community». One year after its publication, how was the feedback? Have you received any important reactions or critiques? 
Unfortunately, I have not had any substantial response to my work from anyone with a position of power within the American soccer community. Based on the feedback I have received, nobody has been convinced that the Promotion/Relegation system which I advocate for is a positive idea. That is the general attitude of the US Soccer leaders. There is little desire to switch to a system that would advance the progress of the sport if it might cause a little money to leave the industry. It is sort of the opposite of a lot of sentiments being expressed about the European Super League.
 
In spite of its growth in the US since the 1990s, there is still a substantial popularity gap between soccer and the other three main country sports. The number of professional clubs in the whole country does not reach the hundred mark, and despite some cities and communities carry a real passion and tradition for the sport, many other states have minimal soccer expression. With this scenario in place, how can you avoid the ‘pay-to-play’ system? How can you attract and maintain those young soccer players within a sport that has few roads to take as they grow older? 
Firstly, there are four main sports: Basketball, American Football, Baseball, and Hockey (Which is often overlooked). The biggest problem with the subpar performance of soccer among these sports is the lack of infrastructure. There are not enough resources for young people to get the same kind of soccer education they could in any other part of the world. There are not enough quality fields and coaches to go around. We need to democratize soccer in this country to ensure that anyone who wants to play can play on a decent pitch with a coach who knows a bit about what they are doing. That is much easier said than done, but it starts with grassroots developments of the sport at the professional and semi-professional level below MLS on the pyramid.
 
Do you believe that if Christian Pulisic and the US National Team exceed themselves in the next World Cup, that could lead to a substantial push for soccer growth in the country?
I think it would take a very impressive performance for them to spur any sort of lasting change. The US Women’s national team has won the world cup a few times and while that has inspired many young women around the nation to take up the sport, it has had a much smaller impact in growing the culture of the sport. The Men’s team would need to go very deep into the tournament in order to get the attention of many Americans.
 
How do you see the latest failure of the US National Team, failing to participate in the Olympics for the third time in a row?
Consistent failure is frustrating. As I said before frustration is what inspires a lot of my writing. My first book was inspired partly by the failure of the US Men’s National Team to qualify for the 2018 World Cup. The Olympics are definitely not quite as big as the World Cup, but the failure and mismanagement are an indication of where the sport is going in our nation. We have not had great leadership over the years in US Soccer. A lot of people want US Soccer to be similar to other American sports, but this simply will not work. We gain nothing from trying to monopolize a sport in which we fall far short of the best leagues.
 
Are you interested in working with soccer in the future? Do you have any ideas or follow-up projects related to soccer development in the US?
I am actually quite interested in coming back to what I have started. Right now I am focused on the transition from high school to college, but I am hoping after I have gotten acclimated I will get a chance to come back to writing. I expect that the most likely way I will get involved in the sport over the coming years is through more writing either in the form of another book or as a journalist. I am moving to Chicago in August though, which will give me a chance to be up close and personal with one of the biggest, most diverse communities in the US. The city also has the Chicago Fire which is an MLS side. Hopefully, I am able to use this change of scenery as a way of building a broader perspective. One thing I would like to do is to hone in more on specific issues and solutions. ‘American Football’ took a very broad view at the game.
 
Entrevista realizada por António Ribeiro
 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...