sexta-feira, 12 de julho de 2019

O reforço de peso do Shangai SIPG para atacar a Champions asiática

Marko Arnautovic vai reforçar equipa de Vítor Pereira
Dois anos após ser contratado pelo West Ham ao Stoke City por 22,3 milhões de euros e depois de ter sido o melhor marcador dos hammers em ambas as épocas que os representou, com 11 golos em cada, Marko Arnautovic deixou este verão a liga inglesa, onde jogava há meia dúzia de temporadas, para rumar ao el dorado do futebol chinês pela porta do Shangai SIPG de Vítor Pereira.


Só pelo nome, Arnautovic faz lembrar... Zlatan Ibrahimovic, mas as semelhanças não se ficam por aí. Tal como o veterano avançado sueco, o austríaco de 30 anos também é uma autêntica viga (1,93 m), tem o corpo coberto de tatuagens e uma postura corporal irreverente, sempre de cabeça levanta e peito feito.

Mas há mais, até porque o antigo jogador de FC Twente, Inter, Werder Bremen e Stoke migrou das alas para o eixo do ataque, onde tem dado cartas enquanto ponta de lança – curiosamente, também passou pelos campeonatos holandês e italiano. Dotado tecnicamente, não se fixa na área. Dá apoio frontal aos companheiros, tabela, segura bem a bola, joga bem com os dois pés e desenvencilha-se muito bem no um contra um. Parece que estou a descrever Zlatan, é verdade, mas estou a falar de Marko, nascido em Viena e filho de pai sérvio e mãe austríaca.

Depois, surgem as diferenças. Arnautovic é bem mais rápido e tem nas mudanças de velocidade uma das principais armas, embora se tenha tornado trintão em abril. Para o habitual estilo de jogo de parada e resposta da Premier League, foi bastante útil. Contudo, faltou-lhe algo que o veterano avançado sueco carrega em doses industriais: qualidade na definição dos lances e eficácia. O atacante 81 vezes internacional pela Áustria (23 golos) nunca foi além dos 14 golos numa época – marca obtida ao serviço do Twente, em 2008-09 – e dos 12 se contabilizarmos apenas as temporadas passadas nas cinco principais ligas europeias – em 2015-16, pelo Stoke.


Ainda assim, chega embalado a um contexto competitivo muito (mas muito...) mais baixo do que a liga inglesa e a uma equipa de topo de um campeonato, algo que já não experimentava desde os tempos do Twente. Em teoria, terá condições para aumentar a média de golos. No 3x5x2 do Shangai SIPG de Vítor Pereira, poderá encaixar na perfeição como uma unidade móvel na frente de ataque, ao lado de Hulk ou de Elkeson.


Porém, a ambição não passa apenas pela revalidação do título chinês mas também pela Liga dos Campeões da Ásia, que no século XXI apenas por duas vezes foi conquistada por clubes chineses, ambas pelo Guangzhou Evergrande, em 2013 e 2015. O Shangai SIPG garantiu recentemente o apuramento para os quartos de final da prova milionária do continente asiático e terá agora um reforço de peso para tornar esse sonho uma realidade.



1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...