sexta-feira, 31 de maio de 2019

A minha primeira memória de… uma final da Liga dos Campeões

Olivier Kahn protagonista na final de San Siro, em 2000/01
Não é propriamente a final da Liga dos Campeões mais recordada pelos adeptos de futebol, mas foi a primeira a que assisti, numa época em que eu ainda tinha pouca noção do significado desta competição e em que conhecia pouco do futebol internacional.

Recordo-me que assisti ao jogo através da transmissão televisiva da RTP 1 e dos nomes dos marcadores dos golos em tempo regulamentar (Mendieta e Effenberg) e dos guarda-redes (Cañizares e Kahn), que também viriam a ser protagonistas.


Numa final sem a espetacularidade de outras, o Bayern Munique de Ottmar Hitzfeld conquistou a orelhuda ao bater o Valência de Héctor Cúper por 5-4 no desempate por grandes penalidades, após uma igualdade a uma bola no final do prolongamento.

Os valencianos, que disputavam o jogo decisivo da Champions pela segunda temporada consecutiva, inauguraram o marcador logo aos três minutos, pelo capitão Mendieta, na conversão de um penálti a castigar mão na bola de Patrik Andersson na área dos bávaros. Não me esqueço que este encontro fez com que eu ficasse com muito boa impressão do médio espanhol, que depois se transferiu para a Lazio e posteriormente passou por Barcelona e Middlesbrough, mas sem o mesmo brilho exibido no Mestalla.


Minutos depois, o Bayern também dispôs de um pontapé da marca dos onze metros, mas Cañizares defendeu o remate de Scholl.  

Se os che chegaram ao golo no início da primeira parte, os germânicos empataram no começo da segunda, também de grande penalidade, apontada pelo capitão Effenberg, um médio com um aspeto tipicamente alemão, loiro oxigenado e um ar algo rude, uma perceção que o temperamento dele confirmava.

Outros nomes que não esqueci foram os do bósnio Salihamidžić, pela dificuldade em pronunciar e escrever; de Élber, por ser brasileiro; e, conforme referi linhas acima, os dos guarda-redes: o do também tipicamente germânico Oliver Kahn, que apesar de parecer um veterano, tinha reflexos (e patilhas) bem salientes; e o de Santiago Cañizares, loiro oxigenado que na altura era o titular da seleção espanhola.


No desempate por penáltis, Cañizares travou a tentativa de Patrik Andersson, mas Kahn ainda se evidenciou mais, revelando-se decisivo para a conquista da Liga dos Campeões por parte do Bayern Munique ao defender os remates de Zahovic – que meses depois se transferiu para o Benfica, depois de já ter passado pelo FC Porto -, Carboni e Pellegrino, e acabando por receber o prémio de homem do jogo.

Na temporada seguinte, houve noa final entre uma equipa alemã e uma espanhola, dessa feita entre o Bayer Leverkusen e o Real Madrid, com a vitória a sorrir aos merengues, no jogo do tal grande golo à meia volta de Zidane.
















E para o caro leitor, qual é a primeira final da Liga dos Campeões de que tem memória? E quais foram as melhores e mais marcantes finais da Champions?

1 comentário:

  1. Sou do Reino Unido Eu dou um ótimo médico que me ajuda a sair da minha doença Eu estava muito doente Eu agradeço a você quem usou esse homem para ajudá-la a viajar para a Flórida ela é soropositiva Eu realmente gosto da senhora porque ela era linda Eu sempre a vejo a cada momento Eu fecho meus olhos Eu fui contar a ela como Eu chego em casa por um mês, meu médico vem me checar e eu descobri que eu tenho HIV e me disse que eu estava confuso e surpreso ao saber que eu estava tomando HIV para curar isso. bom e dois anos eu decidi procurar curá-los eu conheço este post na internet eu entrei em contato com ele para ajudar ... bem DR.Wealthy provando ser um grande homem e ele me curar .. Segundo ele ele disse que é o poder de seus deuses bem Eu agradeço a Deus estou de volta novamente se você precisar de cura para o seu HIV ... você ainda pode entrar em contato com ele ou seu e-mail ou número Eu prometo que ele é 100% ele curar qualquer vírus como T-VIRUS HIV-AIDS ROTA-VIRUS, SMALLPOX, HEPATITE B se você tiver este vírus ou amigo não contatá-lo agora wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...