segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

CAN 2013 | Zâmbia 1-1 Etiópia


Esta tarde, no Mbombela Stadium, em Nelspruit, Zâmbia e Etiópia empataram 1-1, num jogo a contar para a 1ª jornada do Grupo C da CAN 2013. Mbesuma deu vantagem aos zambianos, e Adane Girma empatou para os zambianos.


Eis a constituição das equipas:


Zâmbia



A Zâmbia é a campeã africana em título, e por isso, não necessitou de passar pela fase de qualificação.
Os Chipolopolo ocupam o 34ª lugar no Ranking FIFA.
Emmanuel MBola é jogador do FC Porto, Rainford Kalaba já atuou no Sp. Braga, Gil Vicente e União de Leiria, e Collins Mbesuma no Marítimo.


Etiópia



A Etiópia ocupa o 110º lugar do Ranking FIFA, e venceu a Taça das Nações Africanas apenas por uma ocasião, em 1962.
Para chegar à CAN 2013, os Antílopes Walya eliminaram o Benim e o Sudão.



Cronómetro:

2’ Sunzu atirou forte, por cima.

17’ Himonde e Sunzu erraram na intercepção a um lance, e a bola sobrou para Saladin Said que tentou o chapéu ao guarda-redes zambiano, mas não acertou na baliza.

24’ Lungu derrubou Saladin Said na área da Zâmbia, e foi assinalada uma grande penalidade, na qual o próprio Saladin Said permitiu a defesa de Mweene.

25’ Chris Katongo obrigou Tassew a aplicar-se.

35’ Jamel Tassew foi expulso após entrada violenta sobre Lungu quando este ía para a sua baliza, deixando o jogo interrompido por vários minutos.

Zerihun Tadele rendeu Bekele.

45+3’ Mbesuma recebeu um passe de cabeça de Isaac Chansa e atirou para o fundo das redes.


Intervalo.

60’ Musonda foi substituído por Jacob Mulenga.

64’ Sewnet Bishaw trocou Kedebe por Hintsa.

65’ Saladin Said serviu Adane Girma que apareceu na área adversária e empatou o jogo.


Jacob Mulenga apareceu no coração da área contrária e cabeceou para a malha superior.

75’ Mukuka Mulenga rendeu Isaac Chansa.

79’ Mbesuma obrigou Tadele a aplicar-se.

85’ Chris Katongo cedeu o seu lugar a Mayuka.

A Zâmbia procurava desesperadamente chegar à vitória.

Ibrahim Fuad entrou para o lugar de Teshome.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o empate.


Análise:

Na primeira parte assistiu-se a um jogo equilibrado, com a Zâmbia a não conseguir assumir o jogo e a Etiópia a mostrar atrevimento, e a querer bater-se de igual para igual, conseguindo até beneficiar de uma grande penalidade, que até poderia ter dado golo não fosse Saladin Said permitir a defesa de Mweene.
Pouco depois, o guardião dos etíopes, Tassew, entrou de forma violenta sobre Lungu, o encontro teve vários minutos interrompidos, com ambos os jogadores lesionados, e quando Sewnet Bishaw já preparava a substituição do seu guardião, este foi expulso e deixou a sua equipa reduzida a dez unidades.
Antes do intervalo, já nos descontos, Mbesuma deu vantagem aos zambianos.
No segundo tempo, os comandados por Hervé Renard entraram demasiado confiantes, fruto da vantagem no resultado e também no número de jogadores, mas o que é certo a Etiópia chegou ao empate, com um golo de Adane Girma, atleta que destacou ao longo da partida.
Até final, foram sobretudo os campeões africanos a procurar a vitória, mas sem grande sucesso.


Analisando os atletas em campo, começando pelos da Zâmbia
Mweene (Free State Stars) defendeu um “penalty” a meio da primeira parte;
Nkausu (Supersport United) tem como uma das suas características os lançamentos laterais longos; Sunzu (Reading), de quem se diz estar sob o olhar atento de Arsène Wenger, é possante e agressivo na abordagem aos lances; Himonde (TP Mazembe) também ele é muito alto; e Musonda (Golden Arrows) é um lateral ofensivo, mas curiosamente, um destro no lado esquerdo;
Sinkala (TP Mazembe) foi o médio mais posicional; Isaac Chansa (Henan Jianye) fez a assistência para o 1-0; Kalaba (TP Mazembe) é um extremo muito veloz e vertical; e Lungu (FC Ural), muito empreendedor, cometeu uma grande penalidade e embora no papel seja um médio-ala, apoiou pouco o ataque, e na segunda parte recuou o mesmo para lateral-esquerdo;
Chris Katongo (Henan Jianye) é móvel e inteligente; e Mbesuma (Orlando Pirates) é muito possante e inaugurou o marcador;
Jacob Mulenga (FC Utrecht), Mukuka Mulenga (Power Dynamos) e Mayuka (Southampton) refrescaram o ataque, ainda que sem trazerem os efeitos desejados.


Quanto aos jogadores da Etiópia
Tassew (Ethiopian Coffee) foi expulso ainda na primeira parte, num lance em que ficou também bastante mal tratado;
Seyoum (Dedebit Addis Ababa), Biyadigligm Zewc (St. George SA), Aynalem Hailu (Defence) e Butako (St. George SA) formaram um quarteto defensivo que passou por algumas dificuldades, não foi muito organizado, mas acabou por de forma geral, dar conta do recado;
Kedebe (Dedebit Addis Ababa) teve uma participação discreta no encontro; Adane Girma (St. George SA) é o patrão do meio-campo, sendo dotado de capacidade de construção de jogo, e foi dele o golo do empate; Megersa (EEPCO) e Teshome (Dedebit Addis Ababa) apareceram pouco;
Shimelis Bekele (St. George SA) foi sacrificado para a entrada do guarda-redes suplente, ainda antes do intervalo; e Saladin Said (Wadi Degla) tem qualidade técnica, fez a assistência para o 1-1 e conquistou mas também desperdiçou uma grande penalidade;
Tadele (St. George SA) teve pouco trabalho, apesar de ter estado em campo com a equipa apenas com dez jogadores; Hintsa (Dedebit Addis Ababa) refrescou o ataque; e Ibrahim Fuad (Minnesota Stars) entrou apenas para queimar alguns segundos.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação do Grupo C da CAN 2013:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...