sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Liga ZON Sagres | FC Porto 5-0 Marítimo


Esta noite, no Estádio do Dragão, o FC Porto goleou o Marítimo por 5-0, num jogo a contar para a 8ª jornada da Liga ZON Sagres. Jackson Martínez (2), Varela e James Rodríguez (2) marcaram os golos.


Eis a constituição das equipas:

FC Porto



O FC Porto é um dos líderes da Liga ZON Sagres, com 17 pontos em sete jornadas, os mesmos que o Benfica, no entanto, estão em 2º lugar devido à diferença de golos. Os dragões têm ainda a melhor defesa da prova, com apenas cinco tentos encaixados.
Os bicampeões nacionais não perdem no seu estádio, para o campeonato, desde 24 de Outubro de 2008.
Alex Sandro e Emídio Rafael estão lesionados.


Marítimo



O Marítimo está em 9º lugar (oito pontos/sete jogos), e não está a fazer um início de campeonato muito condizente com as prestações da época anterior, tendo perdido três dos últimos quatro jogos.
Os insulares nunca venceram o FC Porto na cidade invicta.
Salin está castigado.


3’ James Rodríguez serviu Jackson Martínez, que fugiu à marcação dos centrais do Marítimo, driblou o guarda-redes e inaugurou o marcador.


19’ Danilo obrigou Ricardo a defesa apertada.

28’ Defour rendeu o lesionado Fernando.

32’ Maicon, por lesão, cedeu o seu lugar a Abdoulaye.

33’ Otamendi desviou à boca da baliza um remate de Lucho, mas saiu por cima.

35’ Varela foi flectindo da esquerda para a zona central e atirou colocado para o fundo das redes.


43’ James Rodríguez chutou de fora da área, mas saiu ao lado.

Ao intervalo, Pedro Martins trocou Sami e Semedo por Fidélis e Olberdam.

47’ Na resposta a um cruzamento de Varela, Jackson Martínez não acertou na baliza.

59’ João Moutinho serviu Jackson Martínez, que contornou Ricardo e fez o 3-0.


69’ Danilo rematou forte de pé esquerdo, para grande defesa de Ricardo.

70’ David Simão substituiu João Luiz.

72’ James Rodríguez recebeu um passe de João Moutinho, e colocou a bola entre as pernas do guarda-redes.


74’ Helton foi rendido por Fabiano.

77’ Um remate de James Rodríguez na zona frontal, foi desviado por João Guilherme e entrou na baliza marítimista.

90+2’ Na sequência de um cruzamento de James Rodríguez, Jackson Martínez atirou por cima.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se uma vitória muito tranquila dos azuis e brancos.
O FC Porto entrou praticamente a ganhar, com um golo madrugador de Jackson Rodríguez, e tendo em conta que o Marítimo é uma equipa que aposta muito em transições rápidas e o resultado estava desbloqueado e por isso a equipa poderia correr menos riscos para não se expor defensivamente, a tarefa estava facilitada, sobretudo até porque os insulares raramente causaram sustos junto da baliza defendida por Helton.
Com alguma naturalidade, o 2-0 apareceu ainda antes do intervalo, e já no segundo tempo, apesar dos esforços de Pedro Martins em mudar o rumo dos acontecimentos, com uma dupla alteração no interregno, mais três golos se seguiram, deixando o marcador num 5-0 final.      

Analisando os atletas em campo, começando pelos do FC Porto…
Helton saiu lesionado numa fase em que o jogo já estava resolvido;
Danilo deu largura e profundidade ao flanco direito; Maicon, lesionou-se e saiu pouco depois dos 30’; Otamendi teve uma noite sem complicações; e Mangala não foi ofensivo, mas deu consistência defensiva;
Fernando teve de sair ainda na primeira meia hora, por lesão; João Moutinho fez duas assistências, aparecendo várias vezes na zona do último passe; e Lucho, discreto, foi comandado o ataque através de passes feitos sempre com muito critério;
James Rodríguez povoou com frequência, como é hábito, na zona central, marcou (por duas vezes) e deu a marcar; Varela apontou um grande golo após um movimento interior; e Jackson Martínez, com grande poder e “timing” de desmarcação, bisou;
Defour ocupou a posição de trinco; Abdoulaye entrou para o eixo defensivo; e Fabiano, face à lesão de Helton, teve direito a alguns minutos.

Quanto aos jogadores do Marítimo…
Ricardo foi contornado em ambos os golos de Jackson Martínez, no entanto, fez algumas defesas vistosas;
Briguel até nem teve pela frente um flanco dos dragões muito usado, mas ainda assim, permitiu que Varela fizesse coisas importantes, como o golo que deu o 2-0; João Guilherme e Roberge concederam muito espaço para que Jackson Martínez aparecesse livre de marcação no lance do 1-0, tendo o primeiro ainda desviado a bola para a própria baliza no 5-0; e Ruben Ferreira teve dificuldade em lidar com as movimentações de James Rodríguez, e deixou fugir Jackson Martínez na jogada do 3-0;
Semedo foi titular na tentativa de tornar o meio-campo mais consistente defensivamente, no entanto, foi substituído com naturalidade ao intervalo; Rafael Miranda e João Luiz fizeram exibições pouco conseguidas;
Heldon foi dos mais inconformados, mesmo sendo inconsequente; Sami esteve apagado; e Danilo Dias mudou-se do eixo do ataque para o flanco na segunda parte;
Fidélis trouxe à equipa uma referência no ataque; e Olberdam e David Simão não melhoraram em nada a produção do meio-campo.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:

3 comentários:

  1. Boa noite,

    Não foi ópera mas foi cha-cha cha ao ritmo d’El Bandido e sob a batuta de Moutinho.

    Jogo colectivo, jogadas de envolvimento, solos individuais de magia, foram os condimentos para uma grande noite no Dragão.

    Destaque para James, que rubricou uma grande exibição. Marcou e deu a marcar, e conjuntamente com Varela e Jackson foram o furacão que varreu os insulares.
    Jackson “cha-cha-cha” Martinez, cada vez mais confirma os predicados que levaram o FC Porto a apostar num avançado que jogava no desconhecido campeonato mexicano. Bisou na partida, e ficou a dever ainda mais golos.
    Está confiante, e é com uma frieza incrível que fura as redes adversárias. Seis jogos seguidos a marcar, e oitavo golo na conta pessoal para o campeonato.
    Varela, surge num grande momento de forma, dinâmico no corredor, rematador, fez o golo da noite! Fantástico!
    Por último nota de destaque para o maestro Moutinho. Duas grandes assistências para golo e um trabalho muito sólido no meio campo, num jogo em que a responsabilidade do jogo ofensivo passou sempre pelos seus pés.
    Nota negativa para as lesões que foram demasiadas.
    Importante a vitória, que moraliza a equipa antes da deslocação a Kiev.
    Há que manter a dinâmica e atitude, evoluir tranquilamente, pois não podemos adormecer e conceder aos adversários golos fruto de azelhices, como as que sucederam nas anteriores jornadas.

    É pena que o frio meteorológico aliado ao frio nos bolsos, tenha afastado do jogo de hoje muitos adeptos, que perderam um excelente jogo de futebol por parte da nossa equipa.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Boas ,

    Ha jogos imaculados e hoje foi um deles ... o FCP esteve a altíssimo nivel quer em termos individuais quer em termos colectivos. Apesar dos comentarios do costume do freitas lobo e os comentadores do regime que insistem em menosprezar as vitorias do PORTO justificando, neste caso, com o Marítimo mais "macio" o Porto deu o mote para o jogo da champions.
    Para mim e sou suspeito, melhor jogador foi o Varela, ao contrario de muitos portistas considero o Silvestre Varela um grande jogador e a demonstração disso foi mais um excelente golo. Não tenho memoria curta e se bem se lembram na epoca do libras boas o Varela esteve em excelente nivel, provavelmente ofuscado por dois foras de serie como o Falcao e o Incrivel ...
    Resumindo e concluindo ... Muito, mas muito Bom !!!!

    Um abraço

    PS - Entre os 8 M€ do Jackson e os do Ola John ... venha o diabo e escolha


    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...