sábado, 27 de outubro de 2012

Liga BBVA | Rayo Vallecano 0-5 Barcelona


Esta noite, no Estádio Teresa Rivero, em Madrid, o Barcelona goleou o Rayo Vallecano por 5-0, num jogo a contar para a 9ª jornada da Liga BBVA. David Villa, Messi (2), Xavi e Fàbregas apontaram os golos.


Eis a constituição das equipas:

Rayo Vallecano



O Rayo está a meio da tabela (12º lugar), com dez pontos em oito jornadas, no entanto, perdeu quatro dos últimos cinco jogos.
Rodri (ex-Marítimo) e Delibasic (ex-Benfica, Sp. Braga e Beira Mar) fazem parte do plantel.
Labaka está lesionado.


Barcelona



Os “blaugrana” continuam sem perder e a partilhar a liderança do campeonato com o Atlético Madrid, com 22 pontos em oito partidas já realizadas.
Os comandados por Tito Vilanova têm o melhor ataque (24 golos) e o melhor marcador (Messi, 11 tentos) da prova.
Nas últimas cinco deslocações a Vallecas, apenas venceram por uma ocasião, curiosamente, na época transacta (7-0).
Mascherano (por castigo), e Puyol, Piqué e Cuenca (todos por lesão) são os ausentes.


Boa réplica do Rayo Vallecano no inicio da partida.

20’ Fàbregas assistiu David Villa que fugiu à marcação de Tito e inaugurou o marcador.


34’ Messi, na cobrança de um livre directo, atirou ao lado.

Depois do golo, os comandados por Paco Jémez não conseguiram manter a dinâmica inicial e aparentavam estar mais perto de sofrer o 0-2 do que propriamente de empatar.

Apesar de meter muitas unidades no seu meio-campo no momento defensivo, o Rayo não se demitia de pressionar alto, logo na primeira fase de construção do Barcelona.

Prova da pressão alta (e consequente maior preocupação em ganhar a bola numa zona mais adiantada do terreno) da equipa dos arredores de Madrid é a percentagem de posse de que dispunha: 48%, valor bem superior ao que é habitual nos adversários dos “blaugrana”.

Intervalo.

48’ Pedro passou por Titi e Casado, e serviu Montoya, que cruzou atrasado pela direita, e Messi à entrada da área atirou para o fundo das redes.


49’ Javi Fuego obrigou Victor Valdés a defesa apertada.

50’ Delibasic cabeceou por cima.

55’ Jordi Amat, praticamente do meio-campo, rematou ao lado.

58’ Piti foi substituído por Lass.

63’ David Villa cedeu o seu lugar a Alexis Sánchez.

67’ Saiu Casado, entrou Nicki Bille.

74’ Vázquez rendeu Léo Baptistão.

78’ Jordi Alba, pela esquerda, foi fugindo da marcação de José Carlos e cruzou atrasado para a entrada da área, onde Xavi fez o 0-3.


80’ Na resposta de um cruzamento de Pedro, Fàbregas também colocou o seu nome na lista de marcadores.


81’ Tito Vilanova trocou Jordi Alba por Bartra.

84’ Xavi foi substituído por Jonathan Dos Santos.

89’ Fàbregas serviu Messi, que tirou Rubén do caminho e apontou o 0-5.


Sem mais ocorrências até final, confirmou-se a vitória do Barcelona, que lhe garante a liderança da Liga no termo da jornada, seja ela ou não partilhada com o Atlético Madrid.
O Rayo entrou muito forte, motivadíssimo, conseguiu fazer circular a bola no meio-campo adversário, aproximar-se da área contrária e pressionar alto, dificultando logo a primeira fase de construção dos “blaugrana”, jogando olhos nos olhos, não se limitando a colocar duas (ou mais) linhas bastante próximas à sua defesa e observando de forma privilegiada o “tiki-taka”, mas sim expondo-se até de uma forma que se adivinhava que mais tarde ou mais cedo pudesse criar desequilíbrios na sua zona defensiva, algo que aconteceu aos 20’, quando David Villa, com alguma liberdade, inaugurou o marcador.
Com o golo obtido, a formação orientada por Paco Jémez perdeu “ganas”, e embora tivesse mantido a sua identidade, sobretudo no que toca à pressão alta, passou por uma fase foi controlado pelos “culé” até ao intervalo.
O segundo tempo começou praticamente com o 0-2, apontado por Lionel Messi, mas mesmo assim, o técnico da equipa dos arredores da capital espanhola fez três alterações declaradamente viradas para o ataque, na esperança de dar a volta aos acontecimentos, algo que não viria a ocorrer, antes pelo contrário, já que o Barça iria aumentar a sua vantagem por mais três ocasiões.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Rayo Vallecano…
Rubén pouco ou nada poderia fazer nos golos sofridos, e ainda foi vítima de uma maldade de Messi no quinto tento dos “culé”;
Tito deixou fugir David Villa no lance do 0-1; Jordi Amat e Rodri foram muito expostos devido ao posicionamento adiantado da equipa, e acabaram por ter uma noite para esquecer do ponto de vista defensivo; e Casado precipitou-se ao ir à queima tentar o corte a Pedro na jogada que deu o 0-2;
Javi Fuego foi geralmente o homem mais recuado do miolo, mas sempre que pôde, aparecia próximo da área e rematava; Domínguez fez a ligação entre sectores; Piti e José Carlos trocaram várias vezes de flanco entre si, e não acompanharam devidamente as subidas dos laterais adversários em alguns lances que deram em golo;
Léo Baptistão, veloz, foi dos mais activos da sua formação; e Delibasic pouco apareceu;
Lass, muito rápido, gosta de flectir a partir da faixa esquerda, para rematar em zona central de pé direito; Nicki Bille nada acrescentou; e Franco Vázquez é um avançado possante.

Quanto aos jogadores do Barcelona…
Víctor Valdés, quando chamado a intervir, correspondeu;
Montoya foi certinho, mas ainda assim aventurou-se no ataque para fazer o cruzamento do 0-2; Alex Song fez um jogo tranquilo; Adriano, veloz, mostrou-se adaptado ao eixo defensivo; e Jordi Alba foi ofensivo e efectuou o derradeiro passe para o 0-3;
Busquets esteve discreto, importante a equilibrar o colectivo; Xavi, sempre certeiro nos passes, apontou o terceiro tento dos “blaugrana”; e Fàbregas marcou e deu a marcar (por duas vezes);
Pedro, muito rápido e forte nos duelos individuais, teve um papel fundamental na criação de desequilíbrios no lance do 0-2 e cruzou para o 0-4; David Villa inaugurou o marcador; e Messi bisou;
Alexis Sánchez, Bartra e Jonathan dos Santos refrescaram respectivamente ataque, defesa e meio-campo, sem que nenhum tenha feito algo digno de realce.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga BBVA:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...