domingo, 11 de dezembro de 2011

Liga ZON Sagres | Marítimo 0-1 Benfica



O Benfica venceu esta noite o Marítimo no Estádio dos Barreiros por 1-0, com um golo solitário de Cardozo, numa partida a contar para a Liga ZON Sagres.



Eis a constituição das equipas:

Marítimo



O Marítimo está a fazer uma grande temporada, como já o tinha dito há pouco mais de uma semana quando venceu exactamente o Benfica para a Taça de Portugal, somando já 14 jogos sem perder!
Em relação ao último jogo, Robson e Pouga continuam lesionados, mas Rúben Ferreira já está disponível após castigo, e dessa forma, o internacional sub-21 português substitui Luis Olim no onze. Héldon entra também para o lugar de Danilo Dias.


Benfica



Desta vez, Jorge Jesus aposta nas suas melhores unidades disponíveis para tentar vencer na Madeira, isto apesar de Gaitán e Luisão estarem lesionados.
Em relação ao onze que jogou na ilha há uma semana, Artur, Maxi, Javi Garcia, Bruno César, Aimar e Cardozo também serão titulares.


O desafio começou muito equilibrado, com o Benfica a querer mostrar a sua superioridade e o Marítimo a tentar deixar a imagem de que a vitória da semana transacta não tinha sido obra do acaso.
Rodrigo (12’) e Olberdam (14’) de pé esquerdo e Garay (17’) de cabeça foram os primeiros a rematar com perigo.

Pouco depois da meia hora, Cardozo falhou clamorosamente o 0-1, com a baliza à sua mercê, naquele que será um dos falhanços do ano que certamente dará que falar.

Os primeiros 45 minutos foram equilibrados mas com algum ascendente dos lisboetas que tiveram mais posse de bola (cerca de 60%) e mais oportunidades para ficar em vantagem.

Logo no inicio da segunda metade, Olberdam foi expulso, no entanto, nem por isso nos minutos seguintes o Marítimo foi dominado, antes pelo contrário, os extremos jogavam mais atrás e a quase ninguém jogava à frente da linha da bola, o Benfica subia mas os insulares respondiam com contra-ataques rápidos, que só pecavam pela finalização, até se pode dizer que esse foi o melhor período da equipa no jogo.

Em inferioridade numérica, mais tarde ou mais cedo a formação de Pedro Martins começou a abrir espaços, sobretudo no seu lado direito, e Jorge Jesus lançou Nolito para criar desequilíbrios, e aos 84’, um remate seu é defendido por Peçanha para fora e na sequência do canto, Jardel cabeceia para nova defesa do brasileiro, e na recarga o espanhol remata, a bola sofre uma série de ressaltos e sobra para Cardozo que à boca da baliza fez o 0-1.

Até final, o resultado não sofreu alterações. Apesar da partida ter sido muito disputada, o Marítimo ter estado em desvantagem numérica durante toda a segunda parte e do golo ter sido algo fortuito, não fica mal a vitória aos encarnados, até porque quem ganha… tem sempre razão.


Fazendo uma análise a ambas as formações, é difícil apontar algo aos madeirenses. Face a um adversário mais forte, nem mesmo com dez deixaram de tentar um resultado que valesse os três pontos, mas como já se sabe, uma expulsão acaba por ter os seus efeitos e abriu-se algum espaço no lado direito, do qual surgiu o remate de Nolito que viria a dar no canto do golo.
Ainda assim, fiquei com a ideia de que o melhor período da equipa foi mesmo depois quando esteve em inferioridade, quando foram compactos a defender e mais atrevidos a acabar.
Em termos individuais, é preciso destacar Peçanha que só não impediu o golo mas esteve sempre muito bem, os centrais que limparam tudo o que lhes apareceu à frente e o trio de ataque que conseguiu desdobrar-se muito bem nos contra-golpes da segunda parte.

Quanto ao Benfica, foi ligeiramente superior durante a primeira metade, e até ao golo não estava a criar grandes ocasiões na segunda mas com uma ponta de sorte conseguiu levar de vencida a partida num terreno complicadíssimo.
Artur até nem foi chamado a intervir muitas vezes, Jardel e Garay aliviaram o que lhes apareceu, Maxi e Emerson não subiram muito porque sabiam que os extremos do Marítimo são perigosíssimos. No meio-campo, Aimar viu-se obrigado a recuar muito face à forte marcação de Roberto Sousa e desperdiçou uma boa oportunidade para marcar ainda no primeiro tempo, Witsel esteve apagado, Rodrigo foi um peixe fora de água e Bruno César também não esteve propriamente nos seus próprios dias. Quanto a Cardozo, acabou a partida com 50% de eficácia em ocasiões de baliza aberta.
Quanto a quem entrou, Nolito foi essencial no golo.


Com esta vitória dos encarnados, fica assim organizada a tabela classificativa da Liga ZON Sagres:

1 comentário:

  1. Na ante visão deste ciclo iniciado em Braga, eu tinha dito que seria muito importante o Benfica conseguir pelo menos 6 pontos, conseguiu 7, tinha ainda dito que era importante após estes 3 jogos, que a equipa se mantivesse em posição de discutir o título, que mesmo não sendo líder, teria de ficar a uma distância pontual que o deixasse na luta, pois bem a equipa saiu deste ciclo na frente do campeonato, posto isto, o que querem mais os adeptos do Benfica, goleadas?
    Meus amigos, eu quero é ganhar, quero é ver que este Benfica, mesmo longe da sua melhor forma consegue vencer e isso sim é de extrema importância e o que mais importa realçar.
    Acho ainda que esta equipa, precisava e merecia mais apoio dos seus adeptos e menos desconfiança, até porque teve até agora o calendário mais complicado e continua na frente, a onda vermelha era já merecida e custa-me ler algumas opiniões que são megalómanas e descabidas da realidade.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...