quarta-feira, 11 de julho de 2018

Rafael Barbosa. Um organizador para o meio-campo do Portimonense

Empréstimo de Rafael Barbosa contempla opção de compra

Após uma temporada em que brilhou ao serviço do Sporting B, apesar da despromoção ao Campeonato de Portugal, Rafael Barbosa vai dar um passo adiante na carreira e estrear-se na I Liga pela mão do Portimonense.

34 jogos e oito golos pelos bês leoninos, assim como duas presenças no banco da equipa principal na Liga Europa – diante de Plzen (fora) e Atlético Madrid (casa) – constituem o registo de 2017/18 deste futebolista nascido há 22 anos em Amarante.

Embora tenha assumido durante a sua apresentação no clube algarvio que o seu “espaço de eleição é a 8 ou a 10” – “é onde me sinto mais confortável e, creio, rendo mais”, considerou -, foi a extremo a posição em que mais jogou na época passada.

Preferencialmente colocado no lado esquerdo do ataque, aparecia muitas vezes em zonas interiores, fazendo movimentos diagonais ao estilo de… Nakajima, que poderá estar de saída de Portimão. Mesmo partindo de uma das faixas, acabava por funcionar como o organizador de jogo dos bês verde e brancos, sendo rara a jogada de ataque que não passava pelos seus pés. Criativo e dotado de classe e técnica apurada, revelou-se um autêntico descobridor de espaços, para o próprio e para os companheiros.

Internacional sub-21 e escolha habitual do selecionador Rui Jorge nas convocatórias, chegou aos oito golos e às várias assistências através da velocidade, poder de desmarcação, precisão na execução de bolas paradas e frieza na definição dos lances, fosse no momento do último passe ou da finalização.

Em Portimão, vai encontrar uma equipa que parece novamente apostar na prática de um futebol atrativo e um treinador (António Folha) habituado a extrair o melhor de jovens jogadores. Ou seja, em teoria escolheu o local ideal para crescer e apresentar-se como um forte candidato a revelação do campeonato.


Atenção a dupla que brilhou em Penafiel

Rafael Barbosa não será, porém, o único jogador a dar o salto para o emblema algarvio após destacar na II Liga. O lateral esquerdo José Gomes (ex-Penafiel) foi eleito para o melhor onze do campeonato, vai suceder a Rafa Soares (e Lumor) e promete dar que falar pela sua capacidade ofensiva.

Outro futebolista a ter em conta, após ter estado ao Penafiel na época passada, é o médio ofensivo Gustavo. Dotado de um pé esquerdo muito talentoso, tem qualidade de passe, drible e condução de bola, visão de jogo, classe, capacidade para organizar o jogo, executa bem livres diretos e grandes penalidades e… é genro de Rivaldo. Se ficar no plantel, algo que até aparenta ser pouco provável, pode vir a revelar-se uma agradável surpresa.












Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...